Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Lógica da Venda - Network -- 09/04/2003 - 12:36 (Linda Cidade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
por Paulo Silveira



Ninguém é auto-suficiente, ninguém consegue progredir profissionalmente se não for capaz de conviver em sociedade de forma harmônica, e trabalhar em conjunto com outras pessoas.



Mesmo assim, esses são pré-requisitos absolutamente básicos, afinal considerando o cenário atual de mercado, pode-se dizer que estamos na era da velocidade; as distâncias entre um ponto e outro do globo se tornaram muito mais acessíveis (principalmente de forma virtual), novos produtos e serviços são criados a cada instante; as informações surgem e mudam constantemente; os clientes querem cada vez mais e com mais rapidez, um produto de melhor qualidade, e esta exigência feita pelos compradores resulta em uma exigência muito maior por parte das empresas na hora de contratar seus funcionários. Pede-se também que eles possuam boa comunicação, capacidades de liderança e durante sua permanência na empresa é vital que seu funcionário mantenha um bom relacionamento com sua equipe, as outras equipes, seus clientes e fornecedores, caso contrário, num corte de custos ele pode estar no topo da lista.



Qualquer ser humano seria incapaz de levar uma vida saudável sem se relacionar com outras pessoas, o isolamento total ou mesmo parcial da sociedade seria extremamente danoso a qualquer um. Na vida profissional o mesmo ocorre, e de forma muito mais acentuada, nós temos que lidar com várias situações que exigem grande empenho e que na grande maioria das vezes não conseguimos resolver sozinhos, e precisamos de ajuda, o fato é que: nem sempre sabemos com qual pessoa precisamos exatamente nos relacionar, mas temos certeza absoluta que precisamos de alguém.



Certa ocasião, em uma palestra na qual eu estava auxiliando na apresentação, o assunto em pauta era justamente relacionamentos interpessoais no trabalho, e o palestrante lançou ao público a seguinte questão: "Alguém aqui presente NÃO depende de se relacionar com ninguém em sua profissão?" Curiosamente, e para a surpresa de todos que estavam no auditório, um homem de terno e gravata, por volta dos seus 40 anos levantou sua mão de forma extremamente decidida e contestadora:



- Eu não preciso posso ficar o tempo todo trancado em minha sala particular e consigo fazer todo meu serviço muito bem e sem problemas - disse ele.



Intrigado com a convicção do homem, mas certo de que o ponto de vista auto-suficiente dele estava equivocado, o palestrante perguntou-lhe que profissão ele exercia:

- Publicitário - respondeu ele triunfante.

- Muito bem... por gentileza responda-me algumas coisas. Você precisa passar a outras pessoas?

- Sim

- Precisa fazer contatos com mídias de comunicação/

- Sim... É lógico!

- Precisa averiguar a satisfação de seus clientes?

- Preciso! O sucesso do meu trabalho depende disso.

- Então creio que o que você mais faz, apesar de permanecer em seu escritório, é justamente se relacionar com outras pessoas, mesmo que elas não trabalhem diretamente PARA você, elas trabalham indiretamente COM você!



Como vai seu Network



Segundo os vários estudos de Inteligências Múltiplas realizados, e várias outras pesquisas feitas com base em seus dados, conclui-se que os relacionamentos Intrapessoais e Interpessoais recebem atenção especial, e revelam ter grande influência no desenvolvimento de todas as outras inteligências, portanto sendo uma pessoa carismática, interessante, com uma personalidade e ideais definidos, e que saiba manter bons relacionamentos, você irá ter a sua disposição uma ampla gama de diferentes recursos e opções que estarão ao seu alcance; mais oportunidades surgirão, e de modo bastante natural, você terá a quem recorrer quando for preciso, será lembrado, e as pessoas irão criar um vínculo de comprometimento com você.



Quantas pessoas que você conhece que sabem que podem contar com você quando for preciso?



Elas realmente estão certas, ou "na hora H" você irá sair pela tangente e recusar-lhes um favor que está ao seu alcance, e que exige pouco esforço da sua parte?



Quantas pessoas que você conhece estão aptas e dispostas a ajudá-lo quando for necessário e farão isso de bom grado?



Será que você realmente possui network? Ou você apenas recorre àqueles velhos conhecidos (com quem você não fala há muito tempo) apenas quando está com a "corda no pescoço"?



Criar e manter um network fiel é o resultado de uma vida inteira trabalhando bons relacionamentos, buscando sempre estabelecer e expandir uma rede de contatos, uma vida inteira indagando o que você pode fazer pela outra pessoa e se importando com elas.



Possuir um network compreende manter um relacionamento além dos negócios, significa transcender as relações de compra e venda e criar amizades verdadeiras que possuam reciprocidade equivalente de atitudes. Através de suas habilidades de relacionamentos interpessoais você pode criar uma rede de contatos que sempre que possível irão ajudá-lo, seja com ações ou informações, mas como primeiro passo o que você deve fazer é sempre manter o contato ativo e estar disposto a colaborar com o que for preciso e estiver ao seu alcance.



- Somente ter talento e grandes habilidades não será suficiente para garantir sua sobrevivência no atual mercado de trabalho, se você não souber como e para quem vendê-los.



- Buscar novas informações, participar de cursos e realizar treinamentos é vital para aprimorar qualidades profissionais, porém colocá-las em prática sem que haja alguém para admirá-las, e sem colocá-lo em evidência, não irá gerar grandes resultados, e novas oportunidades irão depender da sorte e do acaso para surgirem, e esperar por isso pode ser muito perigoso, para sua carreira e sua empresa.



- Não se apóie na política da empresa, pensar que por que você tem 20 anos de casa, demiti-lo trará grandes prejuízos à companhia é um grande equívoco. Substitui-lo por alguém que possua excelente comunicação, carisma, bons relacionamentos, um interessante mailing de clientes, e principalmente, uma forte rede de contatos, e foi indicado à diretoria com ótimas referências pode cobrir todos os gastos gerados pela sua demissão e além do mais, resultar em lucros muito maiores.



- Você pode ser confiante, confiável, leal, competente, bem instruído e muito bem treinado, porém somente isto, não será suficiente. Se você pretende se manter e crescer no mercado você irá precisar de muito mais:



Você irá precisar de uma rede de contatos, de um verdadeiro, e muito eficaz network que irá ajudá-lo a resolver desde pequenos problemas do cotidiano até a triunfar perante os grandes desafios que lhes são impostos. Sua rede pode lhe fazer propostas, fornecer indicações, recomendar um treinamento, fornecer estadia em outra cidade, estado ou país; prestar auxílio financeiro, entretenimento, ou simplesmente lhe dar uma carona para o trabalho em um dia de chuva.



Sem os infinitos recursos favoráveis que uma rede pode proporcionar a você, se tornará muito mais difícil e complicado encontrar um cliente, fazer um novo contato, conseguir um emprego, encontrar um bom médico, trocar de carro, ou mesmo fechar aquela mega proposta que é muito importante para a empresa, e pode alavancar sua carreira profissional de forma praticamente imensurável.



Como e por que investir em um network



A seguir daremos 10 regras de ouro aprendidas e praticadas nas maiores empresas do mundo e em muitas as sociedades secretas.



1) Uma rede pode compensar suas fraquezas e fazer com que suas capacidades sejam ampliadas.



"Por mais inteligente que você seja, por mais talento que você possua, você não conseguirá fazer tudo sozinho" (Harvey Mackay).



É justamente onde terminam seus limites que sua rede entra em jogo, ninguém é capaz de fazer tudo, mas todos possuem algumas habilidades especificas que desempenham muito bem. Portanto, desenvolvendo um network você amplia indiretamente suas capacidades, pois, apesar de você não estar apto a realizar alguma tarefa, alguém que faça parte de sua rede estará, ou pelo menos, saberá lhe indicar alguém capaz. Seu tempo se expande, sua organização aumenta e sua agenda ganha mais espaço para que você cuide de negócios de maior importância e que pedem que você esteja envolvido de forma exclusiva. Você poderá participar de eventos com maior freqüência, e fazer novos bons contatos que futuramente podem ser incluídos em seu network, e ainda descansar mais e evitar o estresse. Maiores oportunidades surgirão e você estará apto a abraçá-las, afinal com seu network em ação suas habilidade aumentam, e suas limitações e pontos fracos tornam-se cada vez menos incômodos.



2) Sua rede pode avaliar e testar seu trabalho antes que você o coloque em prática



Quando estamos assistindo a uma apresentação, vendo um filme, participando de uma conversa, etc; nossos sentidos se tornam altamente perspicazes e crítico, e como é da natureza humana nos prendemos mais nos defeitos do que nas qualidades daquilo que observamos. Logo, uma gafe cometida, um detalhe exposto de forma exagerada, uma roupa não condizente com o ambiente acabam deixando uma imagem negativa fixada em nossas mentes.



Entretanto, quando somos nós que estamos nos bastidores, ou seja, realizando projetos, traçando metas, planejando uma apresentação, etc; esse aguçado sentido crítico parece nos abandonar quase por completo, e nos tornamos, altamente suscetíveis de cometer erros talvez irreparáveis, e fazemos isso sem mesmo nos dar conta.



Uma rede de contatos se preocupa com você e sua imagem, e não deixará que você cometa erros que o prejudiquem. Então quando estiver preparando um novo projeto, indo a uma entrevista de emprego, ou principalmente que for realizar uma apresentação em público, recorra ao seu network e peça-lhes para fazerem uma rigorosa avaliação e lhe dar um feedback (retorno), isso irá ajudá-lo a identificar pontos fracos e defeitos que devem ser corrigidos ou eliminados, e pontos fortes e qualidades que devem ser expostos com maior evidência e destaque.



Use-os como um oráculo de sabedoria e peça-lhes conselhos e opiniões sempre que necessário e possível, mesmo que VOCÊ esteja completamente seguro daquilo que está fazendo, não arrisque, previna-se consultando sua rede de contato.



3) Use sua rede para investigar o "inimigo"



Mostrar real interesse nas pessoas é o passo inicial para fazer amigos e criar um network, da mesma forma que conhecer o inimigo (concorrência) e saber seus passos é fundamental para sobreviver no mercado.



Existem várias maneiras de se fazer isso, contudo, a mais simples, barata e eficaz é através do seu network. Esteja sempre um passo a frente do seu "inimigo", por quê só assim você será capaz de preparar uma defesa antes mesmo que algo seja feito contra você ou sua empresa. Como fazer isso? Conheça seu inimigo como a palma de sua mão, intere-se da estrutura dele, da organização, métodos e processos, estratégias de marketing etc.



Para obter essas valiosas informações, você pode se valer de seu network de infinitas maneiras por inúmeras fontes.

Vamos analisar essas possibilidades através da estrutura de sua rede de contatos



Através dos seus clientes: Eles são a base para realizar sua pesquisa, descubra com eles por quais razões eles preferem o seu produto/serviço ao da concorrência. Pergunte a eles por que seu produto é melhor. Seu serviço é mais rápido?

O atendimento oferecido pela sua empresa é de melhor qualidade e é feito de forma customizada? Ou é pelo simples fato deles serem seus amigos e fazerem parte de sua rede?



Aproveite a oportunidade e pergunte a eles também quais motivos poderiam levá-los a trocar sua marca pela da concorrência, descobrindo isso, aja o quanto antes para evitar perder seus cliente e até mesmo parte de sua rede.



Os clientes da concorrência: Com eles você deve fazer o processo inverso do descrito acima. Procure saber o que faz com que eles comprem da concorrência, e principalmente, descubra quais motivos poderiam fazê-los comprar de você, descobrindo-os, faça de tudo para atingi-los, e use sua rede para isso! Assim você irá ganhar um novo cliente satisfeito, enquanto o inimigo perde um. Lembre-se de uma coisa: Você já tem um ponto a favor para conquistar este novo cliente, ele já faz parte de seu network, agora só é preciso fazer com que ele se encante com seu produto, e torne-se disposto a comprá-lo.



Fornecedores do "Inimigo": com eles você poderá obter informações de ouro que podem ajudá-lo a descobrir o faturamento médio da concorrência, o quanto eles estão investindo em determinadas áreas, que novidades eles implantarão em suas estruturas, e o grande trunfo: descobrir quais os novos projetos e ações que estão no planejamento da empresa. E isso será mais fácil do que você imagina. As pessoas adoram falar, principalmente sobre si mesmas, e, ao se auto promoverem, acabam, sem querer, "batendo com a língua nos dentes".



Imagine a seguinte situação: Um contato de sua rede vende computadores, e presta serviços de manutenção para seu concorrente, a empresa X.



Um comprador da empresa X vai até ele e faz um pedido de 5 computadores com processadores Pentium 4 e Windows Xp para serem entregues em uma semana, pois ele irá utilizá-los para instalar um software de cadastros de clientes para se utilizado numa ação promocional de fidelização de clientes que será iniciada em 40 dias.



Se você mantiver um bom relacionamento e um contato constante com seu amigo fornecedor de computadores, essa informação chegará até você de forma natural e você poderá planejar e executar uma estratégia antes mesmo do seu inimigo.



Empregados do "inimigo": Ninguém melhor para conhecer e detalhar informações sobre seu "inimigo" do que quem trabalha para ele, inclua essas pessoas em seu network e induza-as a falar aquilo que você deseja ouvir, use a lei da reciprocidade, eles irão lhe contar algo se você lhes retribuir com informações, mas tenha em mente que você deve colher informações concretas, profundas e detalhadas, mas revele somente coisas extremamente superficiais, óbvias e que não farão a menor diferença, tanto para você quanto para seu contato, entretanto faça com que todo o conteúdo que você estiver transmitindo pareça um grandioso segredo de estado, afinal, se eles estiverem tentando ser inteligentes, também estarão tentando arrancar algo de você. Faça-se de tolo, mas seja muito esperto e meticuloso.



Ex-empregados do "inimigo": Lidar com eles é mais fácil ainda, o primeiro passo é descobrir o motivo do desligamento, se ele resultou em alguma frustração (o que é bem comum, especialmente à curto prazo), procure compensar os danos causados: refaça o seu currículo, indique um novo emprego, ofereça um, ajude financeiramente, consiga um desconto na escola do filho dele (que "por acaso" faz parte do seu network), etc., provavelmente ele irá demonstrar sua gratidão. Quem sabe fornecendo-lhe as informações que você deseja?



Pessoas que convivem com o "inimigo": Além de conseguir informações profissionais, através deste grupo você poderá obter informações referentes ao perfil e personalidade de seu "inimigo", desde coisas simples como: "Tentar falar com ele na sexta-feira a tarde não será nada produtivo, ele fica extremamente irritado e impaciente aguardando o fim do expediente", passando por: "Não ofereça este produto/serviço, ele não gosta dele e acabará se irritando e provavelmente irá destratá-lo. Ofereça aquele, é exatamente o que ele precisa", até coisas do tipo "eles estão montando uma estratégia de marketing para desbancar seu produto, que apesar de não ser o líder de mercado é o que representa maior ameaça para eles".

Esta talvez seja uma das fontes que abrange mais pessoas: funcionários, motoristas, vizinhos, parentes, namoradas, amigos do clube etc.



Inimigos do "Inimigo": Parta do pressuposto que ambas as partes possuem um objetivo em comum, mas com certeza as informações que cada um possui são diferentes, use este fator e promova um intercâmbio de conhecimentos sobre o "inimigo" em comum. Mas tome muita cautela, planeje e execute tudo com extrema meticulosidade, pois tenha consciência de que não é por que vocês estão unidos por um mesmo objetivo que não sejam inimigos, ou que um dia não venham a ser, portanto ao realizar a troca de informações, por precaução estude muito bem seu aliado, principalmente se ele, você e o inimigo que estão combatendo trabalham com o mesmo tipo de produto/serviço, sendo assim tome cuidado redobrado, previna-se contra uma traição e escolha quem será a próxima vitima: você... ou ele...



Através do próprio "inimigo": Seu "inimigo" não somente pode, como deve fazer parte de seu network afinal, mantê-lo por perto é uma ótima estratégia que lhe trará muito mais segurança, estabilidade, e novas cartas na manga.

Conviver com as pessoas nos traz uma visão mais ampla de suas personalidades, permite reconhecer pontos fortes e fraquezas, ficar a par de seus planos etc. Com essas informações em mãos adquirimos a capacidade de prever futuras atitudes que passam a ser vistas como óbvias e totalmente previsíveis. Conviva com seu "inimigo" (seja ele pessoa ou empresa) e conheça-o profundamente, porém revele-se de forma extremamente superficial. Seja frio e maquiavélico e não relute em fazer com que seu inimigo confie em você e o veja como um grande aliado, mas tome muito cuidado e controle suas emoções para não ser traído por elas, tenha o pensamento fixo de que você está lidando com um inimigo e sua sobrevivência depende também do fracasso dele.



Um bom artifício do qual você pode se valer e que resolverá dois problemas com uma única tacada é aproveitar aquele seu funcionário espertalhão que vive querendo passar a perna em você, não produz bons resultados e além de tudo prejudica sua empresa. Pois é, indique-o para o seu concorrente! Ele poderá agir como um homem-vírus que irá infectar seu inimigo com seu negativismo, falta de ética e inveja; ou como um homem-bomba que irá devastar seu novo departamento, minar o mercado de seu inimigo, e implodir a estrutura da empresa.



Quando seu concorrente der conta da praga que possui em seu negócio será tarde, mas mesmo assim ele irá eliminá-la, demitindo o funcionário, que provavelmente irá recorrer a você, e por estar frustrado e descontente lhe trará novas informações, depois de obtê-las, livre-se completamente da fonte, ou ela lhe causará grandes danos.



4) Uma rede expande a outra



Acredite: uma rede de contatos vai muito além do que você pode imaginar, podem lhe trazer benefícios muito maiores do que você espera. Uma rede é um caminho em linha reta que pode ser tomado para chegar a um objetivo. Contudo, para que esses benefícios sejam gerados, é preciso que sua rede seja utilizada com inteligência. Não relute em pedir-lhes apoio, principalmente em situações críticas, mas sempre seja grato, e retribua os favores que lhe são concedidos de um modo que esteja ao seu alcance, isto sairá extremamente barato, considerando a relação custo-benefício, às vezes, só será necessário que você apresente um de seus contatos a outro.



Os contatos de uma são cumulativos, se você souber se valer deles, dificilmente os perderá e seu "network" só tende a crescer seguindo uma progressão geométrica. Imagine que sua rede é composta por duas pessoas, e cada uma delas possuí uma rede de contatos, que por sua vez também possuem dois contatos, e assim sucessivamente. Logo, pode-se concluir que, de acordo com o exemplo acima, você possuí uma rede de contatos diretos composta por apenas duas pessoas, contudo você possui infinitos contatos indiretos provenientes das redes dos contatos do seu "network" pessoal.



5) Uma rede pode favorecê-lo de forma global



Sua rede amplia consideravelmente seu meio de convivência social, sendo assim novas oportunidades irão surgir, você receberá mais convites para interessantes eventos, e irá se relacionar com muitas pessoas que poderão lhe agregar muito.

O âmbito de uma rede não pode ser medido com precisão, pois ela pode trazer resultados inimagináveis. Portanto quanto maior a diversidade de sua rede, maiores são as vantagens que você pode obter através dela. Amplie o alcance de sua rede, procure estabelecer contatos fora da cidade, do país; eles estarão interessados em você, tanto quanto você estará neles. Aumentando o alcance de sua rede você evita de ser pego de surpresa, imagine que sua empresa lhe faça uma proposta de emprego para trabalhar na Suécia, conhecer alguém por lá irá tornar sua estadia muito mais fácil e agradável, afinal é sempre bom ter companhia por perto! Amplie sua visão, pois um mundo global pede de você uma rede global.



6) Uma rede é uma ótima fonte de aprendizado



Uma rede deve ser composta por pessoas especiais e que possam nos trazer algo de inovador e positivo, que pode vir na forma de informações, convivência e experiências vividas em conjunto. Esses relacionamentos acabam indo além dos negócios, e criando grandes vínculos de amizade. Sendo assim você e sua rede tornam-se preocupados e sentem-se parcialmente responsáveis uns pelo outros, e ao tomarem conhecimento de algo interessante, uma oportunidade ou algo que agrade a outra parte, isso será passado com grande prazer, seja um treinamento, um emprego disponível ou simplesmente uma peça teatral que esteja em cartaz.



A diversificação sócio-cultural e econômica, faz com que possamos ver e conviver com realidades prósperas que podem nos favorecer desde a cultura, até a integração familiar geral, agregando a todos ganhos intangíveis e que dinheiro nenhum pagaria.



7) Permite que você ajude a outros



Hoje em dia, fazer caridade se tornou algo altamente lucrativo e que vem recebendo cada vez mais uma atenção especial por parte do mundo dos negócios. Participar de eventos filantrópicos e auxiliar entidades irá transmitir uma ótima imagem de você, uma imagem de uma pessoa preocupada com os problemas sociais e que sente prazer em colaborar com quem precisa.



Vamos analisar um caso de sucesso do qual todos devem ter conhecimento: O Mc Dia Feliz, promovido todos os anos pela cadeia de alimentos Mc Donalds; no qual toda a renda obtida com a venda de Big Mac´s (o sanduíche mais famoso da rede) é revertida para instituições de combate ao câncer infantil. Para realizar este evento, o Mc Donalds conta com vários parceiros provenientes de sua rede de contatos e que auxiliam de várias maneiras; meios de comunicação que cedem espaço para publicidade, shopping centers, lojas e outras empresas que fornecem voluntários, apresentações de companhias artísticas, pessoas famosas para atrair maior público etc.



Todos os anos o evento é um sucesso e atrai um grande público, que obviamente não consome apenas os Big Mac´s. O investimento é grande, porém o retorno é absurdamente maior e a maior parte do crédito e reconhecimento fica com o Mc Donalds.



Aproveite sua rede para patrocinar sua imagem também, quando for realizar um favor à alguém peça que ele colabore com alguma instituição a que você pertença, seja com um donativo, mas você não precisa impor isto como uma condição, um simples "muito bem, eu irei ajudar você com o maior prazer. Mas como amanhã eu irei doar sangue, faço questão que você vá comigo!" Será difícil recusar tal proposta, pois a pessoa se sente comprometida e em débito com você, e mesmo esta atitude não sendo uma forma de pagamento de um favor, é uma forma de retribuição.



8) Em sua rede você pode confiar, já em sua empresa...



A única condição existente para ser demitido é estar empregado, portanto, por mais que você seja um ótimo profissional, dedicado, competente, etc; sempre haverá, alguém melhor do que você, e a empresa pode optar por ele e dispensar seus serviços. E agora, o que fazer? Um novo emprego precisa ser encontrado, como facilitar este processo? Usando seu Network! Eles podem fazer uma recomendação de seus serviços para a empresa que trabalham, ou indica-lo para empresas de outros conhecidos, podem contratá-lo pessoalmente, ou então lhe fornecer várias informações úteis, como, por exemplo, dicas para elaborar um currículo, como se portar em uma entrevista, que tipo de profissional a empresa X ou Y estão procurando, etc. Está pensando em mudar de área? Consulte sua rede, procure por pessoas que lidam com a profissão que você pretende assumir, informe-se das novas tendências de mercado, eles podem até direcioná-lo para uma nova área muito mais promissora na qual você pode vir a ter ótimos resultados. Sua rede pode despertar em você talentos que nunca suspeitou possuir.



9) Uma rede vende sua imagem de forma positiva



Uma rede de contatos é composta por pessoas com quem você convive com certa freqüência, e que por esse motivo acabam conhecendo você em vários aspectos, essas pessoas também, convivem em outros meios, e provavelmente falam de você, aproveite essa oportunidade, siga os passos para um bom Marketing pessoal descritos anteriormente e promova sua imagem. A melhor e mais barata forma de propaganda é o boca-a-boca, então empenhe-se para tornar seu network uma equipe pessoal de Marketing que irá vender constantemente as SUAS capacidades.



Lembre-se de que quando outra pessoa vende a SUA imagem de forma próspera, na verdade ela estará transmitindo muito mais credibilidade a seu respeito, sendo assim, esse contato passa a ter um valor inestimável. Este mesmo exemplo se aplica numa negociação onde indicações vendem de forma muito mais eficaz e rápida do que uma equipe de vendas sem indicação venderia cobrando e tirando pedidos.



Sua imagem e credibilidade não têm preço, mas podem lhe trazer bons lucros, pois são elas que definem se o negócio será fechado ou não.



10) Uma rede expande suas oportunidades de negócios, e possibilita a obtenção de grandes lucros



Agora, adotando uma visão especificamente comercial, pode-se dizer que possuir um network empresarial, hoje em dia, é uma questão de sobrevivência no mercado e não estamos falando daquele cadastro de clientes que cresce a cada dia, mas nunca é utilizado de forma produtiva, ou aquela lista de fornecedores com os quais você só entra em contato por telefona (ou pior, por e-mail) quando precisa comprar algum produto. Estamos falando de uma verdadeira rede de contatos que confiem em você e com os quais você possa contar quando for necessário. Uma rede de contatos que queira estabelecer um relacionamento "ganha-ganha", obtendo benefícios ao mesmo tempo em que beneficia você.



Através do seu Network você pode estender muito mais a relação com seus contatos e adquirir bons parceiros, ou seja pessoas/empresas que pretendem obter algum beneficio ao beneficiar você, fazendo uma troca daquilo que você não precisa por algo que precisa; como por exemplo emissoras de rádio e companhias aéreas, que costumam permutar espaço para propagandas por passagens de avião, é uma permuta perfeita: trocam-se espaços publicitários não vendidos por lugares não vendidos em um avião. Não há nenhuma perda, mas sim um ganho total; ao invés de ficar se isolando do restante do mercado una-se a ele, procure descobrir do que eles precisam e também informe-se de que maneira eles podem favorecê-lo, e proponha a permuta seguindo sempre um relacionamento ganha-ganha, afinal é preferível que duas empresas cresçam e obtenham lucros juntas do que uma delas entre em processo de falência e seja extinta, principalmente quando essa empresa é a sua...



Teste seu Network agora e continue prosperando de forma pessoal e profissional.



1) Quando alguém de sua rede lhe presta um favor você:



a) Agradece imediatamente e procura retribui-lo assim que possível.

b) Procura retribuir o favor o quanto antes, e para facilitar esse processo utiliza a ajuda de outros contatos de rede.

c) Espera que lhe peçam um favor em troca para deixar a situação quite.

d) Simplesmente agradece.

e) Faz-se de desentendido e evita um novo contato para não receber uma cobrança.



2) Você entra em contato com as pessoas de sua rede:



a) Somente quando precisa de algo

b) Regularmente. Sempre que fica sabendo de algo que pode interessar a seu contato, para tratar de negócios, ou simplesmente para ter uma conversa informal.

c) Exclusivamente para tratar de negócios.

d) Somente quando é procurado por seus contatos

e) Quando precisa de algo, e também em datas comemorativas



3) Ao fazer um novo contato com alguém que seria interessante possuir em sua rede você:



a) Troca cartões de visita e entra em contato no máximo em 3 dias.

b) Só entra em contato se a pessoa lhe pedir

c) Fica ansioso aguardando a oportunidade de talvez encontrá-lo em outra ocasião

d) Apenas aproveita aquele breve momento de conversa e não dá uma deixa para que um novo contato aconteça.

e) Troca cartões de visita (por ser regra), mas não se empenha em realizar um novo contato.



4) Em geral você entra em contato com as pessoas de sua rede;



a) Pessoalmente

b) Por telefone

c) Correspondência

d) E-mail

e) Pede que sua secretária se encarregue disso.



5) Quando você precisa que algum serviço ou favor lhe seja prestado, você geralmente;



a) Encontra a solução dentro da SUA rede de contatos.

b) Pede indicações de novos contatos à sua rede

c) Pede indicações de novos contatos à sua rede, e inclui esta nova pessoa/empresa em seu Network.

d) Procura sozinho pelo que deseja, pois sua rede não pode ajudá-lo.

e) Contata sua rede e pede que se encarregue de resolver todo o problema. Afinal um Network serve para fazer o SEU trabalho enquanto você descansa para evitar estresse.



6) Sua rede precisa de sua ajuda e após avaliar a situação, você percebe que é para realizar algo importante e sensato, então você:



a) Geralmente está apto a ajudar.

b) Nem sempre pode resolver o problema, mas sabe indicar quem possa.

c) Não pode ajudar, pois não tem tempo...

d) Ajuda para futuramente poder cobrar algum favor.

e) Evita o contato, afinal você já tem problemas demais para resolver.



7) Se você fosse demitido hoje:



a) Já teria uma proposta de emprego feita por contatos de sua rede.

b) Recorreria à sua rede, que poderia lhe fornecer um emprego ou indicar um.

c) Agiria sozinho, pois neste caso sua rede não poderia ajudá-lo.

d) Entraria em desespero, pois não haveria a quem recorrer.

e) Montaria um negócio próprio, pois teria grande chance de obter sucesso devido a seus contatos, que poderiam se tornar fornecedores, sócios, e principalmente bons clientes.



8) Os últimos trabalhos que lhe foram designados:



a) Obtiveram sucesso e dependeram exclusivamente do SEU desempenho e atenção

b) Obtiveram sucesso principalmente devido ao grande apoio e auxílio por parte de sua rede.

c) Fracassaram, pois você optou por não recorrer à sua rede.

d) Fracassaram, pois você não tinha a quem recorrer para lhe auxiliar.

e) Fracassaram, mesmo recorrendo à sua rede, pois ela se mostrou ineficaz e não foi capaz de lhe prestar a ajuda que você esperava.



Responda Verdadeiro ou Falso



o Meus contatos são também meus amigos e posso confiar neles.

( ) Verdadeiro ( ) Falso



o A maioria das vezes que preciso de algo, encontro a solução através de minha rede.

( ) Verdadeiro ( ) Falso



o Sempre que possível procuro conhecer coisas pessoais dos meus contatos (hobbies, preferências, etc).

( ) Verdadeiro ( ) Falso



o Minha rede facilita minhas ações, de forma que posso assumir maiores desafios.

( ) Verdadeiro ( ) Falso



o Grande parte do meu sucesso deve-se ao bom relacionamento com minha rede e ao apoio que ela me presta.

( ) Verdadeiro ( ) Falso



o Encontrar em minha rede a pessoa certa a quem devo recorrer é algo consideravelmente fácil.

( ) Verdadeiro ( ) Falso



o A retribuição por aquilo que faço por minha rede é algo que surge de forma natural.

( ) Verdadeiro ( ) Falso



o Uma parcela do sucesso dos meus contatos de minha rede deve-se as ações prestadas por minha parte, direta ou indiretamente.

( ) Verdadeiro ( ) Falso



o Realizo, com minha rede, permutas que favorecem ambas as partes.

( ) Verdadeiro ( ) Falso



o Sou requisitado regularmente por minha rede.

( ) Verdadeiro ( ) Falso





Pontuação Geral:



Questão 1



Some 1 ponto, se você escolheu "d", um agradecimento é o mínimo que se espera, considere que você não fez "mais do que sua obrigação", procure demonstrar sua gratidão não somente com palavras, mas também com atitudes.

2 pontos, se você respondeu "c", Você se mostra disposto a ajudar quando lhe for pedido. Procure melhorar o relacionamento com seus contatos, procure perceber quando eles precisam de você e descubra maneiras inesperadas de colaborar com eles.

4 pontos se você respondeu a "sua rede" provavelmente o vê como um bom contato e que se mostra disposto a ajudar quando for preciso, melhore seu relacionamento e surpreenda-a trazendo novidades que lhe interesse e indique oportunidades que tragam bons resultados.



5 pontos por responder "b". Perfeito! Com certeza você provavelmente é um contato valioso para as pessoas de sua rede, sabe ser grato e retribuir favores usando sua própria rede e gera benefícios cumulativos.

Se você respondeu "e" - 2 pontos e com razão. Se você continuar a procurar sua rede somente para pedir favores, não expressar sua gratidão e não retribuir o que lhe foi feito, logo não terá mais a quem recorrer, afinal todos o vêem como um ingrato aproveitador.



Questão 2

Nenhum ponto se você respondeu "d". Que rede é essa que você não usa nem quando precisa?

Apenas 1 ponto se você respondeu "a". Continue assim e sua rede irá começar a fugir de você., uma rede de contatos serve para auxilia-lo, mas você também deve auxilia-a, mesmo que ela não espere por sua ajuda. Procure estreitar o relacionamento com sua rede, e não entre em contato com ela somente quando precisar.

Se você respondeu "e", não se orgulhe muito, você não está agindo muito diferente das duas situações acima, a diferença é que você quer tentar parecer mais cordial, mas sua tentativa não é muito feliz e as pessoas percebem seu comportamento. 2 pontos para você.



3 pontos se você respondeu "c", Você utiliza sua rede e o faz com freqüência, porém não limite o assunto de sua conversa somente aos negócios, isso irá cansar as pessoas, e afastá-las, mostre interesse por elas que é a melhor forma de aproximá-las de você, faça isso e verá que seus negócios também fluirão e você obterá um comprometimento muito maior.

Se respondeu "b", 5 pontos para você por tratar sua rede como pessoas de negócios, mas também como amigos com os quais você se importa, e quer ver, e ajudar a crescer.



Questão 3

-1 um ponto se você respondeu "c" ou "d", agora pare e reflita: Quantos bons contatos você deixou de incluir em seu "network".

Nenhum ponto se você respondeu "b" ou "e". Seus contatos não tem valido muita coisa, e não utiliza-los, é quase o mesmo que não tê-los. Felizmente, talvez eles não sejam como você, e venham a procura-lo um dia...

5 pontos se você respondeu "a", muito bem! Agora o que você deve fazer é sempre manter contato procurando tratar de assuntos de interesse das duas partes, para manter o relacionamento ativo, afinal este novo membro de sua rede é muito importante para você, não o perca de maneira alguma.



Questão 4

5 pontos se você respondeu a, o contato pessoal sempre é muito mais agradável e permite uma série de coisas que outros modos não permitem, como por exemplo o olho no olho; apenas tome cuidado para passar uma boa imagem.

Se você respondeu b, some 3 pontos. Nem sempre é possível estabelecer um contato pessoal, portanto prefira o uso do telefone, que pelo menos permite que a outra pessoa ouça sua voz.

Se você respondeu c, some 2 pontos. Este não é o melhor meio de se comunicar com sua rede, use correspondências somente quando for necessário ou apenas de modo ocasional.

Se respondeu d, nenhum ponto. O e-mail é o meio de comunicação mais frio que você pode utilizar, ele não tem vida nenhuma e causa uma péssima impressão, procure usá-lo cada vez menos, opte pelo telefone e, em seguida, avance para encontros pessoais.



Para você que respondeu e, e têm a ousadia de tomar esse tipo de atitude, 2 pontos...NEGATIVOS! Procure mudar de atitude agora, e dê muitos telefonemas para todos de sua rede, marque muitos encontros e convide-os para muitos eventos. A maior beneficiada com tudo isso é sua secretária, que, se souber aproveitar a oportunidade, possuirá um excelente network que também deveria ser seu.



Questão 5

5 pontos se você respondeu a ou c. Isso mostra que você soube construir um bom network, pois ele possui uma grande variedade de pessoas que podem auxiliá-lo em suas atividades.

3 pontos se você respondeu b, procure por novos contatos e use sua rede para obtê-los, assim você diminui seu esforço e desgaste a longo prazo

2 pontos, se você respondeu d. Seu network precisa ser mais variado e flexível, procure incluir nele pessoas que estão ligadas à atividades próximas da sua, mas talvez o problema seja mais sério: sua rede pode não estar comprometida com você. Procure reverter essa situação o quanto antes.

-2 pontos se você respondeu e. Sinto informá-lo, mas você ainda não entendeu bem como funciona uma rede de contatos. Um network serve para auxiliar você e facilitar suas tarefas, e não para fazer o SEU trabalho. Mude essa atitude dependente ou em breve você não terá mais sua rede de contatos.



Questão 6

5 pontos se você respondeu a ou b. Você realmente é alguém valioso para sua rede, pois sabe ser grato, retribuir favores e prestar auxílio quando é preciso. Acredite: ela vai querer tê-lo em suas redes por muito tempo, basta você manter esta sua disposição e pró-atividade.

2 pontos se você respondeu c. Você tem tempo para pedir ajuda? Então você também deve estar disponível quando for requisitado. Se você usa isso como desculpa a coisa é grave e você corre sério risco de prejudicar muito seu relacionamento com seus contatos, se for verdade, infelizmente você corre o mesmo risco, mas procure organizar-se melhor.

2 pontos se você respondeu d, Você ajuda, mas essa relação de puro interesse está seriamente propensa a ser enfraquecida e extinta, e em breve.

Nenhum ponto se você respondeu e. É extremamente desagradável e irritante quando tentamos entrar em contato com alguém e nunca conseguimos, principalmente se o assunto é importante. Cuidado, muitas vezes ao negar uma ajuda você perde várias oportunidades. Permute! E beneficie a todos!



Questão 7

5 pontos se você respondeu a, b ou e. isso mostra que além de possuir um ótimo relacionamento com sua rede, você também possui boas qualificações profissionais e é por isso que as pessoas acreditam em você.

2 pontos se você respondeu c. Se você tivesse investido mais em sua rede teria facilitado, e muito, as coisas. Ainda é tempo de se reestruturar, profissionalmente, e em contatos de rede também.

Nenhum ponto se você respondeu d. Duas coisas podem estar acontecendo, 1 - Sua rede realmente é ineficaz e a culpa por isso também é sua, pois não investiu nela; ou 2 Suas qualificações profissionais realmente são insatisfatórias, e fica quase impossível ajudá-lo sem assumir grandes riscos e novamente a culpa também é sua por ter se acomodado e não aprimorado seus conhecimentos.



Questão 8

1 ponto para d. Você precisa melhorar, e muito sua rede de contatos, invista nela, e você obterá melhores resultados com maior freqüência. Lembre-se de que é impossível fazer tudo bem feito sem a ajuda de outras pessoas.

2 pontos para a, ótimo que você esteja obtendo sucesso, mas aonde entra a participação do seu network? Se você utilizá-lo o processo para obter bons resultados será muito mais fácil e poderá gerar resultados produtivos a longo prazo.

2 pontos para c. Por qual motivo você não utilizou sua rede? Independente de qual tenha sido, foi negligência sua, um network existe para ser utilizado.

5 pontos se você respondeu b. A única coisa que também é esperada é que sua rede também tenha sido beneficiada, e que você soube retribuir sua gratidão. Se isso ocorreu, parabéns sua rede só tende a prosperar e acredite, ela levará você junto.



Verdadeiro ou Falso



Some um ponto para cada resposta VERDADEIRA e nenhum para cada resposta FALSO.

Estes dez pontos são fundamentais para obter um bom desempenho e manter um bom relacionamento com sua rede, considere cada afirmação que você tenha respondido FALSO, como um ponto fraco; empenhe-se em trabalhar estes pontos até que você consiga torná-los todos afirmações verdadeiras.



Resultado



0 - 10 pontos

Sua situação é crítica Ou você não possui um network e, se esse for o caso, procure fazer o máximo para fazer novos contatos de forma constante, ou você possui uma rede, mas está prestes a perdê-la, pois você a trata sem a devida atenção, não atende às suas necessidades. Seja lá qual for a sua situação, você precisa agir logo; retome o contato com o máximo possível de pessoas que você conheça; peça que elas lhe indiquem novas pessoas/empresas que possam ser acrescentadas em seu network, e faça muitos, mas muitos novos contatos. O próximo passo é descobrir o que VOCÊ pode fazer por sua rede, e em seguida faça! Seja sempre cortês e mostre-se interessado nas pessoas e não no que elas podem fazer por você, isso irá criar comprometimento e fará com que elas se sintam responsáveis por retribuir aquilo que você fez para elas. Aja pela lei da reciprocidade!



11 - 25 pontos

Sua situação não está tão crítica quanto à descrita anteriormente, mas você não está tão longe assim. Sua rede não o vê como alguém muito importante e seus serviços podem ser facilmente descartados, em conseqüência, seu network não se mostrará muito disposto a colaborar com você. Em primeiro lugar concentre-se em mudar a idéia que sua rede possui a seu respeito; venda sua imagem e mostre a eles do que você é capaz; aproxime-se de seus contatos, e mantenha um relacionamento constante, isso fará com que eles mesmos vendam sua imagem, e tragam mais pessoas para sua rede. Em segundo lugar, procure ampliar sua rede por si só, faça mais contatos e se mantenha presente, talvez eles não precisem de você ou não possam ajudá-lo, mas como membros de seu network irão saber que pode.



26 - 40

Você possui uma rede consideravelmente ampla e pode contar com ela sempre que estiver usando de bom senso, pois mostra-se disponível sempre que puder fazer algo que a beneficie. Concentre-se em satisfazer as necessidades de seus atuais contatos, e procure sempre beneficiá-los, ao mesmo tempo que eles o beneficiam, assim eles só terão elogios a fazer a seu respeito, e novos membros para seu network surgirão naturalmente. Muito cuidado para não se acomodar, criar seu network deve ter sido uma tarefa que levou algum tempo e exigiu muita dedicação de sua parte, agora que você conseguiu, tem uma reputação a zelar, portanto mantenha seu padrão de qualidade e procure surpreender sua rede com ações inesperadas, eles irão demonstrar a gratidão que possuem por você através de grandes atitudes.



40 - 50

Você realmente possui uma rede fiel que construiu com atitudes louváveis. Sua rede possui grande comprometimento com você, e fará o possível para ajudá-lo e agradar sua pessoa, eles não só o vêem como alguém com grande carisma, mas também como um profissional dedicado e uma pessoa extremamente preocupada com os outros, isso faz de você alguém extremamente importante na rede de seus contatos e eles farão de tudo para mantê-lo por perto, então mantenha-se e satisfaça-os cada vez mais. Atenção, você possui responsabilidade dobrada, pois precisa, sempre que possível, exceder às expectativas de seus contatos; faça por eles muito mais do que eles esperam e cuidado para não abusar de sua popularidade, se agir de forma arrogante irá inverter completamente a situação, se não cumprir promessas, se ignorar pessoas que julga não ter muita importância, ou faltar com ética, sua rede irá ficar extremamente desapontada com suas atitudes, e você poderá passar de ídolo para tirano e comprometer todo seu trabalho de anos.



CAPÍTULO 5 / NETWORK – LIVRO “A LÓGICA DA VENDA”

http://www.paulosilveira.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui