Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Grafologia - Um instrumento para o autoconhecimento -- 10/04/2003 - 19:43 (Linda Cidade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A grafologia ganha espaço nas organizações, já que é utilizada para que a empresa tenha conhecimento dos funcionários, se eles estão no lugar certo ou não, além de proporcionar oportunidades de melhoria e aproveitamento do potencial de cada um.



Lucilene Faquim



Torna-se cada vez mais importante a participação e o envolvimento das pessoas no meio de tantas mudanças e transformações por que passam as organizações, já que é necessário se adaptar, rapidamente, ao novo cenário. No entanto, a empresa precisa ter cuidado na escolha e remanejamento de funcionários para que haja um bom desempenho profissional. Este resultado só será possível se o indivíduo possuir conhecimento de suas habilidades e dificuldades. A grafologia, embora recente no mundo empresarial, vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações, no sentido de ajudá-las a descobrir suas necessidades. Antes restrita apenas à área de seleção de pessoal, hoje sua aplicação envolve, dentro da área de RH, a identificação de potencial, planos de carreira, promoção interna, necessidade de treinamento, autoconhecimento, correção de desvios de desempenho e orientação profissional. Além disso, a grafologia também é utilizada na área criminalística, médica, familiar, entre outras.



Para a grafóloga Maria Lucia Mandruzato, diretora da MLM Performance Empresarial e autora do livro "A Grafologia e a Empresa: Como as Empresas estão Tirando Proveito - Aumentando seus Resultados", a utilização da grafologia tem crescido devido sua eficácia de resultados e o custo baixo da aplicação. "Esta ciência vem contribuindo para que a empresa tenha conhecimento dos funcionários, proporcionando oportunidades de melhoria e aproveitamento do potencial de cada um", explica. Isto tem proporcionado às empresas a diminuição das possibilidades de erros, ampliando as condições de implementação de estratégias e planos de ação com absorção dos resultados esperados, pois estarão explorando todo o potencial dos funcionários. Outro aspecto destacado por Maria Lucia, em relação à obtenção de resultados positivos para o negócio, está centrado na necessidade da empresa de encontrar a pessoa com características correspondentes ao cargo. "Quando todos os funcionários estão nos cargos certos, cresce as chances de ampliar os resultados", argumenta a grafóloga.



Felipe Pierry, professor de grafologia e diretor do Instituto Felipe Pierry, diz que 60% da utilização dessa ciência é voltada ao processo de seleção de pessoal para admissão. Como vantagem, Pierry aponta a fidedignidade da avaliação e a facilidade de aplicação. "Ao contrário dos inúmeros testes psicológicos, que muitas vezes causam um certo constrangimento e tensão, a grafologia não expõe tanto o indivíduo", diz. Para ele, o grau de envolvimento dos funcionários ao processo organizacional depende do conhecimento que possuem de si próprio. O professor aconselha as empresas que adotam esta ferramenta como um instrumento de avaliação do processo organizacional, que levem os resultados do laudo grafológico ao conhecimento dos funcionários. "É uma oportunidade das pessoas conhecerem suas capacidades e limitações sobre determinados aspectos e situações", conclui Pierry, ressaltando que através da identificação das potencialidades, habilidades e motivação, as pessoas poderão visualizar suas qualidades e suas limitações que ainda precisam ser desenvolvidas e trabalhadas.



A Commiment Consultoria e Serviços, que utiliza a grafologia em processos de seleção, vem obtendo resultados significativos, segundo Alessandra Dolalice Ruffo, psicóloga da empresa e com experiência de dois anos com a técnica. "A análise grafológica proporciona à empresa toda a descrição necessária da pessoa, inclusive se o perfil é compatível ao cargo ou função oferecida. Para o candidato, dá condições de conhecer suas dificuldades e trabalhar para melhorá-las", garante. Alessandra alerta ainda os usuários para a falta de profissionalismo de alguns grafólogos, "que fazem cursos rápidos, produzindo laudos irresponsáveis".



Na Láctea Aparelhos Científicos e Eletrônicos, a grafologia é utilizada há seis anos aproximadamente e vem sendo uma forma, segundo o diretor da empresa, João Carlos dos Santos, de selecionar pessoal com mais segurança e rapidez. Além da área de seleção, a Láctea recentemente aplicou os testes grafológicos em todos funcionários para avaliar o perfil da pessoa com as exigências do cargo que ocupa. "O resultado foi satisfatório, não tivemos problemas de inadequação do quadro funcional", diz. Quanto ao funcionário, Santos argumenta que a grafologia funciona como uma forma de conscientização de sua personalidade e características no desenvolvimento das atividades.





Serviço: MLM Performance Empresarial (011) 5561-3701; Instituto Felipe Pierry (011) 458-1159; Commiment Consultoria e Serviços (011) 573-3323, Láctea Aparelhos Científicos e Eletrônicos (011) 278-3181



Aplicação e resultados



Mostrar os resultados práticos da aplicação da grafologia no dia-a-dia de uma empresa ou mesmo no cotidiano das pessoas foi a intenção da grafóloga e escritora Maria Lucia Mandruzato com o livro "A Grafologia e a Empresa: Como as Empresas estão Tirando Proveito - Aumentando seus Resultados". A obra aborda as áreas de aplicação e os resultados obtidos pelos que a utilizam, além de suas bases de interpretação, que permitem identificar as características de personalidade, inteligência e habilidades das pessoas, possibilitando o conhecimento dos indivíduos no trabalho ou no meio social. Outro fator apresentado é a possibilidade de chegar às relações interpessoais de qualidade e uma melhor adaptação ao meio ambiente. Por outro lado, ela identifica, também, as barreiras que estão impedindo a obtenção de um bom desempenho, sendo considerada como um instrumento importante no diagnóstico do trabalho a ser desenvolvido para a melhoria do processo.



Publicado em RH EM SÍNTESE 13 NOV/DEZ 1996 - ANO II - PÁGINA 68 E 69
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui