Usina de Letras
Usina de Letras
173 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Historias do meu Brasil-1 -- 25/10/2008 - 10:19 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Histórias do meu Brasil-1 Maine Valleri
25-10-2008


Quase todas me foram contadas por amigos.Um deles,de Sao Paulo,Murilo Marcondes, que me disse:
"A nossa historia começa nos anos 60.Um tempo nostálgico e romàntico quando o Cambuci então era um bairro na concepção da palavra(operário,segundo explicou).Foi quando,lá para as bandas da rua Muniz de Aragão foi que nasceu então - bem às margens do córrego do Mikail - ,a mais sofisticada organização,o chamado império Muniz de Souza.Assim,sem muitas pretensões...
No começo acho que muita gente nem imaginaria que um espólio tão grande como dos Migliano se esfalelar-se-ia em tão pouco tempo. .Conta a lenda - diz ele - que um jagunço,cabra macho,tenente lamparina na época,ressurgido das cinzas,lá se acomodou.
Lembro bem do dia - diz Murilo -a confusão,o sangue subindo.Na ápoca,não entendi nada,só vi um velho forte que apanhou muito e que chama-se Estrela e acabou expulso do seu estacionamento.E lá se vão 17 anos.E então subiu o tenente,que se tornou forte,poderoso,até evangélico o cabra virou.Homem ignorante,astuto,matreiro,nunca estava por perto na hora da confusão:só uma vez foi que vacilou e o apagado ele apagou.E lá se foi este anti-heroi pagar por seus crimes.Mas sempre comandou.Tinha tambem o General Holofote,primeiro e único,empreiteiro famoso,tambem muito bem patrocinado,tinha até político beijando sua mão.
Com tudo isto,pensei muitas vezes:como pode tanta corrupção? Mas o general Holofote tinha uma arma escondida,um trunfo:a força das mulheres! É verdade,os camaradas que trabalham para ele sempre foram idiotas,iletrados,fracos ou dependentes químicos.Então,quem sobra? E eu me pergunto:no episódio macabro quem saqueou a Escola Base?
E o general Holofote deu a ordem e as mulheres choraram pelas criancinhas abusadas sexualmente...
E quem está por tras de tudo isto?"
Uma história paulista....
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui