Usina de Letras
Usina de Letras
192 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->09.10.2020 - O BURRO E O DEPUTADO -- 08/10/2020 - 18:02 (TARCISO COELHO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 



 



Diário do Dia a Dia



 



 



O BURRO E O DEPUTADO










 



 




 



 



LUCIANO CARNEIRO



 



 



O folheto de cordel “O burro e o deputado” é um dos cinquenta títulos de autoria do poeta Luciano Carneiro que é um dos membros da Academia de Cordelistas do Crato, ocupando a cadeira de n° 2.



 



Em 1995, no Ceará, um deputado teve a “brilhante” ideia de criar uma lei que proibisse a utilização de animais puxando carroças e transportando cargas, nas ruas, avenidas e rodovias do Estado. Inclusive, esse projeto contou com o apoio da Sociedade Protetora dos Animais.



 



O poeta Luciano Carneiro participou de um Sarau que aconteceu sexta-feira passada, 25 de janeiro de 2013, na Bienal da UNE, realizada em Olinda, na Praça do Carmo. Além de Luciano Carneiro, abrilhantaram esse evento os poetas Dedé Monteiro e Chico Pedrosa e as poetisas Mariane Bigio e Luna Vitrolira, que deram um show de poesias, o que já era esperado e que eu tive a felicidade de assistir.



 



A novidade pra mim foi o poeta cordelista Luciano Carneiro, que eu ainda não conhecia e que fiquei encantado com seu cordel. Eis Cordel “O Burro e o Deputado”:



 



O BURRO E O DEPUTADO  



O deputado e o burro Tão num impasse danado Vão findar trocando murro O burro e o deputado O burro quer trabaiá O dotô num qué deixá Diz que a carroça é pesada Porém o burro enfezado Diz que não é deputado Pra ganhar sem fazê nada. O burro inda diz assim Eu trabaio pro meu patrão Mais ele mim dá capim Mim dá remédio e ração Dá água bãe e vacina E só me aprica disciprina Quando invento bestêra E você, seu deputado E fosse disciprinado Agia douta manêra.



Burro, cavalo e jumento Tem mais é que bataiá Se for no seu argumento De vivê sem trabaiá De disprezá o seu dono Lhe deixá no abandono Eles vai tranca o roçado Tem razão, que a roça é sua E joga nóis no mei da rua Pra morrê atropelado E será se essa tá De proteção dos animais Tem roçado, tem quintá Cum água e cum capinzais? Pra nóis vivê só cumeno Bebeno água e correno Tudo gordo e bem zelado Viveno uma vida incrive Iguá a que o senhô vive Na câmara dos deputado? Será que os dono da gente Tem a merma opinião? Que tem o seu presidente O chefe dessa nação Que cobra imposto danado Do pobre lá do roçado Do piqueno comerciante Pra todo finá de mês Pagá um montão pra vocês Só pruquê são importante? Eu num reparo o sinhô Sê dotô, seu deputado Esquecê seus inleitô Que veve disagregado Ou trabaiano na roça Ou mermo nu’a carroça Cuma meu patrãozim faiz Tentano sobrevivê Mas deixe de se meter Na vida dos animais. Vá criá projeto novo Vá cuidá doutos assunto Fazê morada pro povo Vá douto, fazê conjunto Vá ajeitar as estrada Que tão tudo esburacada Dão má pra gente passá Ou então fique parado Ganhano seu ordenado Mais deixe nóis trabaiá. Parece que o sinhô É mais burro do que eu Que diabo é isso douto O que foi que aconteceu? E o pobe do deputado Oiô pro burro ispantado Sem tê o que respondê. Findô falano pro burro: - Se você me dé um murro Eu dô um coice in você.



*



Matéria foi retirada do Jornal Besta Fubana postada por Ismael Gaião  em sua página Colcha de Retalhos. Foto de Quéops Arsênio. Um detalhe: A apresentação deste cordel foi obra da poeta e cordelista Josenir Lacerda.



 



Obs.: O grande Poeta Luciano Carneiro, que nos deixou em 23.07.2020, deixou uma obra de valor imenso.



 



http://cordeldesaia.blogspot.com/2013/01/o-burro-e-o-deputado.html



https://youtu.be/GbMntwxjjCc



 



 



https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/



https://www.parceiromagalu.com.br/magazinegarimpotarciso/p/ar-condicionado-instalacao-split-hw-elgin-eco-power-12000-btus-so-frio-220v/16532947/?utm_source=garimpotarciso&utm_medium=ar-condicionado-instalacao-split-hw-elgin-eco-powe&utm_campaign=copy-paste&utm_content=copy-paste-share



 



 



Compre aqui que o Magazine Luíza vai deixar em casa.



 



Para lê-los ou relê-los na Usina de Letras: https://bit.ly/tarcisocoelho



 



Inscreva-se.



 



Tarciso Coelho, Crato (CE), 09.10.2020.



https://youtu.be/bmh98pSlV4M



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui