Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->SUPERSTIÇÃO CAUSA ESTRESSE E PODE MATAR, DIZ ESTUDO -- 25/09/2005 - 16:51 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



SUPERSTIÇÃO CAUSA ESTRESSE E PODE MATAR, DIZ ESTUDO


As superstições causam estresse e podem levar à morte, segundo um estudo realizado com cidadãos chineses e japoneses, que temem o número 4 tanto quanto os europeus evitam o 13.

Milhões de asiáticos temem o 4, porque em mandarim, chinês e japonês a pronúncia das palavras “morte” e “quatro” é quase a mesma, explicaram pesquisadores norte-americanos na publicação British Medical Journal (BMJ), que sai neste sábado.

Por causa dessa superstição, as pessoas evitam viagens no quarto dia do mês, as placas de carro que tenham o número quatro ou mesmo morar no quarto andar.

O estudo, do professor David Phillips, sociólogo da Universidade da Califórnia, em San Diego, mostra que os asiáticos acreditam ter motivos para sentir medo, já que há mais mortes por problemas cardíacos neste dia fatídico.

As razões para essas mortes, entretanto, podem ser o excesso de estresse provocado pela superstição em corações naturalmente frágeis, alertam os sociólogos.

Para isso, os pesquisadores analisaram as estatísticas de mortes nos Estados Unidos entre janeiro de 1973 e dezembro de 1998.

A mortalidade de cidadãos de origem chinesa ou japonesa por motivos cardíacos nos dias 4 de cada mês foi sete por cento acima em comparação aos outros dias.

Entre os norte-americanos, contudo, não acontece o mesmo efeito nos dias 13.

Esse estresse mortal, chamado de “Efeito Baskerville”, está descrito em um livro do britânico Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes.

Em “O Cão dos Baskerville”, Conan Doyle relata como um estresse psicológico extremo – no caso, o terror causado pela lenda do apavorante cão dos Baskerville – provoca uma crise cardíaca num homem de coração fraco.

“O Efeito Baskerville existe na vida real e na ficção, e isso sugere que Conan Doyle não era apenas um grande escritor, mas um médico com uma intuição impressionante”, avaliam os pesquisadores.

Fontes:

CNN BRASIL

DR. GERALDO JOSÉ BALLONE

________________________________________

NOTA:
Para bom entendedor, é claro que aqui a superstição espírita e todos os seus ramos espiritistas, espiritóides se encaixam perfeitamente, portanto, todo cuidado é pouco. Saúde!

LUIZ ROBERTO TURATTI.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui