Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->ESCARVANDO A MEMÓRIA DO MENINO -- 07/12/2008 - 21:06 (JOAQUIM FURTADO DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESCARVANDO A MEMÓRIA DO MENINO

Um certo dia, João e Maria
Saíram cedo pelos caminhos
Maria em busca de borboletas
João à procura de passarinhos

Das muitas poesias estampadas nas cartilhas didáticas infantis, a história das duas crianças que se perderam na floresta, os irmãos João e Maria, foi a primeira que recordo ter lido nos bancos escolares. Ocorreu já próximo ao final do ano de 1962, quando tinha já completados meus seis anos de idade e estudava, na companhia dos meus dois irmãos mais velhos, na escola mantida pela Associação Cultural e Beneficente 19 de Março. Contudo, não tenho certeza absoluta de ter sido mesmo a primeira das poesias, pois posso ter lido alguma outra nas duas primeiras cartilhas que naquele mesmo ano nos vieram às mãos antes da Cartilha Maravilhosa. Certeza tenho apenas que as outras cartilhas - Cartilha do Povo e Brincar de Ler¬ - me trouxeram as primeiras noções para o aprendizado das sílabas e palavras, sendo-me impossível guardar para ainda hoje qualquer dos seus textos. Mais facilmente trago as imagens do ABC dos Animais e da Cartilha do ABC, que me trouxeram, no ano anterior, na escola organizada na sala da casa do senhor Antonio Neves, o aprendizado de cada letra a ser utilizada depois nas sílabas e palavras.
Naqueles dias as crianças não chamavam as professoras de tias. Chamávamos dona, fosse a mestra solteira ou casada, jovem ou idosa. Dona Angelita foi a primeira professora que tive. Filha do casal Antonio Neves e dona Aldina, lecionava na própria casa e recordo que tinha uma outra professora auxiliar, de nome Angélica. Esta outra era irmã de dois garotos mais velhos que nós - Edmundo e Nélson - que também estudavam conosco e que moravam na rua Eça de Queiroz.
Não trago na memória todos os versos de João e Maria. Além da estrofe citada, alguns versos soltos também ficaram-me gravados, nada ajudando citá-los aqui. Certo é que das muitas histórias apresentadas na Cartilha Maravilhosa, apenas essa vinha na forma de poesia. Todas as outras - Chapeuzinho Vermelho, A Gata Borralheira, Branca de Neve, A Bela Adormecida, O Gato de Botas, O Pequeno Polegar,( lembro somente destas) eram narradas em prosa.
Depois de João e Maria, as próximas poesias que recordo dos livros do ensino primário são alguns versos desordenados de um soneto de Natal inserido no livro Nossa Terra, da primeira série...

"Meia Noite. Uma luz se avizinha...
E dos astros segue o fulgor...
O menino na lapinha..."

e a poesia Bão Balalão, presente no livro Nordeste, de leitura e gramática, da segunda série, que deixo aos olhos dos adultos.


Bão balalão,
Senhor Capitão,
Tirai este peso
Do meu coração.


Não é de tristeza,
Não é de aflição
É só de esperança
A aérea esperança
A aérea, pois não

Peso mais pesado
Não existe não
Ah, livrai-me dele
Senhor Capitão

Joaquim Furtado
Abril de 2001

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui