Usina de Letras
Usina de Letras
94 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Apagando os Riscos do Brasil -- 15/04/2003 - 10:26 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O Risco Brasil

(por Domingos Oliveira Medeiros)



Copa do Mundo. Brasil bom de bola. Copa da zebra. Da zebra riscada. Do risco Brasil. A Copa da Bolsa. De vários valores. Valores morais. E também parciais. Valores capitais. Valores relativos. Valores absolutos. Valores anormais. Valores ativos. Valores em dólares. E também em reais. Mas ganhamos a Copa. A Copa do Mundo. Eu sou brasileiro. Não me chamo Raimundo. Mas gosto do jogo. Quando é bem jogado. Na Copa vou fundo. E gosto do hino. O Hino Brasileiro. O belo poema. O mais verdadeiro. Que arrepia e orgulha. O povo brasileiro. E também a brasileira. Que ainda admira. Altiva a tremular. A nossa bandeira.



Apesar de todos os riscos. E de todos os rabiscos. Do risco Brasil. Do risco preparado. Do risco de mentirinha. Do risco que é publicado. Do risco antecipado. De quem ganha dinheiro. Arriscando um trocado. São cartas marcadas. De um jogo jogado. O jogo especulativo. O jogo do capital. Que já tem campeão. Que não perde um tostão. Que a todos induz. Que corrompe a nação. E nada produz. Nem um pé de feijão. De milho e cuscuz. O povo está cheio. De tanta exploração.



Vamos montar outro time. Uma outra seleção. Muito melhor do que essa. A seleção canarinho. Vamos unir nossa gente. Vamos mudar de ninho. Chega de pelicano. Chega de pombo correio. Chega de tanto tucano. Vamos aprender a votar. Em toda e qualquer eleição. Não acreditar em pesquisas. Pesquisa de opinião. Opinião distorcida. Pela massificação. Interesses escondidos. Maquiados e fingidos. Vamos fazer o que é certo. Corrigir a distorção. Aprendendo com os erros. Os erros do coração. Do eleitor distraído. Que vota com a emoção.



Vamos ajudar os amigos. Cobrir todo o alfabeto. Cuidar de Antônio e Maria. Passando pelo Fernando. Chegando a tudo que é Zé. Todo Zé paraibano. Aquele lá do sertão. Que está muito precisado. De encher muitos canecos. Com água e alimentação. De freqüentar boa escola. Ter uma boa educação. Prá saber usar o voto. O voto de campeão. Dar um basta nessa turma. Acabar a especulação. Mudar toda a economia. Reformar a opinião. Fazer tudo o que se deve. E também o que devia. Distribuir mais a renda. Mais justiça social. Cuidar bem de nossa saúde. Combater a violência. Garantir nossa merenda. Emprego pra todo mundo. Aumentar a produção. Investir no nosso povo. Voltar a crescer de novo. E ser uma grande Nação.



Domingos Oliveira Medeiros

14 de abril de 2003

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui