Usina de Letras
Usina de Letras
37 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Resposta a matéria da Super Interessante. -- 31/03/2003 - 21:31 (Fábio R. Boni) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
São Paulo, 16 de setembro de 2002



Prezado senhor(a): Leandro Sarmatz , Jornalista da Revista Super Interessante;

Tendo lido na última edição da revista SUPER INTERESSANTE , a matéria sobre ESPIRITISMO, concluí que havia alguns pontos equivocados em relação à doutrina, gostaria de poder contribuir dando os verdadeiros significados a cada ponto mencionado pelo Sr. na revista, são eles:

1 – “...no Espiritismo Cristo não é filho de Deus – mas um espírito evoluído.” ( SUPER INTERESSANTE, PÁG. 48 ).

R: Quanto a ser um espírito evoluído, não temos a menor dúvida. Consultado os espíritos sobre qual seria o espírito mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo, eles disseram: “ JESUS ”. Mas em nenhuma obra de Kardec , os espíritos, ou mesmo Kardec, diz que Jesus não filho de Deus; pelo contrário, como podemos observar nessa pergunta do “Livro dos Espíritos”, perg. 77.

“Os Espíritos são seres distintos da Divindade, ou serão simples emanações ou porções desta e, por isto, denominados filhos de Deus” ?

R: Meu Deus ! São obras de Deus, exatamente qual a máquina o é do homem que a fabrica, não é o próprio homem. Sabes que, quando faz alguma coisa bela, útil, o homem lhe chama sua filha, criação sua. Pois bem! O mesmo se dá com relação a Deus: somos seus filhos, pois que somos sua obra ““.

2 – “...É uma questão polêmica. O Espiritismo prega o tratamento homeopático e são célebres na trajetória brasileira da religião os casos de médiuns ( Como o mineiro José Arigó, que incorporava um suposto espírito doutor Fritz e, inspirado por ele, fazia escatológicas cirurgias a milhares de pessoas entre os anos 50 e 70 ) que reúnem multidões de desvalidos em operações de fundo de quintal. Está-se falando de dois elementos que configuram prática ilegal da medicina : receitar remédios e operar doentes sem licença para isso”. ( SUPER INT, pág 51/52 )

R: O fato da pessoa “receber um espírito” e curar ou dar qualquer outro tipo de manifestação, não quer dizer que a pessoa seja Espírita, pois a mediunidade é uma faculdade inerente a todo ser humano, em maior ou menor grau dependendo de cada pessoa, o que o Espiritismo faz é estudar e mostrar, sob uma forma racional e científica, como os fenômenos se processam e em quais condições eles se dão. O Espírita é todo aquele que pensa e age de acordo com os ensinamentos da moral contida nas obras de Kardec. A cura na Doutrina Espírita é através da imposição das mãos e sobre os efeitos dos fluídos magnéticos e espirituais, agindo diretamente no perispírito do enfermo, sendo assim, sem necessidade de “cortes” e nem de instrumentos cirúrgicos, pois a cura não se processa no corpo físico. O Dr. Roberto Brólio em seu livro “Doenças da Alma” diz: “O dom de curar está relacionado ao fluído magnético inerente ao espírito, encarnado e desencarnado. A ação realiza-se pela presença da pessoa ou da entidade espiritual, pelo pensamento ou pela imposição das mãos, acionados pelo amor e pela vontade de realizar a cura.” (pág 87 )

3 – “A simplicidade pregada pelo Espiritismo também estaria explicada pela inexistência de grandes rituais de passagem como casamento, batismos e enterros. Isso por que os espíritas acreditam ser desnecessário o vínculo com Deus – “a inteligência suprema”, como prega Allan Kardec”( SUPER INT, pág, 53 ).

R: Gostaria que o Sr. me apontasse em que obra Kardec “pregou” isso, ou qualquer outra obra espírita . Tomarei a liberdade de transcrever alguns trechos do Livro “O que é o Espiritismo”, do próprio Kardec para provar o contrário.

“Do ponto de vista religioso, o Espiritismo tem por base as verdades fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma, a imortalidade, as penas e as recompensas futuras; mas ele é independente de todo culto particular. Seu objetivo é provar, àqueles que negam ou que duvidam, que a alma existe, que ela sobrevive ao corpo...” ( “ O que é o Espiritismo”, pág, 189 ).

“Como Moral, ele ( O Espiritismo ), é essencialmente cristão, por que o que ele ensina não é senão o desenvolvimento e aplicação da do Cristo,...” ( pág, 190 ).

“O Espiritismo , sendo independente de toda forma de culto, não prescreve nenhum deles, e não se ocupa de dogmas particulares, não é uma religião especial, por que não tem sacerdotes e nem seus templos. Aqueles que lhe perguntam se fazem bem seguir tal ou tal prática, ele responde: Se crerdes vossa consciência induzida a faze-lo, fazei – o : Deus tem sempre em conta a intenção. Em uma palavra, ele não se impõem a ninguém; não se dirige àqueles que têm a fé, e a quem esta fé basta, mas à numerosa categoria dos incertos e dos incrédulos...”( “ O que é o Espiritismo”, pág 190 ).

4 – “O Espiritismo acredita que os espíritos são criados numa espécie de “ponto zero”, onde todos são imperfeitos e devem chegar – ao longo de vários e sucessivas encarnações – a perfeição.”( SUPER INT, pág, 53 ).

R: Se fossemos criados imperfeitos, já não seria “ponto zero”, você mesmo já está se contradizendo. “ A origem e o modo de criação dos espíritos nos são desconhecidos; apenas sabemos que foram criados simples e ignorantes, quer dizer, sem ciência e sem conhecimento do bem e do mal...” ( “ O que é o Espiritismo” – Allan Kardec – pág, 192. )

5 – “...mas formas de vida – inclusive minerais que são habitados por espíritos em diferentes estágios...” ( SUPER INT. pág, 54 ).

R: A mesma citação acima.

Portanto, acredito ter esclarecido, através das p’rprias obras de Kardec, os pontos equivocados sobre a matéria e, gostaria de no próximo número da revista, poder ver um parecer do Sr. a respeito desses pontos que agora está, pelo menos coerente com a doutrina, para que, nós espíritas não fiquemos prejudicados com isso; e que também não pareça um ato preconceituoso da parte do Sr., que tenho certeza, não foi essa a intenção que o Sr. quis passar.

Atenciosamente,

F . R . B

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui