Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->UMA ÚNICA TRAGADA NO CIGARRO PODE DANIFICAR O DNA -- 03/12/2004 - 12:28 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Sexta, 1 de outubro de 2004, 16h37

Uma única tragada num cigarro já pode danificar o DNA de uma pessoa, o primeiro passo para o câncer e para doenças cardíacas, disseram hoje pesquisadores. É claro que é necessário mais que isso para chegar à doença, mas a equipe da Universidade de Pittsburgh ficou surpresa com a pequena quantidade de fumaça suficiente para causar os danos iniciais.

William Saunders e sua equipe estudou os efeitos da fumaça do cigarro nos fibroblastos humanos, células comuns do tecido conectivo que une as partes do corpo. Eles expuseram grupos de células em crescimento à fumaça liquefeita do cigarro e observaram que os cromossomos que carregam o DNA foram separados nas duas extremidades. "Quebras na dupla-fita são consideradas o tipo mais mutagênico de dano ao DNA, porque as extremidades separadas podem se unir a outros cromossomos da célula", disse Saunders num comunicado.

Isso aconteceu com quantidades muito pequenas de fumaça, afirmou o pesquisador. O trabalho deve ser apresentado na reunião da Sociedade de Agentes Mutagênicos Ambientais, que acontece no fim de semana em Pittsburgh.

O fumo provoca câncer de pulmão e também está associado à ocorrência de câncer na bexiga, na laringe e no esôfago, além das doenças cardíacas.

"Infelizmente, nem um mundo de provas contra o fumo vão fazer todos pararem ou nem mesmo começarem a fumar. Talvez um objetivo de longo prazo devesse ser desenvolver cigarros que de alguma forma evitem o que observamos nas células de nosso laboratório", afirmou Saunders." (Agência Reuters, Terra Notícias)

Acho Sauders um pouco pessimista. Imagino que não passarão muitos daqui para frente até que possamos ver até as ruas livres da repugnante fumaça. Cada vez mais pessoas vão descobrindo que esse hábito malcheiroso é pior do que se imaginava, e o mundo tende a elimina-lo. Não posso acreditar que, após tudo que se tem descoberto, a indústria assassina consiga continuar por muito tempo a seduzir as pessoas a um hábito repulsivo e tão danoso.

Ver MAIS



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui