Usina de Letras
Usina de Letras
106 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Variante do Verbo "Ficar" -- 10/04/2003 - 15:52 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
<

O Verbo “Ficar” Entre os Políticos

(por Domingos Oliveira Medeiros)





O “ficar” mais famoso e antigo que conheço é o Dia do Fico. Lá pelos idos do Império, em que D. Pedro I, pelo que dizem os historiadores, resolveu atender ao pedido de seu fã clube, e acabou ficando no Brasil; e, junto com ele, sua fama de “paquerador. Coincidência ou não, o fato é que, com o tempo, o sentido do verbo voltou às suas origens. Ou seja, a ação do verbo agregou mais um outro sentido.



Assim como D. Pedro I que, na sua época, já “ficava” com o sentido que hoje se empresta ao verbo. “FICAR”, agora, não significa mais ficar. Ficar, hoje, é quase um ”não vir”. Está mais para ir embora. Ficar é, na verdade, não ficar.



E, com isso, o mundo deu um giro de cento e oitenta graus. Ficou de cabeça para baixo. Mudaram-se, radicalmente, crenças e valores; hábitos e costumes. O que se dizia antes, hoje significa exatamente o contrário. É como utilizar o dicionário de sinônimos ou de antônimos, indiferentemente, sem que isso possa trazer qualquer prejuízo à compreensão.



Há, por conta disso, uma certa indiferença em relação as coisas. Apenas os ditames da moda permanecem como antes. O que for imposto pela moda, todos tendem a obedecer. . É ponto de honra para o grupo. Caso contrário, o estranho estará fora do contexto de sua tribo. É sinal que o indivíduo não está “ligado”. Ligado aqui, também, com outro sentido. Menos o de ligado, propriamente dito. Quer dizer, quem estiver ligado, nos dias de hoje, estará, com certeza, totalmente desligado. Ligou?



Sacar, também não tem nada a ver com o vôlei. Nem com o sistema bancário e tampouco tem a ver com o puxar de armas, facas e pistolas. Apesar de que, sacam-se armas de verdade, em bancos, para saques indevidos; são os assaltos por conta da violência de nossos tempos. Principalmente nas grandes cidades, onde a língua falada junto ao sexo, as drogas e a violência, de modo geral, criam expressões cada vez mais incompreensíveis. Notadamente da parte dos jovens.





Assim,.”ficar” significa uma relação que inclui “amassos” (nada a ver com lataria de carro batido) , carícias e sexo, basicamente. Sem qualquer tipo de compromisso. Pode-se, inclusive, numa mesma festa, “ficar”com vários parceiros. Em questão de minutos. E às vezes nem tanto. Tudo é aceito “num a boa”.



E este fato linguístico, por assim dizer, ultrapassou o campo restrito aos jovens e passou a integrar o mundo da política.



A partir das últimas eleições, a nova linguagem ficou com força total. E, paradoxalmente, serviu até para dar uma certa “racionalidade” ao que vem sendo praticado em relação às famosas coligações partidárias.



O PT , todos estão lembrados, anunciou que iria “ficar” com o PL. O PMDB “ficou” com o PSDB. E o PFL, tudo indica, é o que mais abusará do “ficar”. Uma hora, disse que iria ficar com o PSDB; outra hora, pendeu para o lado do PT; E, por fim, acabou dizendo que não iria ficar com ninguém. Antes só, do que mal acompanhado.



Em alguns Estados, vale lembrar, o PMDB acabou ficando, temporariamente, com o PDT.



Houve de tudo naquela eleição. Inclusive indícios de “ficar” entre o PT e o Partido do Garotinho.



Depois, - eu previa isto na época -, vai ficar muito difícil saber quem é o pai da criança. Isso se essas coligações durarem mais do que o previsto. Acho que não. Depois das eleições, tal como no “ficar” de fato, cada qual vai pro seu lado. E quem vai ficar na mão, com certeza, será o povo brasileiro. E ainda vai “dançar”, não de alegria, mas de tristeza, prá variar.



E parece que eu estava adivinhando. Vou ficar por aqui.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui