Usina de Letras
Usina de Letras
242 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Atendendo ao apelo de Odair Perrotti -- 09/11/2001 - 17:56 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carta, em atenção ao apelo de Odair Perrotti, como segue:
Caro Odair.
Salvo melhor juízo, depreende-se de sua correspondência que você é a favor de publicar seus textos, de forma gratuita, condicionando, tal atitude, a que referidas publicações sejam destinadas aos espaços eletrônicos sem fins lucrativos, a fim de preservar a dignidade e evitar que “parasitas comerciais” não sejam, indevidamente, beneficiados.
Sua proposta, em tese, é a de criar um site junto a entidades sem fins lucrativo “um site dentro do próprio site”, para usar suas palavras, “que nos dê retorno financeiro”, sugerindo, inclusive, que o Usina de Letras “alavancaria nossa proposta comercial”, em primeira conclusão.
Mais adiante, fala em levantamento de fundos para a manutenção do site a ser criado, cujos recursos iriam cobrir, também, o site do Usina de Letras, além de propiciar “retorno” financeiro” para os escritores. Propõe, na verdade, a criação de uma cooperativa de escritores, que poderia ser aliada ao próprio Sindicato dos Escritores de Brasília.
À vista do exposto, algumas indagações, não necessariamente pela ordem, afiguram-se-me fundamentais: (1) O que você quer dizer com “parasitas comerciais”, e de que maneira tais parasitas poderiam obter benefícios a partir de nossos artigos?
(2) Gostaria de uma explicação mais detalhada da proposta de se criar um site dentro do próprio site”, sob o ângulo da possibilidade técnica, da funcionalidade, das vantagens e desvantagens e dos custos, entre outros aspectos preliminares.
(3) Como você idealiza a maneira pela qual se dará o levantamento de fundos, a fim de manter a cooperativa (ou a nova organização que vier a ser criada)? Seriam contribuições dos usuários da Usina de Letras? Patrocínios de empresas ou pessoas?
(4) Na sua opinião, que tipo de interesse comercial a nova organização ou a cooperativa poderia despertar junto à comunidade de Brasília, de modo a gerar fontes de recursos para sua manutenção? Que serviços a cooperativa iria prestar ou produzir. E para quem, especificamente?
(5) Você fala em publicar textos gratuitamente, desde que para site sem fins lucrativos e, ao mesmo tempo, fala em criar cooperativa com recursos suficientes para cobrir as próprias despesas, as do site da Usina de Letras e capaz, ainda, de gerar retorno financeiro aos escritores. Não estaria, desse modo, havendo, nesse caso, um aparente contraditório?
(6) No caso da viabilidade da proposta, e pensando mais na frente, como se daria, em princípio, esse propalado retorno financeiro? Como medir o quanto cada escritor receberia, por exemplo? E quem seria o responsável por este levantamento e controle?
(7) Estes assuntos já foram objeto de discussão juntos responsáveis pelo site da Usina de Letras? Caso positivo, qual é o pensamento dos mesmos, a respeito?
(8) Finalmente, e para que os demais companheiros da Usina ficassem mais à vontade e melhor subsidiados para atender ao seu apelo, necessário se faz a publicação, neste site, de um resumo do projeto idealizado contendo, entre outros tópicos, os objetivos (gerais e específicos) da proposta, as opiniões a respeito, por parte dos responsáveis pelo site da Usina, as fontes de recursos idealizadas para cobrir as despesas iniciais de criação, e manutenção do site, com um resumo de como seria a cooperativa em termos de organização, estrutura administrativa e hierárquica, regimento e funcionamento e recursos físicos, materiais e humanos, entre outros.. Somente a partir destas informações preliminares, poderíamos tecer outras considerações a respeito. Um grande abraço.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui