Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A VIAGEM DO ELEFANTE -- 18/11/2008 - 09:58 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A VIAGEM DO ELEFANTE
COMO a paciência não é uma das minhas principais qualidades,fui correndo á Livraria Saraiva e comprei "A Viagem do Elefante",o novo livro de Saramago.
Mal cheguei a casa,agarrei-me ao exemplar,como se fosse o cornaca Subhro,tratador e condutor do dito elefante Salomão,personagem mais importante dessa historia,onde havia gente de tanta importància como rei,rainha e arquiduques.
Dizem que esta estória verídica,narrando uma viagem de um elefante indiano de Lisboa a Viena,como um presente do rei D.João III ao Arquiduque Maximiliano,da Áustria,é o melhor dos livros escritos pelo genial escritor;mas,se diz isso de todos os seus livros.O livro é realmente magistral,a gente agarra nele e não consegue soltar,a leitura prende,queremos saber como termina,como o elefante Salomão,cujo nome foi mudado á sua revelia para Solimão,ao bel prazer do Arquiduque,(cujo poder muda nomes e vidas não só de elefantes como de pessoas e até países,)conseguiu chegar,se é que chegaria,tendo que atravessar Portugal,Espanha,Italia e Áustria,numa temível viagem através dos Alpes,em pleno inverno,ele,um joguete na mão dos poderosos,como aliás,todos nós.O povo,já dizia uma malfadada ministra de execrável memória,o povo é só um detalhe.
Usando a viagem para os fins que pretendia,Saramago ataca a igreja e o capitalismo,seus alvos constantes e torna a viagem desse elefante uma analogia com a vida das pessoas,indefesas diante do imponderável.
Vale ressaltar a figura do cornaca,tratador e guia do elefante,que por um capricho arquiducal passou a chamar-se Fritz,como muitos se chamam assim na Áustria,embora gostasse de continuar usando o seu nome de nascimento,Subhro,que significava Branco,mesmo porque milhões de fritzs que habitam os países germànicos,nada teem em comum com um guia de elefante indiano,portanto único em toda a Europa.
A Igreja apanha na figura daquele padre em Pádua,que encomenda um milagre ao cornaca,pedindo que faça o elefante ajoelhar diante da Igreja de Santo Antonio,para honra e gloria da Santa Madre Igreja,açoitada pelo látego de Lutero.
Donde a gente conclui a origem de todos os outros milagres.
Saramago estará autografando este livro dia 27 próximo no SESC em S.Paulo e quem puder ,vá;será apresentado a um dos mais belos livros do maior escritor contemporàneo ,de língua portuguesa.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui