Usina de Letras
Usina de Letras
46 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A Sombra de um Pé de Cana -- 06/11/2008 - 11:03 (Antonio Jose Laurindo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Eu cresci à sombra de um pé de cana, não que um pé de cana seja uma árvore mas um pé de cana produz sombra suficiente como uma pequena árvore.

Quando ainda pequeno, com apenas 7 (sete) anos de idade, minha mãe me levava consigo para a lida no corte da cana, pois não tinha com quem me deixar, entre um sono e outro uma amamentada e outra eu ajudava minha mãe limpando a cana crua para ela cortar ou mesmo amarrando os feixes para serem transportado para o engenho.

Eu cresci à sombra de um pé de cana,
Em uma época em que não se discutia o trabalho infantil, o trabalho escravo e a exploração do trabalho do menor, pelo contrário o trabalho infantil era um reforço na ajuda da renda familiar.

Eu cresci à sombra de um pé de cana, esta mesma cana que tomou conta de toda a região mais rica do País, essa mesma cana que hoje é responsável pela maior geração de emprego no País.

Eu Cresci à sombra de um pé de cana e dela tirei toda a minha força, a minha vontade de vencer na vida, a vontade de estudar de me tornar um homem capaz de crescer com a cultura e a especialização profissional.

Todos em minha família cresceram à sombra de um pé de cana, de milho, de café, de laranja, de manga, de goiaba de amora de tantas culturas que hoje já não vemos mais.

Mas eu cresci à sombra de um pé de cana que ainda hoje aí está dando sombra e esperança a tantos de nossos compatriotas, riqueza a tantos usineiros e sustento a tantos trabalhadores.

Eu tenho orgulho de Ter sido chamado um dia de "Pé de Cana" como se chamavam os cortadores em nossa época, hoje é "bóia fria".

Laurindo (Direitos Autorais Reservados)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui