Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A vilã é a China -- 17/05/2008 - 06:43 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A vilã é a China

E finalmente a China passou os Estados Unidos, assumindo a perversa liderança entre os maiores emissores de CO2. É agora a principal vilã do efeito estufa. Não era de esperar-se diferente disso: desembestadamente é a nação que mais crescia e cresce no planeta. Não era para menos que esse gigante se tornasse o principal poluidor da atmosfera do planeta Terra.
E agora? Como fica? O mundo está plenamente parasitado por produtos chineses pirateados. Há um mundo desleal na China que imita ilegalmente o que se produz. O governo chinês ainda não endureceu suficientemente o seu olhar punitivo para esses crimes que têm se avolumado nos dias atuais. É preciso menos permissividade para os exportadores chineses produzirem e exportarem esses produtos ilegais. Grandes grifes do mundo inteiro preocupam-se com seus produtos frente à gulosa atitude pirateadora dos comerciantes chineses. Isso precisa ser evitado.
E os maus chineses são muito hábeis na tecitura de quadrilhas voltadas à pirataria. São exímios falsificadores e perigosíssimos quadrilheiros. Não lhes bastam os rigores das leis chinesas frente ao crime de maneira geral. Eles se arvoram maiores do que esses rigores e falsificam e vendem cada vez mais. Os produtos chineses pirateados são de péssima qualidade apesar do design pomposo. Oferecem riscos diversos aos seus compradores.
Juntemos então o útil ao agradável. A China lidera como vilã o renque dos poluidores no que tange à emissão de CO2, justamente porque está crescendo demais e às custas do resto do mundo. Carecemos reeducar o nosso olhar comercial frente aos produtos chineses. Os piratas que não nos iludam mais, principalmente por seus preços supercompetitivos. Demais, vejamos a que custo para a sociedade mundial eles foram produzidos.
Se compramos muito e enriquecemos o algoz, que fim nos espera? Os compradores cidadãos devem pensar antes de exercerem seu poder de compra. Os produtos lícitos, os orgànicos, devem encher nossas preferências de compra. Devemos, além de nos encantarmos com o produto comprado, saber como ele foi produzido, às custas de quem, e a segurança como um todo que o ato de comprar e o produto nos oferecem.
O modelo político chinês tem criado desigualdades sociais perversas. Na China já nasceram muitos bilionários. Como se entender que em um país comunista possa haver bilionários e miseráveis convivendo sob o manto protecionista de um mesmo governo? O Estado chinês não é mais os dos sonhos de Mao Tse Tung. Há olhares bem menores do que o olhar político de ontem. A China não está crescendo, mas explodindo e, o que é pior, às custas de distorções e etc. O resto do mundo carece abrir bem mais seus olhos!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui