Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PESSOAS QUE VIVEM SEM COMER -- 30/03/2003 - 21:58 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PESSOAS QUE VIVEM SEM COMER







Viver sem se alimentar, sem comer, e ainda por cima crescer (no caso de ocorrer com jovens) parece desafiar totalmente as leis da natureza. Em Parapsicologia este fenômeno é chamado inédia. Casos muito bem comprovados de pessoas que ficaram muitos anos sem comer e sem beber não são tão raros. Aconteceu isso com Alexandrina Moreira da Costa, Maria Rosalina, Teresa Neumann Mollie Fagner, Zélia Borriou, entre outras.



No Brasil, um caso de inédia muito conhecido é o de Lola (Floripes Dornelles de Jesus), moradora da cidade de Rio Pomba (MG). Após um acidente - caiu de uma jabuticabeira - ficou quase totalmente paralítica. A partir daí, começou a alimentar-se muito mal. Lola foi diminuindo a alimentação gradativamente até o jejum completo, quando seu único alimento passou a ser a Hóstia da Comunhão diária. Na cama, Lola passava o tempo todo sentada, amparada por travesseiros, fazendo crochê e rezando.



Posturas das mais diversas foram tomadas perante os casos de inédia. Alguns teólogos aceitam o fenômeno. Segundo as circunstâncias, o atribuem a Deus ou ao Diabo. O jejum total de Teresa Neumann foi interpretado como milagre. Já o caso de Giri Bala, que nada come ou bebe há mais de 60 anos, é encarado como diabólico!



A Parapsicologia tendo descoberto em primeiro lugar que as inédias se produzem em todas as partes e em qualquer ambiente, deduziu que logicamente tem causas naturais. Eis alguns argumentos da Parapsicologia em favor da explicação natural do fenômeno:



1.º) Entre os místicos católicos com inédia predominam as mulheres. Em todos os casos de inédia entre os não-católicos ou sem conotação religiosa, trata-se sempre de mulheres. Teriam importância os hormônios femininos?



2.º) Em geral a doente foi submetida a uma dura prova moral, ou tem algum motivo para estar obsessa por uma idéia dolorosa.



3.º) Os pródromos ou caminhos que levam à inédia podem resumir-se assim: problema psicológico; caso não seja curado, este problema leva à anorexia (rejeição de alimentação); esta se não curada, leva à morte, mas em algum caso muito raro sobrevivem o fenômeno parapsicológico da inédia. Neste caso, podem sobreviver muitos e muitos anos sem comer nem beber.



4.º) São pessoas que poupam energia. Ficam sempre na cama. Há, porém, plena atividade mental.



5.º) Alimentam-se de suas próprias reservas: vão, materialmente, comendo a si mesmas. Ficam reduzidas a ossos e pele... Enquanto ficar um pouquinho de carne sobre os ossos, há possibilidade de continuarem vivendo.



6.º) Podemos citar em analogia com a inédia, os animais hibernantes. E essa “inédia” dos animais, embora menos duradoura, não pode ser considerada como fenômeno sobrenatural.



Os grandes místicos podem ser, ao mesmo tempo, santos e doentes. Uma coisa não exclui a outra.



A inédia é fenômeno humano parapsicológico, e como tal, sintoma doentio.







Por Luiz Roberto Turatti, aluno do Centro Latino-Americano de Parapsicologia, CLAP (www.clap.org.br), dirigido pelo Prof. Dr. Padre Oscar González-Quevedo, S.J.







Esse artigo já foi publicado em:

- “Jornal de Araras”, Araras/SP (Brasil), 1.º/11/1991;

- “Tribuna do Povo”, Araras/SP (Brasil), sábado, 19/2/1994.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui