Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Je Ne Regrette Rien -- 11/10/2008 - 19:47 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Je Ne Regrette Rien


E assim como a velha canção francesa me passa inspiração para a alma, hoje resolvi passá-la, aqui nesta crónica, não apenas para os que a lerem com os olhos, mas também para o que assim fazem com o coração. Afinal, Edith Piaf foi a interpretação da pura poesia em forma de canção.
Nunca se falou tanto em liberdade de expressão como atualmente. Dos quatro vértices do planeta ouve-se com certa frequência que a modernidade trouxe para próximo do homem a possibilidade de pecar e, às vezes, de ser punido por isso, quando o pecado cometido ferir assim a liberdade de outros.
Bem, as mais diversas culturas, é claro, se encarregam de tecer suas próprias regras e com isso proclamar, para os _inquilinos de sua geografia, o que é correto (permissível fazer-se) ou incorreto (o oposto).
Procuro ouvir os meus passos em tudo o que eu faço, pensando assim estar fazendo algo de bom para os outros e depois para mim. Assorear nossa vida com egoísmos mesquinhos não deve ser cultivado por ninguém.
Tenho reconhecidamente dentro de mim o prazer de ter, gratuitamente, desde um pór-do-sol ao próprio ar que respiro. Ganhei certo dia o direito de viver, de possuir uma personalidade e de existir como um indivíduo da espécie humana. Tenho, portanto, a obrigação prazerosa de zelar no íntimo do meu olhar por esse aspecto dadivoso da natureza divina para comigo mesmo. Incontestavelmente sou proprietário de tudo isso. Dou-me parabéns e continuo com a crónica.
Quem terá dado todo o encanto da voz e do olhar de Edith Piaf? A mesma natureza que me permitiu cultivar certa ansiedade dentro dessas reflexões que faço e, comodamente, socializar com os leitores que se dispõem a ler-me. A vida é feita dessas pequenas grandes cousas.
Eu venero minhas amizades e aprecio encontrá-las vivas dentro de minha alma. O espetáculo vívido que essa percepção nos oferece é o que nos gabarita a acreditarmos que somos a melodia de Deus.
Precisamos de que as coisas boas do passado sejam repatriadas dentro de nós e o romantismo renasça revigorado e pleno. O homem está, cada vez mais, impedindo-se de ser simplório e belo como deveria realmente sê-lo. Há um determinado vácuo dentro de cada um, deszelado e ignorado. A violência tem nos roubado o tempo com o qual deveríamos estar achando o passado interessante que priorizamos esquecer. O melhor da vida é reaprendermos com os reolhares e o cultivo das nossas melhores experiências de vida. A alma chora quando apenas o corpo vê. É carecido voltarmos para o passado e dele retrazermos todo o amor descuidado e esquecido que não nos incomoda tanto de ele não ter sido largado ao léu de nosso mais íntimo desprezo.
Já ouço muito a canção na voz de Piaf! Seus olhos azuis traduzem além da melodia. Estou pronto para saudosamente saudá-la dentro de mim para só agora nesta crónica e através dela publicar o meu alvissareiro carinho com esse "belo" do passado, muito esquecido por nós.
Desde pequenino aprendi a admirar o idioma francês através das belas apresentaçõesque a alma de minha amada e saudosa mãe costumava fazer à frente da minha Edith Piaf à qual me apresentou. Foi amor à primeira vista. Duas grandes mulheres que passaram por minha vida e deixaram as essências de suas próprias essências, o que não tem me permitido esquecer o passado saudoso, no qual a alma era bem maior que o corpo, diferentemente dos dias de hoje.
Finalizo esta crónica ouvindo Je Ne Regrette Rien lembrando-me da própria alma da vida como um todo. Vale a pena o amigo leitor ouvi-la também e posicionar-se reflexivamente sobre esse tema tão permissivamente atual. O hino ao amor na voz de Edith Piaf é duplamente belo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui