Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->DIA INTERNACIONAL DA MULHER -- 05/03/2001 - 18:45 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Professor Leon Frejda Szklarowsky, escritor, autor de HEBREUS, história de um povo, Editora Elevação, São Paulo, 2000

Comemora-se o dia internacional da mulher, aos oito dias do mês de março.
O verão meridional está prestes a ceder seu espaço para o outono, que logo se instalará com sua doce e càndida estação. Tão doce quanto a mulher amada, que enriquece o homem com seu aconchego fidalgo e suave.
A mulher, nas últimas décadas, vem conquistando seu lugar, que jamais lhe deveria ter sido negado. Ela, faceira e alegre, posiciona-se como a vanguardeira, na luta por melhores tempos.
Será que governando o mundo melhor seria a ventura humana, na Terra?
Será que seu canto e sua voz maviosa despertariam o homem para a grandeza e santidade da vida?
Será que a lembrança de que nela cresce o ser que despontará para a vida tornará este mundo mais belo e santo?
Será que a graça e a alma gentil, que a envolvem, não despertará no homem um sentimento de ternura largando para sempre a arma letal que aponta para o outro ser?
Será que a mulher merece um dia especial para ser recordada, como a mais bela e terna das criaturas, ou todos os dias, todos os momentos, toda a eternidade devem-lhe ser dedicados, porque é a sempiterna participante com o homem dos momentos bons e maus, doces e amargos, nesta Terra, que para ser terna só depende de nós mesmos?
Sabe-se que nem tudo é tão doce e suave quanto se desejaria. Escravas do desejo, violentadas a todo momento, mutiladas em alguns rincões deste nosso mundo, servas impiedosamente castigadas, prisioneiras do radicalismo e do fundamentalismo insano e discriminadas em tantos cantões deste nosso universo ainda habitado por pessoas monstruosas, despidas de qualquer sentimento de humanismo, sem dúvida há de chegar o momento de sua redenção plena, quando todos os seres compreenderem a irracionalidade de tudo isso.
É utopia? Não, se admitirmos que o ser humano está em contínua evolução e espiritualização. Basta que se atente para as coisas belas conquistadas através dos tempos e das civilizações.
Afinal, a MULHER é a sua colaboradora e não sua serva.

A MULHER é a
colaboradora graciosa do homem,
fonte primeira de sua inspiração,
traço de união entre os seres humanos,

a suprema deusa,
a suprema princesa,
a acalentar o homem altaneiro,
com sua ternura,
com seu amor,
com sua doçura,
com seu calor!



04/03/2001 20:21:31
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui