Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Desrespeito a órgãos internacionais... -- 25/03/2003 - 19:33 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando acontece o que está, desgraçadamente, acontecendo - invasão do Iraque -, a gente fica a pensar em episódios anteriores como, por exemplo, a Guerra das Malvinas, entre Inglaterra e Argentina, a primeira com o apoio dos EUA, que bloquearam os bens argentinos e deram informações logísticas à esquadra inglesa, além de ser o único país a votar, na Organização dos Estados Americanos - O.E.A., em favor dos britânicos. Isto é, fizeram, na oportunidade, mais ou menos, como fizeram agora,em relação à Organização das Nações Unidas - O.N.U., quando, percebendo que não teriam aprovação do seu Conselho de Segurança, para atacar o Iraque, resolveram, simplesmente, desconhecê-lo. Mas, segundo analistas, qualquer que seja o resultado da invasão em curso(e será a vitória dos invasores, apesar das perdas de muitas vidas de anglo-americanos), Os EUA, também, serão perdedores...

No caso das Malvinas(que os ingleses chamam de Falklands), há quem alegue o direito de "USIS POSSIDETTIS", em favor da Inglaterra, por ocuparem as ilhas há séculos. Porém, como no usucapião, "a posse deve ser mansa e pacífica", o que não é o caso, porque quando os aventureiros ingleses chegaram nas Malvinas, estas eram habitadas por argentinos, que foram expulsos. Então, os prejudicados protestaram e tiveram o apoio de Brasil e Bolívia, na reivindicação de reintegração de posse... E, desde antes da existência da Liga das Nações, e, evidentemente, muito antes da existência da O.N.U., a Argentina tem reclamado, em vão, o seu direito líquido e certo sobre aquelas ilhas, ricas na produção do "krill" (espécie de camarão), e, talvez, de petróleo...

A propósito, lembro a expressão do Prêmio Nobel de Paz, o argentino Perez Esquivel:"Basta olhar no mapa para se ver que as Malvinas são argentinas."

E lemos, em antiga edição do jornal O Globo-Rio:"Um jurista e um lord inglês são de opinião que as Malvinas são argentinas"(os nomes dos dignos cidadão britânicos não nos ocorrem, no momento). e ninguém encontra um argentino que diga que as Malvinas não são argentinas...

Agora, essa invasão do Iraque é injustificável(diz o Bispo da Igreja Anglicana, em Londres, entre muitas personalidades mundiais!), pois, se é por Saddam Hussein ser ditador, quantos outros ditadores existem? o Paquistão tem ditador? A Coréia do Norte? A China?, etc. Os EUA vão sair invadindo todos os países onde haja ditadura e/ou onde haja petróleo?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui