Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->PARA ELIANE -- 21/09/2004 - 23:24 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Querida Eliane,

Enviei agora mesmo para você, por e-mail, o texto da crônica que publiquei em Usinadeletras sobre aquela menina, Sofia de nome, de que lhe falei e que encontrei um dia no Arquivo Mundial dos Filósofos.Lembra?
Olhe a reprodução do texto aqui.
Beijos
João

____________________


[CRÔNICA]

O MUNDO DE SOFIA
João Ferreira
Brasília,
21 de setembro de 2004



Estou no mundo de Sofia! Delirando! Uma maravilha...
Você conhece o mundo de Sofia?
É um mundo frequentado por pensadores e filósofos célebres.
Um dia, ao visitar o Arquivo mundial dos filósofos, entrei com a intenção de reler e de me informar melhor sobre o poema da Natureza de Parmênides e sobre os fragmentos de Heráclito! Imaginem quem encontrei na recepção!Sofia Amundsen! Sendo uma amiga do escritor Jostein Gaarder, ela se prestou a me orientar nos espaços do arquivo. Morava nessa altura numa pequena cidade norueguesa, no final de um bairro extenso com belas casas...
Nesse nosso encontro, Sofia me contou como encontrou seu próprio caminho em direção à filosofia. Disse-me que um dia recebeu, com muita surpresa, uma misteriosa carta deixada secretamente em sua caixa de correio. Ao abrir o envelope, dentro dele só tinha uma pergunta. Dizia assim: "Quem é você"? Era algo estranho. Mas ficou curiosa! Oito dias depois, chegou nova carta igualmente misteriosa, e, desta vez, com outra pergunta embaraçadora: "De onde vem o mundo"?
Seus nervos balançaram mas sua cabeça se debruçou sobre a pergunta. Era muito curiosa.
Ela me explicou que estas cartas foram o começo do caminho que trilhou para chegar ao átrio da filosofia. No meio disto tudo, apareceu-lhe na estrada da vida um professor altamente conhecedor dos filósofos e dos sistemas da filosofia> Esse professor começou por lhe explicar os mitos gregos, os filósofos da natureza e os pré-socráticos. Depois ilustrou-a sobre a cultura de Atenas. Mostrou-lhe a iluminante paidéia ensinada por Sócrates na ágora de Atenas. Passou a dar-lhe a chave dos sistemas de Platão e de Aristóteles.Expôs-lhe os traços característicos do Helenismo. Percorreu com ela a história do pensamento pós-cristão passando por Filão de Alexandria, por Agostinho, Idade Média e Renascimento. Explicou-lhe a moderna filosofia de Descartes, de Leibniz e Spinosa, os sensistas ingleses Locke,, Hume e Berkeley. Depois, o racionalista Kant. Em seguida, a filosofia dos românticos alemães, especialmente de Hegel. Veio no século XIX a filosofia de Kirkegaaard, a ideologia de Karl Marx, de Darwin, Freud e dos filósofos da fenomenologia e da modernidade.
Encontrei Sofia em casa de Jostein Gaarder, escritor e romancista norueguês, em 1991. A simpática garota me impressionou pela extraordinária capacidade de questionar o problemático destino humano. Um dos momentos mais felizes de minha vida foi exatamente esse momento em que encontrei Sofia. De certa forma me enamorei.
Sua inteligência feminina era fora do comum. Tive o privilégio de acompanhar o debate sério e demorado que ela sustentou com seu professor de filsofia.
Tenho uma memória muito positiva de Sofia. Acho que ela vive ainda. Ao que sei, sempre teve o intuito de aproximar os homens da vida.
Acho que a importância de sua vida foi a de ter mostrado a muitos homens e a muitas mulheres o caminho franco para o debate da filosofia como forma nova de desenvolvimento e de progresso!
Para quem tiver curiosidade de saber mais sobre a jovem Sofia, pode recorrer à Companhia de Letras, em S. Paulo, e pedir informações sobre o romancista norueguês Jostein Gaarder, hospedeiro e curador de Sofia. Perguntando por Jostein, o leitor encontrará certamente informações também sobre Sofia.

21 de setembro de 2004
João Ferreira

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 2301 vezesFale com o autor