Usina de Letras
Usina de Letras
129 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A IRRACIONALIDADE DE UM CONFLITO -- 27/03/2003 - 19:24 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A IRRACIONALIDADE DE UM CONFLITO




É difícil acreditar que alguém em sã consciência ainda possa apoiar essa guerra ilegítima e estúpida. A verdade, porém, é que encontramos muitos que conseguem arrumar uma justificativa injustificada para esse conflito. Gostaria de realmente saber o que se passa entre os nefastos neurônios desses indivíduos. Pode-se justificar que Sadan Hussein é um ditador e oprime seu povo, mas existem tantos outros iguais ou piores que ele; pode-se justificar que o Iraque possui armas de destruição em massa, mas os inspetores da ONU não as encontraram e até agora nem os EUA; pode-se arrumar mil e uma justificativas, mas nenhuma delas será capaz de justificar o massacre a que o povo iraquiano está sendo submetido.

Não importa qual seja a justificativa injustificada para este conflito. Isso não passa de uma mentira, uma farsa para ocultar interesses escusos. Interesses esses que parecem ser mais valiosos que as centenas de vidas humanas perdidas até o momento, os milhares de vidas que serão perdidas até o final do massacre, os milhares de feridos e inválidos, o sofrimento de um país inteiro arrasado. O que torna esse conflito mais absurdo é que ele vai de encontro às determinações da ONU, aos veementes protestos da comunidade internacional, e a desculpa de que o Iraque não estava se desarmando, quando é sabido que o governo iraquiano estava colaborando com os inspetores da ONU.

Pode-se dizer o que for, mas nada, nada mesmo vai justificar esse conflito. Porque é um conflito que poderia ser evitado caso o EUA estivessem realmente comprometidos com o bem estar e a paz mundial. Mas a visão de paz deles e dos ingleses não é compartilhada com o restante do mundo. E depois ainda se acham mais civilizados que nós! Se o Iraque estava colaborando porque então atacá-lo? Talvez seja por isso mesmo! Melhor atacá-lo quando ainda havia uma desculpa para dar do que depois quando não havia mais como justificar um ataque.

Independentemente do desfecho dessa guerra irracional, o povo iraquiano sofrerá muito e por muitos anos, e aqueles que agora apóiam esse conflito vão cair na realidade e ver o quanto estavam equivocados. Pelo menos é o que eu espero!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui