Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cruzada Moderna -- 10/04/2003 - 01:50 (Francis Rubens) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os dias de hoje possuem algo de medieval, principalmente em relação às cruzadas.Reis conquistadores se aventurando em terras no oriente, guerreando contra os infiéis em nome de Deus. Eram jornadas justificadas com romantismo que criaram vários heróis e santos para os diversos reinos que almejavam salvar a terra santa.



Aí que nasce a semelhança, um grande império , um homem vivendo seus dias de rei em uma cruzada ao oriente a fim de delegar as ordens de Deus, estabelecer a paz e salvar esse povo pagão. Esse rei também deseja criar heróis, fortalecer a sua imagem de líder forte e corajoso assim como elevar a um grau divino toda a corte que o acompanha. Ele além de tudo quer mostrar que tem poder para enfrentar qual quer inimigo em nome da liberdade.



Acontece também uma similaridade interessante entre estes momentos históricos, nos dois existem razões econômicas por trás de todo idealismo e boa vontade dos atacantes. Na idade média, as incursões ao oriente médio tinham a finalidade de conseguir mais terras (que a era o bem mais valioso da época) para nobres sem propriedades. Hoje a disputa é pelo controle de uma das maiores reservas de petróleo do mundo. O governo dos EUA além de tentar desviar a atenção de sua gritante incompetência de gestão interna (a qual vem fazendo o dólar se desvalorizar diante do Euro, responsável pelo crescimento do desemprego e queda das suas principais bolsas de valores) ainda quer o controle das diversas “minas de ouro negro”.



Mas há uma grande diferença nas duas situações. No que se refere às cruzadas medievais, seus líderes eram também combatentes, também empunhavam suas espadas e corriam certos riscos. Na atualidade há uma grande diferença entre o preparo e armamentos dos dois exércitos em conflito, além da tecnologia impedir um combate corpo a corpo. De um lado um “rei” se esconde enquanto o outro assiste via satélite seus mísseis matando indiscriminadamente (soldados, civis, inimigos e amigos). Inclusive, os Sr. George W. Bush, já se negou a ir para a guerra de Vietnã e este é um ponto que nega a esta “cruzada atual” o grau de romantismo das de outrora. O rei Ricardo era conhecido como “Coração de Leão” e Bush como será conhecido na história?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui