Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Faia, bétula e lárix -- 12/02/2020 - 22:11 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Faia, bétula e lárix

Nazaré, aquele encanto de morena, era a mestra de Geografia. Casada embora, toda moçada não via a hora, de ser o homem de Nazaré... Eu não sabia com qual delas a atenção dividia. Afinal tinha meus treze anos e, pela frente, conquanto fremente, tempo e quota para enganos e desenganos.

Sei que o gosto pela disciplina precedia o apreço desmesurado pela professora, mas como ambos se fundiam, tudo parecia casamento perfeito em demasia. Será que ninguém sabia?

Assim, senti-me meio vitorioso, e quase vitoriano, no dia em que resisti a uma aparente insolência da mestra, ao brincar com um colega já bem mais maduro, e muito bom aluno, por seguro, ao chamá-lo de primo, pois ele, como ela, era Lemos. Vitória pírrica aquela.

Entretanto, quando vinham as notas, eu me refestelava, e em provas quase perfeitas já me habituava, e a meiguice de Nazaré tudo amenizava.

Faia, bétula e lárix entraram numa de suas exposições rotineiras, no capítulo da cobertura vegetal do Canadá, e esquecê-lo, ainda não dá, apesar de mais de cinquenta anos.

E por acaso e pelos caminhos que me conduziu a Geografia, tive uma passagem pelo Canadá, dois anos e meio, com dois longos invernos de recheio. Não cheguei a me aventurar pelas matas do país para tornar-me mais íntimo dessa vegetal trindade, e nem ao menos recorri aos dicionários para decliná-la em inglês e francês, línguas oficiais do Canadá. Guardá-la em bom português já dá. Com fé em Nazaré.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 351 vezesFale com o autor