Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->SIM E NÃO -- 30/08/2008 - 13:32 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SIM E NÃO


Não e Sim.
Estas duas palavras usadas com sabedoria ou sem critério pode salvar ou desgraçar muitas vidas.
Mesmo antes de nascermos a nossa concepção foi precedida de uma destas duas palavras. Se foi de um sim, nascemos da união de duas pessoas que se desejavam e esperaram com ansiedade e carinho o nosso nascimento. Se foi de um não, fomos frutos da ignorància que machuca e viemos ao mundo sem ninguém a nos esperar.
Existem os que dizem sim quando na verdade querem dizer não, estes são os que mais estragos fazem na sua e na vida dos outros. Tem também os que dizem não e por sensibilidade ou caridade praticam verdadeiros atos de amor, estes fazem um bem muito grande para sua alma e a dos outros.
Crescemos ouvindo sim e não.
Os que durante a sua formação ouviram mais não tiveram dificuldades para se realizar como cidadão e ser humano.
Os que durante a sua formação ouviram apenas sim tiveram dificuldades para se realizar como cidadão e ser humano.
Sim, sim.
Não, não.
Na dose certa.
Na medida exata.
Devemos dizer não a tudo que machuca nossa alma e fere nossa dignidade e a dos outros.
É preciso dizer sim a todas as ações e movimentos que defendem a vida e a liberdade como princípios básicos da sobrevivência.
É preciso dizer não aos nossos filhos para que possam medir seus paràmetros de comportamento na família e na sociedade.
É preciso estabelecer limites para que ele possa se situar desde a tenra idade.
É preciso dizer sim aos nossos filhos para que entendam desde a infància que tem alguém em quem se espelhar e que sempre está atento às suas necessidades.
Os asilos estão cheios de pais que durante a criação dos filhos usou apenas a palavra não e assim não conseguiu criar laços de amizade e fraternidade com os mesmos.
O mundo das drogas também está cheio de jovens que durante sua formação não recebeu um sim em forma de carinho e um não suave em forma de educação.
Precisamos dizer não a nós mesmos quando o consumismo e o comodismo nos afastam dos nossos princípios de honestidade e partilha.
Mas a nossa vida tem que ser feita de mais sim do que não.
Precisamos saber identificar as pessoas que mentem ao dizer sim e não.
Estes são os defensores das meias verdades.
Fazendo mau uso destas duas palavras causam um estrago muito grande conseguindo enganar muita gente.
Estamos vivendo uma época onde todas as mentiras parecem verdades e muitas verdades são transformadas em mentiras.
Precisamos ficar atentos, pois a nossa aceitação ou repúdio a estes enganadores pode ser a causa de sofrimento ou a redenção de muitas pessoas.
Precisamos valorizar o sim e o não.
Agindo assim estaremos contribuindo para o engrandecimento de todos aqueles que nos cercam.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui