Usina de Letras
Usina de Letras
70 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Vacas -- 23/02/2001 - 08:33 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Esta conversa toda de vaca louca me fez lembrar que a vaca sempre esteve presente em nossas vidas. Genericamente, fornecendo leite e bosta para matar mosquito. Não bastasse isto há ainda algumas vacas famosas. Mimosa, por exemplo, é uma vaca que está presente no passado de todos. Quem não lembrará de uma vaca Mimosa? Só os tristes, que não tiveram, infància. Tem a vaca preta, mistura de pepsi-cola (pode ser coca-cola também) com sorvete. Outros lembrarão da vaca amarela, nacionalista, mistura de sorvete com guaraná. Claro que qualquer uma há de lembrar de alguma vaca malhada que tenha frequentado sua infància, ainda que apenas em livros. Que eu me lembre há ainda a vaca que foi pro brejo e a famosa vaca atolada. Pode-se ver portanto que a vaca é uma personagem importante na vida de todos, praticamente uma instituição nacional. Agora vem alguns canadenses caluniar nossas vacas. Logo eles que pareciam tão bonzinhos. Deve ser o frio deste ano, congelando os neurónios. Dizem que tem o mal da vaca louca, como as inglesas e européias em geral. Acho que não, Vaca Louca deve ser o nome de alguma nova bebida que misture cachaça com leite, uma pitada de café, mel e pimenta do reino. Originalmente não tinha mel, mas como dizem que mel é bom para isso e aquilo, acabaram por incluí-lo.

Calúnia, difamação, falta de sensibilidade, interesses escusos, preconceito. Vaca louca é a ... Bem, deixa pra lá, não podemos perder a cabeça.

A vaca, todos sabem, tem este jeito simples de ser, silencioso, conformado, no pasto ou no brejo. Com aquele olhar suplicante, fica lá ruminando, horas seguidas. Que pensará a vaca enquanto rumina? As cotações na NASDAQ, encomendas de aviões. Talvez no leite das crianças. Quem saberá? (a vaca é claro, mas vaca não fala, não escreve e muito poucas tem o dom da telepatia). Há quem diga que vaca não pensa, mas deve ser um canadense disfarçado.

Eu sou dos que são gratos às vacas. Além do leite, dão aos humanos o hábito da reflexão, melhor dizer introspecção. A vaca, dispensada pelos fazendeiros de procurar comida, fica ali, parada, fazendo leite e bosta em abundància. Enquanto isto vai pensando na vida e talvez seja isto que os canadenses não perdoem. Nestes tempos, não há vaca bem informada que não tenha medo de canadenses e há mesmo algumas que ameaçam os bezerros fujões. "Volte logo se não o canadense te pega". Pior que o medo é o sentimento de rejeição por que estão passando. Uma tristeza.

De tanto falar em vaca, acabei lembrando de uma que bem poderíamos mandar pra eles. Trata-se da vaca amarela. Não, não a do sorvete, refiro-me àquela que cagou na panela.


Escrito em 10.02.2001
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui