Usina de Letras
Usina de Letras
129 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->AS CARTAS QUE DESMENTEM O PADRE QUEVEDO -- 28/11/2004 - 14:56 (Lauro Denis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


PADRE QUEVEDO : OS MELHORES LIVROS DE PARAPSICOLOGIA DO MUNDO ???!!!


O EMINENTE PARAPSICÓLOGO WELLINGTON ZANGARI DESMENTE O PADRE QUEVEDO



O Pe. Quevedo é um dos mais conhecidos auto-denominados "parapsicólogos" do Brasil. Polêmico, sempre a defender seus pontos de vista com o seu peculiar “calor de imaginação” espanhol, Quevedo é dotado boa erudição, e isso poucos contestariam. Paradoxalmente, a ele pode-se considerar também uma incomum capacidade de "torcer" a realidade quando deseja ampliar a força de seus argumentos.


O Porto-riquenho, Dr. Dr.Alfonso Martinez-Taboas, psicólogo e pesquisador de Psi ( primeiras letras da palavra grega "psiche". É um símbolo para designar os fenômenos ou faculdades paranormais ), faz uma breve demonstração dessa "capacidade" quevediana de distorcer os fatos, em um artigo publicado na Revista Virtual de Pesquisa Psi, na seção "Artigos". Outro exemplo pode ser encontrado nesta seção Polêmica. É reproduzida a carta de outro eminente psicólogo e pesquisador de Psi, o americano, Dr. Charles T. Tart, que, ao contrário das afirmações de Quevedo, nega peremptoriamente ter demonstrado qualquer correlação entre psicopatologia e Psi.


Neste artigo, é apresentado outros documentos, estes relacionados à alegação feita pelo Padre Quevedo, de que seus livros haviam sido considerados os melhores livros de Parapsicologia do mundo. Tal afirmação foi publicada na orelha de alguns de seus livros, recentemente, ou seja :



"Os livros do Padre Quevedo foram considerados pela Fundação Internacional de Parapsicologia, de Nova York (Dr. Weiant) e pela Sociedade de Investigação Parapsicológica, de Londres (Dr. Zorab) como os melhores livros de Parapsicologia no mundo, publicados até o momento."



Para verificar sua autenticidade, enviamos uma mensagem ao Diretor de Programas Domésticos e Internacionais da Parapsychology Foundation - New York, o Dr. Alvarado, inquirindo-o a respeito da veracidade da mesma no que tange à posição da PF. Perguntamo-lhe se o Dr.Weiant representava a Parapsychology Foundation e se poderia emitir opiniões oficiais pela referida Instituição.


Abaixo reproduzimos a mensagem ( em espanhol e sua versão em português ) que nos foi enviada pelo Dr. Alvarado, a quem queremos agradecer a gentileza e a rapidez com que respondeu. Depois disso, apresentamos a opinião de Zorab sobre dois dos livros escritos pelo Pe. Quevedo: "A Face Oculta da Mente" e "As Forças Físicas da Mente", para que o leitor possa formar sua opinião.



Mensagem Original ( Em Espanhol )
De: Carlos S. Alvarado, Ph.D.
Para: Wellington Zangari
Data: Quinta-feira, 22 de Março de 2001 20:40


Estimado Sr. Zangari:


En respuesta a su carta le informo que consulté con la Sra. Eileen Coly, Presidenta de la Parapsychology Foundation, sobre lo que me preguntó. Ella me asegura que el Dr. C.W. Weiant nunca fue parte del staff de la Parapsychology Foundation y en ningún momento representó la opinión de la Fundación sobre los libros del Padre Oscar Gonzalez Quevedo.

La Parapsychology Foundation nunca emite opiniones oficiales sobre libros u otras materias. La Fundación representa todos los puntos de vista en el estudio de la parapsicología y se limita a publicar revistas en las cuales algunos autores ofrecen sus opiniones personales, lo cual es el caso que discutimos aqui. Lo que Weiant dijo no pasa de ser una opinión personal y no representa a la Parapsychology Foundation.

La Fundación le otorgó una beca a Weiant en el 1966 para traducir al inglés el libro del Padre Quevedo A Face Oculta da Mente (Annual report for the year 1966. Newsletter of the Parapsychology Foundation, Inc., 1967, 14(1), p. 3). En el 1966 la Fundación estaba negociando la adquisición de los derechos del libro para publicarlo en ingles (South American Jesuit presents major study. Newsletter of the Parapsychology Foundation. Inc., 1966, 13(2), p. 5). Sin embargo, el libro nunca se publicó.

En resumen, no es correcto decir que Weiant representaba a la Parapsychology Foundation cuando escribió su evaluación del libro del Padre Quevedo. Tal evaluación no pasa de ser una opinión personal de Weiant.



Atentamente, Carlos S. Alvarado, Ph.D.

Chairman: Domestic and International Programs
Parapsychology Foundation, Inc.
228 East 71st Street
New York, NY 10021, USA
TEL: 1-212-628-1550 FAX: 1-212-628-1559

Email: alvarado@parapsychology.org




Tradução da Mensagem Original


De: Carlos S. Alvarado, Ph.D.
Para: Wellington Zangari
Data: Quinta-feira, 22 de Março de 2001 20:40


Caro Sr. Zangari :


Em resposta à sua carta, informo que consultei a Sra. Eileen Coly, Presidente da Parapsychology Foundation, sobre o que me perguntou. Ela me assegura que o Dr. C. W. Weiant nunca fez parte do staff da Parapsychology Foundation e em nenhum momento representou a opinião da Fundação sobre os livros do Padre Oscar Gonzales Quevedo.

A Parapsychology Foundation nunca emite opiniões oficiais sobre livros ou outras matérias. A Fundação representa todos os pontos de vista no estudo da Parapsicologia e se limita a publicar revistas nas quais alguns autores oferecem suas opiniões pessoais, que é o caso que discutimos aqui. O que o Sr. Weiant disse não passa de uma opinião pessoal e não representa a opinião da Parapsychology Foundation. ( Destaque nosso )

A Fundação outorgou uma bolsa ao Sr. Weiant em 1966 para traduzir o livro do Padre Quevedo, "A Face Oculta da Mente", para o inglês. (Annual report for the year 1966. Newsletter of the Parapsychology Foundation, Inc., 1967, 14(1), p. 3). Em 1966 a Fundação estava negociando a aquisição dos direitos do livro para publicá-lo em inglês (South American Jesuit presents major study. Newsletter of the Parapsychology Foundation. Inc., 1966, 13(2), p. 5). Entretanto, o livro nunca foi publicado, em inglês. ( Por que será ? - Destaque nosso )

Em resumo, não é correto dizer que o Sr. Weiant representava a Parapsychology Foundation quando escreveu sua avaliação do livro do Padre Quevedo. Tal avaliação não passa de uma opinião pessoal do Sr. Weiant.



Atenciosamente,


Carlos S. Alvarado, Ph.D.
Chairman: Domestic and International Programs
Parapsychology Foundation, Inc.
228 East 71st Street
New York, NY 10021, USA
TEL: 1-212-628-1550 FAX: 1-212-628-1559

Email: alvarado@parapsychology.org



**********



A carta do Dr. Alvarado, portanto, não deixa dúvidas de que, seja qual tenha sido a opinião do Sr. Weiant a respeito dos livros do Pe. Quevedo, essa não teve qualquer endosso e nem representava a posição da Parapsychology Foundation.

Na realidade, o Sr. Weiant não afirma que os livros de Quevedo são os melhores do mundo, em que pese considerar o autor como detentor de grandes predicados. Além disso, a opinião dele jamais representou a da Parapsychology Foundation.

Mas, o leitor deve estar se indagando quanto a Zorab, também citado no trecho extraído do site oficial do Pe. Quevedo, como outra pessoa a favor de que os livros do jesuíta Quevedo seriam os melhores do mundo.

Em um texto extraído da crítica escrita por G. Zorab de dois dos livros do Pe. Quevedo, "A Face Oculta da Mente" e as "Forças Físicas da Mente", publicada no JSPR - Journal of Society for Psychical Research, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, páginas 141 a 144, Zorab, com relação aos livros de Quevedo, NÃO afirma serem os melhores do mundo. Considerar tais livros abrangentes e de boa qualidade para a época (década de 1960) e seu autor de grande erudição, não significa o mesmo que considerá-los os melhores do mundo, ainda que reconhecê-los tão abrangentes quanto os trabalhos de Richet e Moser. Abrangência não significa, necessariamente, maior qualidade.

Há que se mencionar, ainda, que a revisão de Zorab, em que pese o elogio feito, não poupa da crítica os livros de Quevedo. Apresentamos aqui, o original em Inglês e sua respectiva tradução :

"Before ending my review of Quevedo"s book on psi-gamma phenomena, I would like to point out that the author"s conceptions on the functioning of telepathy remain rather old-fashioned. It seems to me that in this matter Quevedo loses sight of the fact that the greater part of quantitative ESP experiments conducted at Duke University and elsewhere based on the hypothesis of clairvoyance. This may well indicate that the significant results were not obtained by way of telepathy (thought-transference, thought-reading, etc.) but by some form of clairvoyance. Clairvoyance, however, is apparently considered rather improbable by Quevedo and so he hardly mentions it." (JSPR, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, página 142-143)




TRADUÇÃO :


Antes de finalizar minha revisão do livro de Quevedo sobre os fenômenos de psi-gamma, eu gostaria de afirmar que a concepção do autor sobre o funcionamento da telepatia está mais do que ultrapassado. Parece-me que nesta questão, Quevedo perde de vista o fato de que a maior parte dos experimentos de ESP (Extrasensory Perception ou Percepção Extra Sensorial ) realizados na Duke University, entre outros centros, basearam-se na hipótese da clarividência. Isto pode bem indicar que os resultados significativos não foram obtidos pela forma de telepatia (transmissão do pensamento, leitura do pensamento, etc), mas por alguma forma de clarividência. Clarividência, entretanto, é aparentemente considerada mais que improvável por Quevedo e, assim, ele dificilmente a menciona". (JSPR, Vol. 46, nº 748, junho de 1971, página 142-143).



**********



Como em qualquer crítica, o trabalho analisado é elogiado em seus aspectos positivos e criticado em seus aspectos que, na visão do revisor, parecem menos acertados. Zorab encontrou nesses dois trabalhos de Quevedo a amplitude de um guia que tinha a característica de ser de qualidade, apesar de criticar a concepção ultrapassada com que Quevedo compreende o processo subjacente à ESP. Zorab não afirmou, em hipótese nenhuma, que tais livros eram os melhores do mundo !

A que conclusão podemos chegar ? Quanto à posição da Parapsychology Foundation, a carta do Dr. Alvarado nos dá conta de um equívoco ( para sermos polidos ) por parte de Quevedo. Em relação à posição de Zorab, falsamente colocada, pelo Sr. Quevedo, como representativa da SPRL - Society for Psychical Research de Londres, podemos concluir que : ou Quevedo detém algum documento não-publicado de Zorab e/ou da Society for Psychical Research de Londres; ou Ele detém algum documento publicado que não nos foi possível conseguir; ou, também se "equivocou" quanto a opinião de Zorab e da SPRL.

A Revista Virtual de Pesquisa Psi foi colocada à disposição do Pe. Quevedo para que ele possa, caso queira, apresentar sua posição a respeito dessa questão e/ou apresentar o(s) documento(s) que possa(m) embasar a afirmação de que seus livros foram realmente considerados como os melhores do mundo pela Parapsychology Foundation/Weint e pela Society for Psychical Research de Londres/Zorab.


OBS: O texto acima é de autoria do Parapsicólogo Wellington Zangari, Coordenador / Inter Psi, CEPE, COS, PUC-SP. Ele é também Administrador do Portal PSI : www.portalpsi.cjb.net



Tratadistas como Gillispie (1958), Russel (1930) e White (1896) enfatizaram que a história da ciência conta com inúmeros exemplos de como uma ideologia religiosa implacável e apaixonada ( como a do Sr. Quevedo ) costuma ser incompatível com o espírito cientifíco. Na ciência, as conclusões costumam expôr-se como tentativa e sempre tendo em conta a falibilidade que tanto Popper (1962) enfatizou. Para o Pe.Quevedo, no entanto, a ordem do dia são as declarações categóricas, a formulação de "leis" arbitrárias e a impaciência e o desdém ante autores e investigadores que defendem posturas diferentes. É óbvio que seu proceder o separa do campo da Parapsicologia científica.

Na verdade, o Padre Quevedo deveria ser intitulado como um "Parapsicólogo Católico", pois estranhamente, muitas das suas teorias parapsicológicas coincindem com os Dogmas da sua Igreja. ( Destaque nosso )

Isto que assinalamos também tem sido notado por outros autores. Por exemplo, Hess (1987) indicou recentemente que " Oscar Gonzalez Quevedo reinterpretou a Parapsicologia dos Estados Unidos e da Europa à luz da doutrina da Igreja Católica ... para obstaculizar as bases científicas do Espiritismo.

Além disso, Rueda (1991) em um artigo recente no Journal of Parapsychology, faz o importante assinalamento de que Quevedo "tem usado a Parapsicologia como uma arma ideológica em uma briga para marcar sua perspectiva conceitual particular... De fato, para atingir suas metas, o Pe.Quevedo tem distorcido a Parapsicologia em seus livros, querendo, a maior parte do tempo, acomodar dogmas católicos à sua conveniência" (p.183).

Demonstramos, precisamente, as conseqüências nefastas que os compromissos ideológicos têm sobre o intelecto humano. O Pe.Quevedo, em seu entusiasmo por defender suas idéias particulares, demonstra pouco cuidado no momento de citar os textos, acomoda as citações à sua conveniência e, sobretudo, seu estilo e a maneira de apresentar casos e evidências o distanciam consideralvelmente de qualquer pessoa que de algum modo estime a Parapsicologia como uma disciplina científica.


Não poderíamos deixar de citar aqui, o maior Cientista, depois de Einsten, que esse planeta já viu : WILLIAM CROOKES. Qualquer Vestibulando já leu e ouviu falar sobre Ele, principalmente por suas experiências com Tubos de Raios Catódicos. Membro da Sociedade Real de Londres, descobridor do Tálio, um novo corpo simples metálico, inventor do fotômetro de polarização e do Microscópio Espectral, o primeiro Cientista a demonstrar, experimentalmente, o estado radiante da matéria entrevisto por outro grande vulto da Ciência, ou seja, Michael Faraday, Crookes recebeu a Royal Gold Medal, a Davy Medal e a Joseph Copley Medal, por suas pesquisas no Campo da Física e da Química. Recebeu da Academia de Ciências da França uma medalha de ouro por suas descobertas. Exerceu cargos de Presidente da Chemical Society, da Institution of Electrical Engineers e da Society for Psychical Research.


Muito bem. William Crookes pesquisou os fenômenos mediúnicos, e conseguiu obter, em experiências feitas sob os mais rigorosos cuidados de controle para impedir fraudes, materializações de um Espírito que foi não somente por ele fotografado, mas também examinado minuciosamente. Publicou um Relatório sobre o assunto no Quartely Journal of Science, de Londres, e com isso deixou perplexos os círculos do saber acadêmico que o admiravam como um grande sábio e incrédulo da imortalidade da alma e avesso às questões metafísicas.


Após relatar suas experiências com riquezas de detalhes metodológicos, William Crookes escreveu seu nome na História da Ciência Psíquica como o Autor de provas Graníticas em favor da autenticidade dos fenômenos Espíritas, segundo a expressão de Charles Richet, seu colega e Prêmio Nobel em Fisiologia.




William Crookes, pela sua respeitabilidade até hoje intocável nos meios Científicos, é uma espinha na garganta dos parapsicólogos anti-espíritas, principalmente, os de batinas.



E para aqueles que quiserem mais detalhes sobre as Experiências de William Crookes, sobre as materializações de Espíritos, inclusive com as fotos publicadas no Quartely Journal of Science, é só acessar :


The International Survivalist Society






E o Padre Quevedo, incomodado com essa espinha na garganta, tenta, no seu Livro “Os Mortos interferem no Mundo ?”, Tomo 2, 1995, Páginas 8 e 306, sofismar com relação às descobertas de Crookes (!!!!!), relatando parte de um depoimento sobre as forças psíquicas que não abrangem todas as experiências do Emérito Cientista, e aparentemente, desacreditariam as materializações de Espíritos. Mas Quevedo propositadamente pára aí !!! O parapsicólogo de batina tem um ataque de amnésia e “esquece-se” convenientemente de relatar também as outras experiências que direcionam justamente para o lado da materialização. Quevedo faz isso astutamente para enganar os Leitores. Vergonha !!!!


Mas existe uma Obra que relata as “espertezas” do Pe. Quevedo e suas muitas tentativas, contidas nos seus Livros, de tentar desmoralizar o Espiritismo. E Eu, para decepção de “muitos”, coloquei a Capa desse Livro, de Nazareno Tourinho : “Padre Quevedo, de acusador anti-espírita a Culpado” no final dessas mensagens. Coloquei também o endereço da Livraria Virtual Candeia Net ( www.candeianet.com.br ), da qual Eu já adquiri 6 Obras e que disponibiliza e entrega o citado Livro, usufruindo assim, já há bastante tempo, de total confiabilidade.













Por fim, convidamos aos Leitores a lerem o Livro escrito por Nazareno Tourinho sobre as Obras do Padre Quevedo, para que se possa ter ao menos uma idéia dos procedimentos e critérios, no mínimo duvidosos, que dão base aos métodos de análise da Doutrina Espírita, empregados pelo excelentíssimo Padre Quevedo. Seria de bom proveito que o ingênuo e fanático Turatti também lesse tal Obra. Talvez ele se decepcionasse um pouco com o caráter do seu maior ídolo, mas talvez não, face à semelhança de posturas arrogantes e pretensiosas desses dois elementos.

Para adquirir o Livro, leiam abaixo :






Este Livro é encontrado na : Livraria Virtual Candeianet . Após o carregamento do Site, mude a opção para "Autor" e digite "Tourinho". Depois, procure por : "Padre Quevedo - De Acusador Anti-Espírita a Culpado". Nesta Obra, o Leitor saberá as artimanhas que o Pe. Quevedo usa para denegrir o Espiritismo e camuflar as Experiências do famoso Cientista Inglês William Crookes, já citado anteriormente. Prevalece a Verdade, e se faz a Justiça !!!




Obs.: Obtive o Artigo acima através do Site www.geocities.com/jeffersonhpbr , cujo administrador é o Sr. Jefferson S.B.





MAIS ARTIGOS CORRELACIONADOS




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui