Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->25 - DE CARONA, NO CARRO DE BOIS -- 25/08/2020 - 14:18 (GERMANO CORREIA DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

25 - DE CARONA, NO CARRO DE BOIS



 



Andar de carona em um carro de bois, mesmo que fosse naqueles que não pertenciam a nenhum membro de sua família, foram momentos ímpares, que ficaram arraigados para sempre na memória do ainda garoto Billy Lupércio Daniel.



O vaivém do carro, que é aquele solavanco provocado pelas rodas sobre a irregularidade do solo rústico da estrada, para quem estivesse sentado ou de pé sobre a base do vão útil que sobrava na mesa do carro, descontando o espaço da carga, fazia com que aquela viagem, ainda que o fosse por um curto espaço de tempo, se tornasse uma aventura muito agradável.



Aqui no Brasil, o carro de bois foi durante muito tempo um dos principais meios de transportes utilizados para transportar a produção das fazendas para as cidades e vice-versa, mas até hoje ele ainda é utilizado em algumas regiões interioranas do nosso país. Os colonizadores portugueses foram os pioneiros na utilização desse meio de transporte, posto que o trouxeram no período colonial para o Brasil, difundindo-o por todo o país, o qual ainda existe, em pequena escala, no meio rural nordestino.



A maioria das pessoas que nasceu e viveu nas grandes e médias cidades deste país continente e que nunca teve a oportunidade de viver por algum tempo no interior, mormente nas zonas rurais de algumas cidades da região sul, da região centro-oeste e das regiões norte e nordeste do nosso Brasil, desconhece esse meio de transporte terrestre pioneiro na movimentação de carga e do transporte de pessoas do período colonial.



Naqueles tempos do Brasil-Colônia, o carro de bois além de manter em movimento a indústria açucareira - da roça ao engenho e do engenho às cidades - ele mobilizara a maior parte do transporte terrestre durante os séculos XVI e XVII.



Deixando um pouco a menção da história desse meio de transporte e do saudosismo de sua utilização de lado, é possível perceber que foram os veículos motorizados os verdadeiros responsáveis pela aceleração do processo de decadência do carro de bois no Brasil.



Outros países, tais como a Argentina,  Portugal, Espanha, Grécia, Turquia entre outros, que também se utilizavam deles, passaram por esses mesmos processos de adaptação modernos no tocante aos transportes de cargas, mas graças aos artesãos que continuaram a construí-los e a aperfeiçoá-los, o carro de bois persiste na sua marcha pela história.



Se você ainda tiver a oportunidade de algum dia em sua vida afirmar que passou no teste preliminar para ser um bom carreiro e andar de pé, em um carro de bois, se equilibrando sobre o cabeçalho, que é aquela longa trave que liga o corpo do carro à canga que se atrela aos bois, e não se esforçar para sentar-se sobre a mesa, que é  a superfície onde se coloca a carga, ou se apoiar nos fueiros, que são cada uma das estacas de madeira que servem para prender a carga ao carro, posso lhe afirmar que você passou no teste preliminar para ser um bom carreiro.



Se não for necessário passar por isso, contente-se apenas em andar sentado no recavém, ou requevém, que é aquela parte traseira da mesa do carro e, em estando ali, curta por alguns momentos a cantoria animada que sai da cantadeira, que é a parte do eixo que fica em contato com a parte inferior do chumaço (peça de madeira sobre a qual gira o eixo do carro de bois), e o contato entre eles é que produz o som característico da cantoria desses carros.



Passados esses seus instantes de uma viagem inusitada, ainda que o seja por um curto espaço temporal, se preferir, peça para o carreiro frear o carro de bois, ou arrisque-se descer com ele ainda em movimento. Tanto na primeira, quanto na segunda situação, sua sensação será de puro êxtase vivenciado numa felicidade momentânea, a qual ficará marcada em sua memória por toda sua vida, assim como ainda o está na memória do cidadão Billy Lupércio Daniel, o personagem mor dessa série de causos ora relatados.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui