Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PESQUISA -- 05/04/2003 - 17:38 (Jairo Nunes Bezerra ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos










Se você é diabético não tenha medo de fazer exercícios físicos. Eles são importantes para você e podem fazer parte de seu tratamento. Juntamente com a dieta e os medicamentos, eles ajudam a controlar sua glicose, prevenindo as complicações da doença.



1 - Os exercícios físicos aumentam a ação da insulina



O exercício físico aumenta o consumo de substâncias nutritivas, principalmente a glicose, e de oxigênio pelo organismo. A glicose é o principal combustível de nossas células. Para que a glicose seja consumida pelas células é necessária a presença de insulina, em quantidade suficiente, no sangue. A insulina facilita a entrada da glicose nas células. Durante o exercício físico, a entrada da glicose nas células é maior e mais fácil, sendo necessária uma quantidade menor de insulina no sangue. A realização de exercícios físicos regulares torna as células mais sensíveis a insulina, facilitando o consumo da glicose.



Seja qual for seu tipo de diabetes, tipo 1 (controle com insulina) ou tipo 2 (controle com dieta e comprimidos) os exercícios físicos lhe fazem bem, pois aumentam o consumo de glicose pelos músculos e aumentam a sensibilidade das células à insulina. Eles tornam a ação da insulina mais eficiente, facilitando o controle da glicose.



2 - Os exercícios físicos tornam mais eficiente o trabalho do coração e dos pulmões



Durante os exercícios físicos ocorrem várias alterações no organismo que tornam mais eficiente o trabalho do coração e dos pulmões. Os vasos sangüíneos dos músculos se dilatam, permitindo que maior quantidade de sangue chegue as células musculares. O coração bate mais depressa e mais forte, bombeando mais sangue por minuto. Os movimento respiratórios aumentam de freqüência e profundidade, levando mais oxigênio para o sangue e para o resto do corpo. Tudo isto faz com que todas as células do corpo recebam mais nutrientes e mais oxigênio, aumentando a eficiência do funcionamento do corpo humano.



No início de um programa de atividades físicas, isso ocorre devido ao esforço maior do coração e dos pulmões. Com o passar do tempo, com os exercícios sendo realizados regularmente, começa a haver uma adaptação progressiva do coração e dos pulmões, e eles tornam-se mais fortes, sendo capazes de manter o mesmo desempenho com esforço menor. Com isto, é possível levar uma quantidade maior de oxigênio e nutrientes para as células do corpo com trabalho menor, sem sobrecarregar o coração e os pulmões.



3 - Os exercícios físicos diminuem as gorduras do sangue



A prática regular de exercícios físicos diminui a quantidade de triglicérides e colesterol-LDL (colesterol mau) no sangue. O aumento dessas gorduras no sangue é muito freqüente nas pessoas que têm diabetes, facilitam o desenvolvimento de aterosclerose, que pode levar ao entupimento de vasos sangüíneos, provocando infarto cardíaco, derrame ou má circulação nas pernas e nos pés. Além disso, os exercícios físicos aumentam a quantidade de colesterol-HDL (colesterol bom), que previne a aterosclerose.



4 - Os exercícios físicos ajudam a diminuir ou a manter seu peso



O excesso de peso é muito prejudicial para qualquer pessoa. Além de aumentar o trabalho do coração e dos pulmões e de aumentar as gorduras do sangue, o excesso de peso diminui a ação da insulina nas células, dificultando a utilização da glicose, que acumula no sangue.



A manutenção do peso dentro de limites adequados, definidos pelo seu médico, melhora o funcionamento de seu corpo, pois facilita o controle das gorduras do sangue, não provoca esforço exagerado do coração e dos pulmões e não dificulta a ação da insulina.



A gordura corporal é uma forma de armazenamento de energia pelo seu organismo. Caso você consuma mais comida (energia) do que gasta no dia-a-dia, seu balanço energético é positivo, ou seja, sobra energia, que é transformada em gordura, que seu organismo armazena e você engorda. Caso contrário, quando o consumo de comida (energia) é menor que o gasto, seu balanço energético é negativo, a gordura armazenada é gasta e você emagrece. Caso o consumo e o gasto de energia sejam iguais, você mantém seu peso.



Os exercícios físicos são uma forma de aumentar o consumo de energia, facilitando a manutenção do peso, ou o emagrecimento, de acordo com o balanço energético. A utilização de dieta balanceada permite controlar o consumo de energia. Não faça dietas sem orientação de seu médico ou nutricionista, pois uma dieta errada pode ser muito prejudicial à sua saúde. A utilização adequada dos exercícios físicos e dietas melhoram o controle do balanço energético, permitindo controle adequado do peso.



Cuidados e precauções



Agora que você já conhece as vantagens da realização regular de exercícios físicos, veja os cuidados que são necessários para tornar seus exercícios mais saudáveis e sem riscos para a sua saúde.



5 - Estabeleça seus limites com o auxílio de seu médico



Converse com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios físicos. O tipo e a quantidade de exercícios depende de seu preparo físico atual, de sua idade, da existência de alguma outra doença associada (angina do peito, pressão alta, insuficiência cardíaca, etc) e da sua capacidade física. Além disso, podem ser necessários ajustes em sua dieta e na dose diária de insulina. Você já sabe que os exercícios físicos aumentam o efeito da insulina, logo, se não forem feitos os ajustes necessários, você pode ter hipoglicemia durante ou após o exercício.



6 - Dê preferência aos exercícios que ajudam a consumir oxigênio



Os exercícios físicos aeróbicos, que aumentam o consumo de oxigênio durante sua realização, como caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, devem ser os preferidos. Eles promovem melhor preparo físico e são mais benéficos. Os exercícios anaeróbicos, que não aumentam o consumo de oxigênio, como levantamento de peso, não são benéficos para o corpo e só devem ser realizados quando associados a exercícios aeróbicos.



Faça de sua atividade física um momento de recreação e relaxamento. Respeite sempre sua capacidade física e os limites definidos pelo seu médico. A atividade física exagerada é prejudicial à sua saúde.



7 - Vá de devagar. Faça um programa progressivo, respeite a duração do exercício e mantenha a regularidade



Se você não realiza atividade física freqüente e regular, seu preparo físico não deve estar ideal. Defina um programa de exercícios físicos com a auxílio de seu médico, fisioterapêuta ou professor de educação física. O programa deve respeitar seus limites e aumentar progressivamente o seu esforço físico. Realize exercícios aeróbicos, inicialmente com 30 minutos de duração, pelo menos três vezes por semana. A medida que você tolerar e de acordo com o programa, a intensidade dos exercícios deve ser aumentada. Sua dedicação e a regularidade dos exercícios são essenciais para alcançar um bom preparo físico.



8 - Evite a monotonia, varie suas atividades



A atividade física deve ser um momento de prazer e relaxamento. Evite a monotonia. Faça atividades variadas, como caminhar, nadar e andar de bicicleta. Procure ambientes agradáveis, arborizados e com pouco movimento de carros. Faça sempre seus exercícios com um grupo de amigos, assim, quando você estiver desanimado, sempre terá alguém para estimulá-lo. Divirta-se durante seu exercício.



9 - Se você for diabético tipo 1 (controle com insulina), cuidado com a hipoglicemia



O equilíbrio entre dieta, insulina e atividade física pode ser muito sutil e variar de forma imperceptível, de acordo com várias circunstâncias. Você pode ter hipoglicemia, mesmo seguindo todas as recomendações de seu médico. Se você estiver alerta e souber identificar os sintomas da hipoglicemia (câimbras, tonteira, tremores, suor frio, enjôo, fraqueza ou fome), não há problemas.



Se você identificar algum desses sintomas durante o exercício físico, pare imediatamente a atividade e tome alguma coisa açucarada, como um copo de suco com açúcar. A melhora dos sintomas deve ocorrer em alguns minutos.



É importante lembrar que a glicose pode continuar diminuindo depois do exercício físico, porque você gastou parte das reservas de glicose de seu corpo. Portanto, você deve comer alguma coisa tão logo termine o exercício. Se você apresentar hipoglicemia associada a atividade física freqüentemente, procure seu médico para realizar ajustes na dose de insulina e/ou na dieta.



Pacientes com diabetes tipo 2 também podem ter hipoglicemia após exercícios físicos. Procure seu médico para ajustar seu tratamento.



10 - Conclusão



Depois de tudo que você viu, é fácil concluir que os exercícios físicos são muito importantes no tratamento do diabetes mellitus.



Eles permitem:



melhor controle do peso;



melhor controle das gorduras do corpo (colesterol e triglicérides);



diminuição do risco de aterosclerose e suas complicações (infarto, derrame, etc);



melhor funcionamento do coração e pulmões;



melhor preparo físico;



melhor controle da glicose;



diminuição da dose de insulina.

Para alcançar todos estes objetivos é necessário o auxílio de seu médico e outros profissionais, como nutricionistas, fisioterapêutas e professores de educação física, mas o principal participante é você.



Sua dedicação na realização de seu programa de exercícios físicos pode trazer grandes benefícios no tratamento do diabetes.









































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui