Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->UMA CONFUSÃO BEM-ACABADA -- 25/03/2006 - 11:58 (GERMANO CORREIA DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UMA CONFUSÃO BEM-ACABADA
Por Germano Correia da Silva)



Tudo começou com um desentendimento entre dois moradores de um povoado que se formava rapidamente bem ali no Vale do Paraíba. A confusão foi tão danada que houve até ocorrência policial e, segundo comentários regionais, foi assim que tudo aconteceu:

- Havia nos arredores desse povoado dois homens recém-chegados, que queriam construir suas respectivas casas, mas eles não tinham material de construção suficiente para fazê-lo na mesma rapidez que os demais moradores.

Para não perder muito tempo, eles saíram pelas estradas das redondezas procurando algum material de construção perdido nos lixões ali existentes. Poderia ser algum pedaço de madeira, sobra de tijolo, ou alguma sobra de areia, etc. Eles fizeram isso durante várias semanas, mas toda aquela busca estava sendo em vão.

Numa dessas procuras, já de volta para casa, eles perceberam que bem próximo dali havia um carro fazendo muito barulho. Talvez fosse um desses caminhões velhos que deixam entulhos em qualquer lugar.

O primeiro dos moradores, apelidado de "Limão Galego", convidou o segundo apelidado de "Quixabeira”, para ver se o tal caminhão havia deixado um pouco de lixo, recheado com alguns pedaços de madeira, e de pronto se dirigiram para lá.

Quando eles chegaram lá no lixão e viram os pedaços de tábuas, um deles logo percebeu que o material ali existente não ia dar para os dois, e foi aí que a discussão começou.

O morador conhecido pelo apelido de "Quixabeira", ficou quase roxo de raiva, pois o seu colega apelidado de "Limão Galego" foi logo se apossando de tudo que havia ali. Dando uma de “vivaldino”, de imediato, separou todos os maiores pedaços de madeira e, sem maiores explicações, desferiu um golpe nas costas desse seu companheiro, com um pedaço de sarrafo, querendo intimidá-lo, acredita-se.

O desenrolar daquele pequeno desentendimento transformou-se em briga e logo se estendeu por toda a vizinhança. Um dos moradores se sentindo incomodado chamou a polícia que fazia ronda próximo do local e, minutos depois, quando os policiais chegaram para apurar o que tinha acontecido, descobriram que não havia nenhuma razão para tanta confusão e ficaram perplexos quando souberam que tudo aquilo tinha começado por um motivo extremamente banal: disputa por uns pedaços de tábua.

Aqueles policiais interioranos, muito pacatos e de uma educação bem refinada, representando condignamente a segurança local, procuraram resolver o conflito de uma forma simples, dando apenas um "puxão de orelha" em cada um dos bagunceiros.

Por fim, para que o “serviço” deles fosse feito de forma plena, algumas ações de efeito imediato tinham de ser empregadas, e para não fugir à regra, além do registro da ocorrência, eles proferiram algumas palavras de ordem, tais como:

- Parem de brigar, seus desocupados, aqui não é lugar de bagunça. Como vocês podem ver, aqui é um ambiente familiar e, em vez de vocês ficarem aí, com essas caras de tacho, um olhando para o outro... Por que vocês não seguem por aquele caminho da direita? Nós quando estávamos vindo para cá passamos por lá e vimos que lá tem "tauba até" não querer mais.

Os dois moradores apertaram as mãos um do outro e fizeram as pazes rapidamente, e os policiais, bem sucedidos, continuaram com seu trabalho disciplinador nas comunidades daquelas redondezas.

Analisando bem, a confusão que foi gerada naquele lugar realmente não tinha nenhuma razão de ser, mas uma coisa continua me intrigando:

- Será que foi a partir desse episódio meio tumultuado, que surgiu o nome de uma linda cidade do interior paulista, situada exatamente ali no Vale do Paraíba?


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui