Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Bondade -- 15/02/2001 - 00:04 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

www.vaniadiniz.pro.br

Muitas vezes ficamos estarrecidos com algumas cenas que presenciamos e até porque fazemos uma censura interior e quedamo-nos descrentes de que o ser humano seja capaz de atos frios, indiferentes e até hostis. Quando assistimos ainda mais à violência apavorante que toma conta da humanidade como uma praga é difícil conter o medo do futuro e a descrença que passa a nos envolver como um manto de incredulidade e horror. O mais dramático é a incompreensão desses traumatizantes impulsos oriundos de seres que possuem sentimentos e emoções. Chegamos até a pensar que os animais irracionais são mais lógicos em sua fúria porque só matam ou trucidam quando violentados em algum instinto. E isso porque são irracionais.
À medida que o tempo passa e a tecnologia que tanto amamos se desenvolve enxergamos mais profundamente a exposição de casos tornando-nos capazes de envergonhar-nos de pertencer à raça humana.
Isso são casos extremos. De pessoas doentes, neuróticas e que carregam dentro de si alguma patologia psíquica. Não os estou perdoando, mas querendo dizer que nós mesmos sem chegar a nenhum extremo por vezes agimos incoerentemente num momento difícil do nosso próximo só pelo fato de não lhe dar a atenção que no momento ele precisa. Em certas fases da vida é muito importante um simples sorriso ou uma palavra amiga e calorosa.
E se fiz esse preàmbulo foi para abordar o tema da bondade. É dela que preciso falar e com ela que fiquei encantada ao presenciar exemplos maravilhosos de suavidade e desprendimento. Não há nada mais enternecedor que um gesto de solidariedade, que além de emocionar pode salvar.
Bondade é um gesto ameno num momento difícil: O carinho quando se está carente, a suavidade no desespero, o sorriso na desesperança, uma palavra quando a alma está silenciosa e vazia. Bondade é o olhar que conforta, a alegria que estimula, e a certeza da presença na hora da dor. E também o compartilhamento na felicidade alheia.
No caminho da minha vida tenho encontrado mais bondade do que indiferença ou frieza. Em todos os instantes aflitivos ou nas dificuldades variadas deparei-me sempre com alguém a me estender a mão num aceno comovedor. E também no dia-a dia sensibilizo-me com o as atitudes que pessoas que às vezes nem conheço são capazes de demonstrar.
Acho que a tendência instintiva e verdadeira do ser humano é a benevolência, certamente!
Essa tendência, entretanto devia ser enfatizada e enaltecida desde a mais tenra idade.E rigorosamente ressaltada como um sentimento essencial para a verdadeira felicidade. Nada nos poderá fazer afortunados sabendo que existem pessoas sofrendo e que um ato nosso poderia amenizar.
Portanto a bondade é condição essencial para uma estrada mais livre de percalços cujos companheiros de caminhada serão sempre nossos parceiros na luta por uma existência melhor, fecunda e afortunada pela extensão e profundidade de nossa vida interior.
Jamais conheci riqueza maior do que conseguir se aliar ao próximo nessa busca de sensações enobrecedoras o que no mais profundo de nós mesmos almejamos como meta essencial da verdadeira prosperidade.

Vània Moreira Diniz
09-02-2001

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui