Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Inflação à vista! -- 05/07/2008 - 10:17 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Inflação à vista!

A inflação ameaça reacender-se sobre os números da economia brasileira, vinda talvez no rastro desse mesmo fenómeno que tem assolado o mundo inteiro. Os economistas brasileiros têm se debruçado sobre possíveis soluções contra esse fato. O olhar atento governo demonstra preocupação.
A disparada de preços é real e já está na boca do povão, essa parte de nossa sociedade que mais sofre quando esse fenómeno acontece. Enquanto os economistas descascam os possíveis fatores causais, a população retoma antigos hábitos e procura driblar os preços já abusivos de alguns itens da cesta básica como o arroz e outros mais.
É sabido por muitos que a demanda deve ser contida. A China está aí produzindo muito mais bens de consumo do que antes, mas sem condições de produzir o alimento necessário para saciar sua super população. Mais rica, depois de retirar e usar as coisas boas da economia capitalista, tem comprado ao resto do mundo muito mais alimentos,causando com isso uma menor oferta de gêneros alimentícios e, por conseguinte, favorecendo o aumento dos preços desses mesmos produtos. Não é apenas no gigante asiático que reside o problema da alta dos preços. Há aqui entre nós um ímpeto de demanda que tem de ser contida a todo custo. Conter despesas deve ser a lição de casa do governo brasileiro e da sociedade civil como um todo.
Não deverá interessar a ninguém de bom senso que essa alta de preço e consequente risco de um aumento inflacionário maior do que esse que já é fático,podendo desestabilizar a nossa economia e fazer retornar os anos em que tudo o que se ganhava em um mês era desvalorizado em apenas um dia. Isso seria um mal para todos, indistintamente!
Comparo a inflação no Brasil à pena de morte praticada fora da lei por essas quadrilhas mais organizadas. Ela distrai silenciosamente e, quando vemos o seu rastro de destruição, é tarde. Combater a inflação é uma de nossas maiores obrigações, quiçá a maior.
O fantasma da estagflação deve habitar distàncias inatingíveis da economia. Não podemos nem devemos esquecer que, de junho de 2007 a junho de 2008, o petróleo teve alta de 90%, o gás natural 52%, o arroz 86%, o milho 61% e a soja 65%. São números fortes de mais para nos assegurar que, se não forem tomadas medidas ajustadas de combate à inflação, perderemos o muito que já adquirimos ao longo desses últimos 10 anos de estabilidade económica. Há um embrião de crise inflacionária. Nesse mesmo período, os produtos básicos subiram 35% em média. O que estamos esperando para agir com maior rigor do que foi feito até agora? Abaixo a inflação!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui