Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Ai... Bobo... Bobo... = Tu és o rei !... -- 14/09/2005 - 12:47 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Toninho - Escuta lá: que opinião tens tu do ofício de bobo na idade média?

Tadeu - Ora... Em princípio, eram uns gajos engraçados que tinham a missão de manter o rei bem disposto. A seguir e como objectivo essencial, colocar subrepticiamente a maralha toda em transe para que logo adiante tivessem lugar os bacanais...

Toninho - Muito bem, Tadeu. Mas não está tudo, quiçá o fundamental...

Tadeu - Bem, assim de repente, não me ocorre nada mais...

Toninho - Pois... A missão crucial do bobo, nos momentos azados, era tornar ridículo e rebaixar quanto possível um caso sério que ao rei se deparasse...

Tadeu - Ah... Por isso alguns deles, faziam o que lhes apetecia e ainda lhes sobrava tempo para envenenar o rei...

Toninho - Conheces alguma coisa de bobos hodiernos, por exemplo, no Brasil?...

Tadeu - No Brasil? No Brasil, francamente, não. Do que só ouço falar, não me basta para afirmação. Mas em Portugal, sim. Sim, conheço.

Toninho - Posso saber quem é?

Tadeu - O nome não digo, mas tu conheces, caraças, um grandessíssimo "paneleiro-rancheiro". É um gajo que aprecia enrolar-se com garotos. Já foi citado judicialmente, mas os reizinhos por trás da cortina deitaram-lhe a mão. Mas, ó Toninho, isto, tem alguma graça?

Toninho - Tem e muita. Eis a utilidade da bobagem: ridicularizar e rebaixar os casos sérios, os ímpios casos...

Tadeu - Se estás a chamar-me bobo, tu, tu és o rei!...

António Torre da Guia
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui