Usina de Letras
Usina de Letras
70 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->PÉROLAS DO IBRAHIM -- 09/09/2005 - 13:36 (FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE MACEDO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PÉROLAS DO IBRAHIM
(Aspectos de sua vastíssima cultura inútil, ... tanto quanto inexistente!)
Afinal, um digno equivalente tupiniquim às lusitanas “Anedotas do Bocage”. Comece-mos, então, pelo Glossário, introdutório à obra, e organizado em ordem mais ou menos alfabética, como se-gue:-

1-) “Ad Augusta per angusta!”:- Preciosa e erudita imprecação, altamente gongórica e sofisticada, que se profere quando se é pêgo de surpresa, por não se saber, com a devida antecedência, que os caminhos que levam até a casa da referida moçoila (a Augusta) eram tão tortuosos, estreitos, e cheios de ladeiras íngremes e sem calçamento.

2-) Alegórico:- Adjetivo resultante da aglutinação entre as palavras “alegre” e “gongórico”.

3-) Antártica:- Bebida fermentada (e, não raro, choca!), da qual eu prefiro receber a minha parte em Brahma Gelada.

4-) Apollo:- Belo Deus Grego, que protegia e presidia às viagens espaciais.

5-) Atlantis:- Nave espacial estrangeira, de cuja efetiva existência não se tem absoluta certeza, mas que se sabe ter sucumbido após violenta explosão tectônica, possivelmente ocorrida nas proximidades do Mar Egeu.

6-) Atlântida:- Empresa cinematográfica nacional, que também implodiu, só que sepultada sob toneladas (e quilômetros!) de fiascos, chanchadas e embromação generalizada.

7-) “Bellum Intestinum” (Atenção ao duplo sentido)
:- Aquelas tripas que, finalmente, e após duro e encarniçado combate, acabaram vencendo um concurso de beleza, num necrotério romano;
:- Nome do efeito fisiológico doloroso ocorrente quando, inadvertidamente, se come algo que seja tão difícil de digerir como uma guerra.

8-) Brahma:- Deus Hindu da Cerveja, bem como de todas as bebidas fermentadas.

9-) BURRA LEX, SED LEX:- Imprecação erudita, passível de ser dita (inclusive por escrito, e em públi-co), por qualquer cidadão que não concorde com o sentido, teleologia, e/ou conseqüências práticas (ou previsíveis) de qualquer Lei, inclusive a “vigente” (?) Constituição Federal.

10-) Carona:- “Cara Grande” com que se fica, ao se pedir para viajar de graça.

11-) Catão, o Censor:- o mais fino, belo (e “honesto”!) exemplo de incorruptível Virtude Patrícia Romana, que apenas muitos sestércios de ouro podiam... comprar!. Aquele que se deixa corromper, porém ex-clusivamente por muito ouro, e em nome da moralidade. Patrono moral magno de todos aqueles que, ainda hoje, se dedicam à incessante tarefa (de ética suspeita, e duvidosa!) consistente em criar dificul-dades para, ao depoi$, parir facilidade$. Se vivo fosse hoje, presidiria a Multinacional conhecida por “Greenpeace” (vide verbete adiante).

12-) Challenger:- “Desafio” que a NASA perdeu num fiasco cósmico (e explosivo!).

13-) Chuvas Copiosas:- Aquelas que forem exatamente iguais às da semana, mês ou ano passados.

14-) Ciceronear:- Submeter alguém, mas na melhor “boa-intenção”, a uma interminável (e intolerável!) Ca-tilinária, especialmente se durante viagem, ou passeio, por região ou cidade desconhecida(s) do viajante assim martirizado.

15-) Diplomata:- Poliglota educadíssimo, dotado da mais fina aparência, e maneiras, de Marajá, porém fa-zendo jus a um salário de Maharishi.

16-) Dogma:- Toda e qualquer substância, ou material derretido que um vulcão, obrigatoriamente, expele.
17-) Ecologia (ou Ecolatria, tanto faz!):- Arte de fazer muito dinheiro (e enriquecer desocupados, empo-brecendo incautos), utilizando-se de “preservação e equilíbrio da Natureza” como meio (e pretexto!), e de muita histeria coletiva como praxis dialética, e causa eficiente.

18-) Encíclica:- A bicicleta ergométrica do Papa.

19-) Estatística:- Arte de engabelar otários incautos, especialmente mediante a manipulação de todos e quaisquer dados, desde que quantificáveis.

20-) “Ex-” :- Presente do Indicativo, invariável, do verbo (impessoal) “Já Era”.

21-) “Ex-Abrupto”:- Algo que passou a ser gentil e previsível.

22-) Filosofia:- Ciência magna, capital, com a qual, ou sem a qual, a vida, na prática, continua e permanece tal e qual.

23-) Gemini:- Signo zodiacal da maioria dos Astronautas.

24-) Greenpeace:- Multinacional de Tartufos e Chantagistas que, com fervor ecológico ultra-religioso, veneram a Mãe-Terra, e têm, em Catão, o Censor (vide verbete retro), um de seus pilares, sustentácu-los e esteios morais mais firmes, profundos e inabaláveis.

25-) “Habeas Corpus”:- Auto-lesão (semelhante ao hara-kiri japonês) passível, ou não, de prévia concessão liminar, pelo Judiciário.

26-) Hecatombe:- Ordem irrevogável, no sentido de que 100 bois caiam ao chão.

27-) Historiador (também conhecido, alternativa, e indiferentemente, como Estoriador):- É alguém que tem um apego excessivo por princípios, hipóteses, valores, preconceitos e ideologias, aliado, acima de tudo, a um profundo e irregateável desprezo pelos fatos reais.

28-) Júlio César:- Foi o 1º Imperador de Roma, e Cleópatra, apenas mais uma caríssima superprodução de Hollywood.

29-) Kapa:- Letra grega que simbolizava a imposição das penas corporais infamantes da castração e/ou da emasculação.

30-) Lava!:- Ordem que se dá a um vulcão particularmente sujo de cinzas ainda quentes.

31-) Lobista:- Advogado sem beca; diplomata sem polainas; poliglota duma língua só:- a do tráfico de in-fluências; homem de fala fluente e fá$il.

32-) Lupicínio:- Crime ecológico consistente em provocar, voluntária, dolosa e deliberadamente, uma gran-de mortandade entre lobos.

33-) “Manu Militari”:- O irmão de alguém, desde que esteja prestando o Serviço Militar Obrigatório.

34-) Memória Humana:- Traço de “humanidade” que, SE valesse alguma coisa, não teria ensejado a inven-ção da Linguagem Escrita.

35-) Omega:- Letra grega, que representava a última contagem precisa e conhecida... do tempo.

36-) “Per aspera ad Astra”:- Imprecação erudita, que significa experimentar, atravessar, e, por fim, superar terríveis dificuldades financeiras para, não-obstante, manter em dia o pagamento das prestações assumi-das com a compra, fora de hora, do dito veículo Chevrolet.

37-) Piracema (ou pirão-da-Iracema):- Delicioso pirão de peixe, feito por empregadas domésticas, à beira de rios, durante certa época específica do ano.

38-) “Pró-Rata”:- O próprio Rato (que a Rata, aliás, se recusa, de vez, a partilhar com outras roedoras...).

39-) Salário-Família:- Instituto juslaboral brasileiro, hoje insuficiente, em valor efetivo, sequer para prover às despesas mensais incorridas com a brisa de que devem viver as famílias de Ascetas, Gurus, Faquires, Mahatmas e Maharishis Hindús.

40-) Salário-Mínimo (Ou Salário-Ínfimo, tanto faz!):- É aquele do qual ninguém hoje consegue viver exclu-sivamente, ainda que não tenha tal pessoa (assim infimamente assalariada) qualquer outra a quem sus-tentar.

41-) Si vis pacem, para bellum:- Aforismo latino atribuído originariamente a Suetônio, e depois a Maquia-vel, e que define o Serviço Militar Obrigatório, ou seja, aquele meio institucional pelo qual, através de longo e tedioso treinamento anual (de natureza pretensamente militar!) acaba-se fazendo com que os ci-vis abandonem seus afazeres corriqueiros, e, afinal, passem para a Guerra.

42-) Subalterna:- Qualidade da escolha que se faz “por baixo do pano”

43-) Sumo Pontífice:- Sagrado Suco de Laranjas israelense, engarrafado, não-obstante, pelo Vaticano, e aí servido.

44-) “Sursum Corda!”:- (Atenção ao triplo sentido)

a:- é o que se exclamava, em meios eruditos medievais, quando algum malfeitor se via submetido à execu-ção por enforcamento; ou então
b:- é um enforcamento suspenso, ou pendente de execução, por causas alheias à vontade do juiz que o determinou; também pode ser
c:- o nome do kafkaniano recurso processual, a ser interposto para a obtenção deste último resultado práti-co.

45-) Tanque-de-Guerra:- Equipamento bélico auto-propelido que, quando utilizado em guerras CIVÍS, com efeito ajuda, eficientemente, a lavar a roupa suja EM CASA.
Finalmente
Glossário do Crioulo Doido:- é, precisamente, o presente texto, em cuja inútil leitura, aliás, o prezado leitor acaba de desperdiçar seu precioso tempo.

1-) Conheci uma excêntrica e incoerente criatura que, todos os dias, dava Graças a Deus, de joelhos, por ser ... Ateu!.

2-) Conheci outra que impetrou Mandado de Segurança visando obter reconhecimento judicial ao seu ale-gado “direito” de imprimir dinheiro EM CASA com fundamento principal fulcrado em seu direito constitucional de ... LIBERDADE DE IMPRENSA!.

3-) Também conheci um jovem advogado norte-americano, recentemente graduado em Direito e convertido ao Catolicismo Romano, mas que, talvez porisso mesmo, se negava, terminantemente, a receber o Sa-cramento da Confissão, alegando e sustentando a “absoluta incompatibilidade” do mesmo com o pri-mado da ... 5ª Emenda à Constituição dos U.S.A.!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui