Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Padre Quevedo: “O caçador de charlatões” -- 19/04/2003 - 23:24 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








O CAÇADOR DE CHARLATÕES



Padre Quevedo dá curso sobre fenômenos paranormais no próximo final de semana (26 e 27/04/2003)



Uma enorme faixa colocada em frente à Igreja São Luís, na Avenida Paulista com a Rua Bela Cintra, anuncia uma conferência sobre Parapsicologia, com demonstrações práticas. Ela acontecerá nos dias 26 e 27 no Auditório Anchieta, do Colégio São Luís, e será ministrada pelo Padre Oscar Quevedo. O jesuíta ficou famoso por sua participação no programa Fantástico em 2000. O valor é de 25 reais. “O único pré-requisito para participar é ter mais que 15 anos, já que o assunto tratado não é brincadeira”, avisa Padre Quevedo, de 72 anos. Ele irá falar sobre poder da mente, reencarnação, curas mediúnicas e outros temas, que ele adianta agora ao Curiocidade:



Jornal da Tarde – A paranormalidade existe?

Padre Oscar González-Quevedo, S.J.
– Sim, existe. Para haver uma manifestação de paranormalidade é necessário que se tenha um desequilíbrio, um estado alterado de consciência, transe. Esta é a condição básica. Chamamos este fenômeno de “Psicorragia”. Plenamente equilibrado, ninguém o manifesta.



JT – O senhor anuncia “demonstrações práticas”. Quais são elas?

Padre Quevedo
– Por ser um curso de rápida duração (12 horas) e aberto ao público em geral, apresento um breve histórico da Parapsicologia como Ciência. Depois disso, faço demonstrações práticas, com pessoas da platéia, demonstrando os truques mais comuns que oportunistas apresentam como sendo fenômenos paranormais. É uma forma de desmistificar o que os charlatões aplicam por aí.



JT – Como o senhor faz para descobrir esses truques?

Padre Quevedo
– Um deles, Thomas Green Morton, anunciava na TV que era capaz de dobrar um trilho de trem ou tirar um pintinho do ovo, matá-lo e depois revitalizá-lo, usando a paranormalidade. Na verdade, tudo isso é truque. Eu consigo desmascará-lo porque sei que é pura mágica. Já houve vários desafios entre nós dois e, em alguns deles, ele se negou a fazer o que dizia ser uma demonstração paranormal na minha frente. Tenho o maior acervo de livros de mágica do mundo, com as melhores publicações do gênero. Além deles, há também um grande acervo de livros sobre Parapsicologia.



JT – Quantos livros o senhor têm em seu acervo?

Padre Quevedo
– Entre livros de mágica e parapsicológicos devo ter uns 30 mil. Comecei a formar o acervo com ajuda econômica de dioceses da Alemanha e da Holanda. Só libero este acervo para a pesquisa aos profissionais de mágica ou estudiosos de Parapsicologia.



JT – Como diferenciar um mágico de um charlatão?

Padre Quevedo
– O mágico é um artista, nós o aplaudimos e sabemos que o que apresenta é um show de ilusão. Agora o charlatão se utiliza da mágica para obter benefício, sem assumir que aquilo é ilusão. São profissionais da exploração e técnicos em lavagem cerebral. Falta à população bagagem cultural para entender e não cair neste tipo de golpe. O maior exemplo de charlatanismo é que curandeiro não procura outro curandeiro. Chico Xavier, por exemplo, nunca procurou outro curandeiro para se curar. Viveu doente a vida toda.



Fonte: Jornal da Tarde, Curiocidade, Sábado, 19/04/2003.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui