Usina de Letras
Usina de Letras
275 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTA AO IVANIR YAZBECK (Recordar é viver) -- 15/09/2004 - 17:47 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MEU CARO IVANIR,
VOLTAVA ONTEM (3.1.93) DE BELO HORIZONTE ONDE ASSISTI À POSSE DO PATRUS E CÉLIO DE CASTRO, AGORA COMO PREFEITO E VICE DA CAPITAL. PRETENDIA ESTAR EM FLORIANÓPOLIS PARA ABRAÇAR O GANDRO QUE É DO PARTIDO POPULAR SOCIALISTA (PPS), PARTIDO PELO QUAL, TAMBÉM DISPUTEI PELA SEGUNDA VEZ A PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ, MAS VÔO FOI O QUE MAIS FALTOU NO AEROPORTO DE CONFINS, NO DIA PRIMEIRO E SE VIAJASSE , SERIA UMA CORRIDA CONTRA O TEMPO.
ACABEI CURTINDO UMA CIDADE PARADA, APÓS TELEFONAR , EM VÃO PARA OS AMIGOS QUE SAÍRAM, UNS PARA O FERIADO PROLONGADO, OUTROS JÁ PARA AS FÉRIAS, QUE MÊS DE JANEIRO É ASSIM.
NO HOTEL SÃO MIGUEL- CITADO NO LIVRO HILDA FURACÃO - DO ROBERTO DRUMMOND-, ONDE FICO, FAZ TEMPO, QUANDO NÃO ENCONTRO VIRGINIE, LUIZINHO E CAMILA NA CIDADE, ACABEI FAZENDO UM RETIRO FORÇADO NESTE INÍCIO DE ANO.
SOLITÁRIO, PERCORRI TODOS OS CINEMAS E TOMEI TODOS OS CHOPES QUE AGÜENTEI, QUE ISTO EM B.H., É SAGRADO.
LI TODOS OS JORNAIS AOS QUAIS TIVE DIREITO, DIARIAMENTE. PRINCÍPIO DE ANO POLITICAMENTE COM LUZ NO FIM DO TÚNEL APÓS O AFASTAMENTO DE FC, MAS TAMBÉM CHEIO DE TRAGÉDIAS, DENTRE ELAS O SEQÜESTRO DE UMA GAROTINHA E O TRISTE FIM DE DANIELA PEREZ.
NO MEU APARTAMENTO, QUE É COMO SE ESTIVESSE EM CASA, FIZ ANOTAÇÕES, RECORTEI ARTIGOS E FOI BOM ESTAR COMIGO MESMO, PRINCIPALMENTE PORQUE A FAMÍLIA ESTEVE JUNTA NA FORMATURA EM PSICOLOGIA DA PATRÍCIA; NO NATAL, E SE REUNIRÁ DE NOVO NO CASAMENTO DA CRISTINA NO DIA NOVE PRÓXIMO ONDE TALVEZ A GENTE SE ENCONTRE PARA UM PAPO E UM UÍSQUE.
SORTE MINHA, ENCONTRAR ABERTA A LIVRARIA PAX NA AFONSO PENA. PASSEI UMA TARDE INTEIRA LÁ COM O MACRUZ- QUE ME DEU NOTÍCIAS DO DR. FERNANDO FAGUNDES REIS, HOJE SUB-PROCURADOR DO ESTADO, DEVORADOR DE LIVROS- E COM ATENCIOSAS ATENDENTES, FOLHEANDO OS LIVROS E ME ATUALIZANDO COM RELAÇÃO AOS LANÇAMENTOS EDITORIAIS. ATÉ O GRANMA ACHEI LÁ, EM SUA EDIÇÃO PORTUGUESA, MS PRECISO MESMO É FAZER UMA ASSINATURA. NUMA DAS ESTANTES, ENCONTREI O SEU SEGUNDO LIVRO A NOITE EM QUE JANE RUSSEL MORREU . ADQUIRI-O DENTRE OUTROS.
NA VOLTA PARA UBÁ, NO BUS DA 18;15, DA SÃO DIMAS, COMECEI A LÊ-LO E NÃO PUDE PARAR MAIS. LI-O NUM FÔLEGO SÓ, ATÉ RIO POMBA, DANDO UMA PAUSA APENAS PARA UMA MINERAL GASOSA NA PARADA EM CONSELHEIRO LAFAIETE, NO BAR GLOBO.
GOSTEI! ACHO NÃO, TENHO CERTEZA , DE QUE SERÁ UM SUCESSO COMO FOI O PRIMEIRO, E COMO SERÃO OS PRÓXIMOS QUE LANÇAR.
PARECEU-ME FAZER PARTE DELE, PERMITA-ME, PORQUE FOU UM TEMPO QUE TAMBÉM VIVI, DIRETA, OU INDIRETAMENTE, PORQUE VOCÊ SE LEMBRA, EU PASSAVA BOA PARTE DE MINHAS FÉRIAS, QUASE SEMPRE EM SUA CASA, NA NOSSA JUIZ DE FORA, ALI NA RUA BARÃO DE CATAGUASES.
DURANTE A LEITURA EU ME IMAGINAVA ALI VENDO TUDO ACONTECER, MAS CREIO QUE ISTO DEVE ACONTECER COM TODOS QUE LEREM SEU LIVRO PORQUE VOCÊ DESCREVE BEM A ÉPOCA, OS FATOS, OS LUGARES, PERMITINDO QUE A GENTE ENTRE EM SUA OBRA, COM NATURALIDADE, NOS FAZENDO DANÇAR NO RAFFA S, E BEBER CUBA OU MANSION
HOUSE. PERMITE-NOS OUVIR E PARTICIPAR DOS DIÁLOGOS, VESTIR OS TERNOS DA ÉPOCA E USAR AS GRAVATAS DA MODA DE ENTÃO.
DÁ-NOS A OPORTUNIDADE DE DIRIGIR O PONTIAC E TOMAR CHUVA COM VOCÊ.FAZ-NOS OUVIR MONGLOW E VER DE PERTO A CROONER DO CONJUNTO. DE PEDIR DRINQUES AOS GARÇONS E DE SENTIR O CALOR HUMANO DO FREI ALENCAR.
COMO MÁGICA, PUDE SENTIR NAS POLTRONAS AO LADO AS PRESENÇAS DE TIO NAGIB E DA TIA MADRINHA(MARIA)COMO EU CHAMAVA SUA MÃE QUE ERA MINHA MADRINHA DE BATISMO JUNTO COM O PEDRO KHOURY.
FOI MUITO BOM LER SEU LIVRO. FEZ-ME REVIVER MOMENTOS INESQUECÍVEIS E MARAVILHOSOS DO FINAL DOS ANOS CINQUENTA E INÍCIO DOS SESSENTA.
E SABE DE UMA COISA? SE EU ESTIVESSE NO QUARTO DO HOSPITAL NA HORA DO TELEGRAMA DE FODA-SE AO JÂNIO QUADROS, EU TAMBÉM PEDIRIA PARA ASSINÁ-LO.
FORTE ABRAÇO DO PRIMO Ricardo.

A NOITE EM QUE JANE RUSSEL MORREU , É O SEGUNDO LIVRO DE IVAN YAZBECK. O PRIMEIRO, O ENIGMA DO PÁSSARO DE PEDRA , LANÇADO EM 1990, FOI ADOTADO EM COLÉGIOS DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS, COMO LEITURA RECOMENDÁVEL NAS AULAS DE LITERATURA.
ROTEIRISTA DE TV, FORMADO POR BRÁULIO PEDROSO, ESCREVEU SEIS MINI NOVELAS(CASO VERDADE) LEVADAS AO AR PELA REDE GLOBO. MAS, ANTES DE TUDO, IVANIR, COMO É CONHECIDO NAS REDAÇÕES ONDE TRABALHOU, JB,O GLOBO E O DIA, É UM JORNALISTA ESPECIALIZADO NA EDIÇÃO GRÁFICA DE JORNAIS DIÁRIOS, DEPOIS DE TER EXERCIDO VÁRIAS OUTRAS FUNÇÕES COMO FOTÓGRAFO, REPÓRTER, REDATOR, DIAGRAMADOR E POR UM BOM TEMPO, CRÍTICO DE CINEMA NO JORNAL DO BRASIL. É TAMBÉM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, NA ÁREA DE EDIÇÃO GRÁFICA DOS JORNAIS DIÁRIOS. É MINEIRO DE JUIZ DE FORA.
A NOITE EM QUE JANE RUSSEL MORREU , EDITORA RECORD....
Ricardo Nacif Njaim

(publicado no jornal Cidade de Ubá, em 17.01.1993)

(MAIS SOBRE IVAN YAZBECK AQUI NA USINA, PUBLICAÇÕES DO MESMO AUTOR)
(Publicado hoje na Usina de Letras, em homenagem ao primo Samir, irmão de Ivanir que faleceu ontem em Juiz de Fora)Ubá,MG,15.09.2004 PDV/pdv
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui