Usina de Letras
Usina de Letras
131 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Dia Especial- Fonte de Energia -- 02/03/2001 - 01:21 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
www.vaniadiniz.pro.br



Hoje é um dia especial. Depois de passar por etapas de algumas dores sucessivas e descobertas surpreendentes e nem por isso menos tocantes, volto a sentir que a vida é feita de recomposições. Vemos extasiados esse fenómeno ocorrer na natureza desde que nascemos, quando entrevemos a luz do mundo e choramos inconscientes da dor de sermos expulsos de uma morada reconfortante e perfeita.
Imagino como seria a recuperação de qualquer ser vivente não fosse o tempo e o poder que nos faz aos poucos voltar a apreciar cada dom e beleza existente. E nos envolvermos.
Contemplando pela janela a paisagem que se descortina, sinto a conhecida energia que nos leva a experimentar o entusiasmo de cada ação empreendida. Essa energia que vem da natureza empolgante e toma conta de todo o nosso ser é algo incompreensível em que já me engolfei em pensamentos profundos, tentando ao menos chegar a uma conclusão mais prática.
Há alguns anos quando perdi meu pai ainda jovem, mas com uma doença terrível como o enfisema capaz de maltratar de um modo irrestrito a sua vítima, achei que nada mais seria igual, que não conseguiria acreditar na total felicidade. E que não o teria perto de mim nunca mais. Claro que tudo fica diferente com as perdas que nos atingem e que deixam marcas profundas para sempre..
Poucos dias depois que ele morreu não sabia avaliar como se conduziria o meu emocional daí para frente. Resolvi fazer uma prece diferente dirigida diretamente a meu pai. Ignoro o que aconteceu. Não saberia definir até hoje. Jamais fui afeita a crendices.Tinha uma fé inabalável em Deus que por sinal naquele momento estava passando por uma crise. Mas a verdade é que ilusório ou não ouvi a voz de meu pai. Duas palavras apenas e olhei para todos os lados procurando o som tão conhecido. Sei, certamente que não era a voz dele. Mas a imensa energia que ele desprendia em torno de mim. Acredito que essas ondas se multipliquem e cheguem até nós. De uma forma que por vezes consideramos concreta. E essa força extraordinária por certo vive em cada ponto do planeta e se estende com um vigor maior do que se estivesse aqui.
Sobreveio uma paz que vinha de dentro para fora e que me inundou fazendo com que eu recomeçasse a sentir as alegrias e usufruir os momentos bons que a vida nos proporciona. A admirar as pequenas coisas que fazem o mistério do entusiasmo e nos ensinam a apreciar os detalhes surpreendentes que estão à nossa volta. Entendi que ele estaria sempre a meu lado, embora oculto em uma estranha e potente dimensão inexplorada.
Sobreveio a saudade que é a forma etérea de conservarmos as nossas perdas e ao mesmo tempo sentir a presença das horas extremamente prazerosas, com toda a força e eficácia. E saber que apesar da ausência aparente as lembranças serão indeléveis em toda a sua profundidade. Vivas e intensas.
Tudo na natureza me encanta não só pela sua pujança enriquecedora como pela multiplicidade de elementos. Gostaria de conviver com ela intimamente podendo sentir aquele alento que vem das coisas naturais e instintivas.
Hoje é um dia especial. Em que mesmo com dores interiores sinto a paz que se desprende do universo e procuro nesse terno momento de introspecção ser conduzida para um caminho cujo prazer e alegria sorrateiramente se aproximem e não me deixem retroceder.
Hoje é um dia especial de confiança, certeza e uma esperança imorredoura que carrega a convicção das coisas amenas e essenciais. Quero entender todas as formas de vida e mergulhar em seu mistério fascinante, absorvendo o sentido e a profundeza de cada acontecimento para que a ternura e a emoção perdurem ininterruptamente.
E que essas sensações maravilhosas sejam uniformes tanto na alegria quanto na tristeza, no sorriso ou nas lágrimas que em variadas ocasiões interpretam e definem sentimentos ocultos e enriquecedores.

Vània Moreira Diniz
28-02-2001
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui