Usina de Letras
Usina de Letras
103 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O segredo de João. -- 26/09/2008 - 18:12 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O SEGREDO DE JOÃO

Nos quase 20 anos de existência do Estado do Tocantins, nunca havia sido registrada uma perda que comovesse tantas pessoas e de forma tão intensa como foi o falecimento do prefeito de Gurupi, João Lisboa da Cruz.
Pessoas de todos os cantos estiveram presentes para prestar as últimas homenagens e toda a imprensa estadual cobriu detalhadamente esses momentos.
Ao acompanhar de perto toda a movimentação, comecei a me questionar o motivo que algumas pessoas marcam tanto a vida de nossa comunidade, enquanto que muitas outras passam de forma despercebida. Por que o prefeito João Cruz significa tanto para toda essa gente ??? Por que tanta comoção ??? O que ele tinha e o que ele fez que marcou a vida dessas pessoas ???
Na tentativa de responder essas questões empreendi uma jornada coletando relatos curiosos e carregados de intimidade de pessoas que viveram próximas a ele.
"João sempre foi ligado a Deus. Antes mesmo de nascer, quando ainda estava na barriga da mãe, seus pais o apresentaram ao Santíssimo. Seu nome foi assim escolhido, em homenagem ao apóstolo João, que era o mais novo de todos os doze apóstolos e era o mais querido pelo nosso Senhor Jesus Cristo", relatou um parente próximo. E, completou, dizendo: "o apóstolo João foi o único apóstolo que esteve com Jesus antes dele falecer pregado na cruz. É daí que vem o nome João Cruz".
Mais tarde, ouvi diversos relatos carregados de religiosidade, relacionando a pessoa do prefeito João Cruz ao sagrado, mas um segunda versão narrada por um amigo da família sobre o significado do nome dele me chamou bastante a atenção.
"Eu acredito no poder das palavras e sei que quando os pais de uma criança fazem a escolha do nome eles estão marcando a vida daquela pessoa para sempre. O nome João vem de uma língua antiga e significa `simplicidade`. É por isso que João Cruz era tão simples com as pessoas", relatou o amigo de João. E, instigou-me, dizendo: "pergunte a qualquer um que você verá o que eu estou dizendo". Curiosamente, sem questionar o valor etmológico do nome, tive que concordar que de certa forma aquele senhor de cabelos grisalhos e fala mansa estava certo, pois o nome João é um dos nomes mais populares em nosso país e, ao lado de outros nomes, como por exemplo, Maria, José, Pedro, Ana, Joana, Paulo e António, sempre é associado à humildade, simplicidade e modéstia. E, de longe, o adjetivo mais mencionado como sendo uma qualidade da pessoa do prefeito João Cruz é "simples". Todas as pessoas que conhecem João Cruz sabem que ele era um pessoa simples. Isso fica ainda mais claro quando ouvimos pessoas que conviveram intimamente como ele.
"João não se preocupava com luxo, nem era ganancioso. João era uma pessoa simples, alegre e de bem com a vida. Usava boné e andava de botina como qualquer trabalhador. Nào fazia a barba. Andava de carro, sem ar condicionado, com a janela aberta para poder cumprimentar a todos por onde passava", declarou um funcionário da Prefeitura.
"João vai fazer muita falta para mim e pra todo mundo. Todos esses anos eu andava com ele, íamos ao bar do Mineiro, ao bar do Chico da Velha, ficávamos sentados, conversando por horas, contando piadas, relembrando histórias da juventude. João não se importava em dividir o mesmo copo com os amigos. Comia junto da gente. João Cruz ía aonde o povo estava. Esse era o nosso João. O João do povo", relatou um amigo do peito, com os olhos cheios de lágrimas.
"João não era político de gabinete. Ele andava pelas ruas e praças, distribuindo sorissos e ouvindo as pessoas. Qualquer pessoa podia encontrar e conversar com o João pelas esquinas ou sentado no banco da calçada do SAMU. João nunca mudou. Enquanto muitos políticos só são vistos se misturando com o povo no período das eleições, João Cruz era diferente, por que ele nunca se afastou do povo", declarou um de seus companheiros de toda hora.
"Eu acho que o que mais chocou todo mundo foi ele ter partido de forma tão prematura", afirmou uma pessoa ligada à familia. E, justificou, relatando: "ninguém espera perder um amigo ou parente tão novo. João só tinha 58 anos. Geralmente quando uma pessoa tem mais de 80 anos é mais fácil aceitar a perda". É por isso que a dor nossa é tão grande. Ninguém aceita a perda do João. A morte de João foi prematura. Uma fatalidade, pois João ainda tinha desejo de prosseguir na política". E, para reforçar tal justificativa, apresentou argumentos da entrevista que o prefeito João Cruz deu ao Jornal Atitude, que está aqui transcrita: "Qual a pretensão política do Sr. (João) depois de deixar a Prefeitura? ... em 2010 estou pensando em ser candidato... Porque eu fui seminarista e quando eu fui seminarista eu sonhava ser Papa e eu não queira terminar minha carreira só como Padre. Da mesma forma estamos aí na política ... Nós vamos galgar um outro posto que ainda não sabemos o que é. Se o partido e o povo quiser, seja para Deputado Estadual, para Governador ou para Senador" (Jornal Atitude edição nº 17, pág. 02, de 14/03/2008).
São essas coisas e muitas outras que tornaram a vida de João Cruz tão marcante. Mesmo que alguém não goste dele, nem concorde com as idéias que ele tinha, ainda assim precisa admitir que a partida de João Cruz foi a mais comovente da história de nosso Estado, o que justifica nos determos nos bons exemplos que ele deixou.

Publicado no Jornal Cocktail, edição n. 1426, p. 02, de 08/05/2008. Gurupi - Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 259, p. 02, de 09/05/2008. Gurupi - Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Atitude, edição n. 19, p. 04, de 15/05/2008. Gurupi - Estado do Tocantins.
http://www.atitudetocantins.com.br

Publicado no Jornal Poderes, edição n. 238, p. 19, de 19/05/2008. Goiània - Goiás.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 309, p. 06, de 08/05/2009. Gurupi - Estado do Tocantins.

Publicado na Revista Destak, edição n. 13, p. 17, de 21/05/2009. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajúnior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui