Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Nove de abril de 2003 -- 09/04/2003 - 21:39 (Ricardo Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nove de abril de 2003

Ricardo Oliveira



Vinte e um dias após intensos bombardeios a população de Bagdá saiu às ruas para comemorar.



Difícil saber o que comemoram...



Comemoram a queda do regime iraquiano agora em novo projeto de outra ‘regência/tutela’?



Comemoram a chegada dos libertadores que fizeram a maior destruição e maior número de mortos na última década na região?



Comemoram o fim dos bombardeios diários sobre uma Bagdá desarmada?



As imagens, ainda que editadas e induzidas pela reportagem adjacente será sempre forte. Como a escrita, a fotografia/cinema, também é Arte. Tem sua linguagem própria que é decodificada através de quem lê ou vê.



Deixemos um pouco de lado as ilações do passado em que tropas alemãs chegavam triunfantes, em Paris, a desfilar sob o Arco do Triunfo e outras tantas ‘vitórias’ para que o tempo/história traga os fatos aos historiadores e cientistas sociais para que cada um dê a eles as cores de suas bandeiras.



‘GUERRA É(traz)PAZ’. ‘PAZ É(traz)GUERRA’... Poucos leram as mensagens do “GRANDE IRMÃO’ que controlava a sociedade desenhada por George Orwell em seu livro 1984. Talvez seja apenas mera literatura... como Júlio Verne em 20.000 Léguas Submarinas, Viagem à Lua...



A mensagem foi dada e os vencedores não podem voltar para suas casas para comemorar. É preciso consolidar a libertação. Eles, iraquianos, não sabem usá-la...



Além de tudo o que já foi anunciado haveremos de aprender grandes lições.



Novo palco agora e os mesmos atores, enredo e gênero na peça que precisa se auto justificar: Desafio, Choque e Pavor.



Ricardo Oliveira



REVISTA VIRTUAL



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui