Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Décadas perdidas -- 25/11/2008 - 14:41 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Décadas perdidas


Eu consigo enxergar no cerne pavoroso dessa recentíssima crise mundial a face fiel da ganància dos homens dos dias atuais. É a selvageria inóspita aos que costumam gritar o já famoso "salve-se quem puder". Parece que, nesse clima, ficar rico é a idéia mais densamente aceita, independente dos meios usados para se obter esse fim. Creio que nunca foi tão urgente criar-se uma ordem sócio-política nova, onde possamos encontrar menos vícios e mais atos zelosos do ponto de vista ético e moral. Deixamos de fazer muitas coisas boas entretidos com o ranço desse modelo que desenhamos e usamos nas últimas duas décadas - quiçá três.
O passado que vivemos nos mostrou o sensato e o nem tanto. Escolhemos um modelo desumano para vivermos. O homem ficou à margem do lucro e do enriquecimento; o bicho-homem alimentou a ganància em um desembestado gesto de apego ao supérfluo e pouco entendível pelos justos e marginalizados pelo sistema mundial do lucro.
A verdade jamais poderá morrer diante da fantasia dos exagerados que, sem nada terem feito de substancioso, cobram aos berros o que nem sabem nem podem. Há uma crise dentro de outra. A globalização chegou e não nos preparou para saborearmos seus frutos amaros. Quando a percebemos, já estávamos contaminados. Será que toda essa crise não será mais política do que realmente comercial? Os mesmos que a constroem a destroem. Quando ela nasce, logo em seguida já se sabe qual é o seu antídoto, como se pronto ele estivesse para ser usado quando os economistas resolvessem fomentar a anticrise.
Fala-se em crédito como se esse possuísse identidade física e endereço conhecido. O homem se apequena tanto diante dele que é mais fácil para nós consumidores ouvir cada vez mais do que sequer falar uma palavra. As amarras do tom crísico são fenomenais, rudes e apavoradoras.
A maior crise mundial é a falta de alimentos, empregos e vergonha na cara. O dinheiro tem servido irresponsavelmente a Estados e bandidos. O crédito tem de ser tomado a todo custo, faroleado pela voracidade midiática e, muitas vezes, pela desatenção dos consumidores. O mundo está faccionado, e cada pedaço dele contribui com um pedaço da crise global. A usura tem extraído além da conta as riquezas do subsolo. A terra é provocada quimicamente a produzir cada vez mais. Os famintos se multiplicam, e os gananciosos, esquivando-se de qualquer responsabilidade, apenas pensam no comércio e nos lucros. Enquanto isso, o homem pára de sonhar e torna-se um alvo fatídico dessa crise bestial e desnecessária para os que almejam viver bem.
A crise está dentro de cada um de nós isoladamente. Quando nos ajuntamos ela se revigora e abunda pesadelos em nossa convivência diária. Estamos descarrilados, perdendo o referencial familiar e desumanizando-nos. Há um homem que constrói a crise e o outro que a lamenta e chora. Carecemos repensar valores, reconstruir o mundo, redimensionar nossos desejos e reaprender a sonhar. Já é tarde para muitas coisas, mas não para todas elas. Apenas o reolhar não nos bastará. Carecemos de fólego novo, idéias despoluídas e uma vontade sã. Há um homem dentro de nós que está a perder-se e um outro nem tão distante que pode ainda ser achado. Quando resolvermos a crise de cada um de nós, a crise de todos estará então resolvida.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui