Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FOME ZERO SÓ PARA LULA, SEUS ADEPTOS E SEUS CONVIDADOS -- 18/04/2003 - 20:46 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Os cem dias de Lula no governo já se passaram. É licito agora aos críticos, (como sempre fui) começar a girar minha metralhadora de palavras em forma de textos, na direção do Planalto. E em sendo assim ajustar a mira para a Granja do Torto. Esta propriedade estatal é assim como uma casa de descanso do presidente. É um sítio aprazível, onde se pode realizar muita coisa. Conheço-a pessoalmente, quando em meus inesquecíveis dezoitos tolos anos servia o Exército brasileiro, na qualidade de guarda presidencial. Lembro-me de que o então presidente Castelo Branco nunca esteve lá, ou se esteve não foi de meu conhecimento, ou nos meus plantões. Então, nós, simples praças do Exército, pouco mais de quarenta e oito indivíduos, tínhamos a maior mordomia que já sonhamos na vida. Uma cozinha internacional a nossa disposição, com cozinheiras, garçons bem vestidos e uma limpeza que nos assustava. Naquele tempo realmente eu atingi a exclusividade da "fome zero". A cozinha funcionava o dia inteiro para ninguém. Comida pronta para ninguém, a não ser para nós que estávamos lá de plantão, nas guaritas espalhadas pelos quatro cantos daquele sítio. O Brasil e o povo nem adivinhavam da existência da tal granja. E nós nos esbaldávamos. Tomávamos uma meia dúzia de banhos quentes por dia em banheiros vips. Só faltou mesmo a mulherada para completar "a zona da nossa vida".



Hoje, fico a imaginar a mordomia do Lula lá. Já notaram como as reuniões são feitas lá, na Granja do Torto? E após as reuniões tome churrascada! É por estas e por outras que afirmo categoricamente que a tal fome zero é exclusividade do Lula e seus adeptos lá. O resto é areia assoprada em nossos olhos, para não adivinharmos as injustiças que já começam a aparecer e se transformarem em leis.



Recentemente o pessoal do Nordeste fez um protesto, muito pouco divulgado, a respeito da fome zero. Gritavam bem alto: "NÃO QUEREMOS ESMOLAS, QUEREMOS NOSSA DIGNIDADE!", e "QUEREMOS A DIGNIDADE DE UM EMPREGO"! Emprego! Já notaram também como esta palavrinha deixou de ser emitida pelo Lula nos palanques, já que ele ainda não desceu do palanque?



Não me parece que as promessas serão cumpridas pelo atual presidente, tendo em vista que até os preços da gasolina vão continuar em alta, embora o dolar tenha caído. Pode acontecer de mais para a frente baixarem, caso o dolar continue caindo. Mas, é inviável que a moeda americana exagere na dose da queda, porque aí as exportações se tornarão também inviáveis.



O que me parece e está começando a se tornar realidade é nós, pobres eleitores, sermos enganados outra vez. Tanto acreditamos que esquecemos da realidade, que agora o próprio Lula está nos lembrando. E governo que gosta de lembrar da realidade é governo se preparando para as pauladas que vai desferir em nossos costados. A fome zero vai realmente acontecer, ou já está acontecendo, mas somente para o Lula e seus convidados.



(Jeovah de Moura Nunes)











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui