Usina de Letras
Usina de Letras
270 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Zanga-Rola -- 29/03/2006 - 22:22 (Moacir Rodrigues) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Zanga-Rola
Moacir Rodrigues

Caminhava no calçadão da Praia da Costa com um amigo que vive em Goiânia e que vem,de vez em quando, carregar as baterias aqui no Espírito Santo, quando começamos a lembrar da nossa juventude, especialmente as diferenças da época em que fomos criados para os dias de hoje, quando saiu até a comparação da iniciação sexual dos jovens do nosso tempo e dos jovens de hoje. Foi aí que ele me contou ter nascido na Cidade de Tocantinópolis, no Estado do Tocantins, encontrada no mapa daquele Estado no bico de papagaio, na beira do famoso Rio Tocantins. Contei a ele que minha Passa Tempo, na década de 50, a iniciação sexual se dava numa localidade que se chamava “pindura-saia”, enquanto ele me disse que em Tocantinópolis existiam dois cabarés muito conhecidos, chamados Zanga-Rola e Cai Nágua. A razão do nome zanga-rola deveu-se ao fato de que as mulheres que freqüentavam o cabaré eram muito provocantes, enquanto que no cai-nágua, o cabaré ficava à beira-rio e depois do sacrifício os casais de namorados desciam uma escada e caiam nágua para tomar um banho no rio com o propósito de tirar o suor do corpo. Veja-se que os fatos acontecem da mesma forma em todos os lugares, apenas esses lugares são batizados pela voz do povo com expressões geralmente muito interessantes como é o caso das localidades de pindura-saia, cai-nágua e zanga-rola.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui