Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->FUTEBOL NA PONTA DA LÍNGUA -- 29/05/2000 - 09:54 (Enderson d Assumpcao Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Futebol é uma caixinha de surpresas. A máxima, utilizada freqüentemente por 99% dos jogadores brasileiros, parece tornar-se a maior verdade do esporte bretão. Quem poderia imaginar, no início de 1999, que Atlético, Vitória e São Paulo estariam entre os semifinalistas do campeonato brasileiro? Bem, mas se a frase esboça uma certa sabedoria popular, o mesmo não se pode dizer das demais palavras que são arremessadas contra os microfones nos estádios.

Filósofos, tivemos três de expressão. O primeiro foi Neném Prancha, ex-roupeiro do Botafogo, que chegou a falar que o craque Didi jogava futebol como quem chupa laranja. Pioneiro no marketing pessoal, Dadá Maravilha, ex-jogador do Galo, lançou a famosa frase "Não venham com a problemática que eu tenho a solucionática". Mas Vicente Matheus, ex-presidente do Corinthians, foi o maior. São dele as pérolas "O difícil
não é fácil" e "Clássico é clássico e vice-versa".

Com bons exemplos fora dos gramados, o que esperar dos artistas da bola? Numa explosão de alegria o atacante Nunes descreveu assim seu gol: "Não sei, chutei, a bola foi indo, indo... e iu!". O ex-jogador Laci do Atlético Mineiro foi além ao descrever seu golaço: "Primeiro eu passei pelo primeiro, inclusive. Segundo eu passei pelo segundo, exclusive. Dei um peutardo e a bola foi fondo, fondo pro fundo do balbante".

Em entrevista à Rádio Record, o corintiano Vladimir irritou-se com o repórter e metralhou: "Eu discordo com o que você disse". O grandalhão Jardel, ídolo em Portugal, disse que sua naftalina sobe quando o jogo está a mil. Quanta adrenalina! E por falar em Portugal, não poderíamos deixar de registrar a declaração bombástica do atacante João Pinto: "Meu clube estava à beira do precipício, mas tomou a decisão correta: deu um passo à frente".

Ao chegar em Belém do Pará para uma partida contra o Paysandu, Claudiomiro, ex-meia do Inter de Porto Alegre, declarou emocionado: "Tenho muito orgulho de jogar na terra onde Cristo nasceu". O pobre Josimar, do Botafogo do Rio, ficou eufórico ao receber um Motorádio por ser considerado o melhor jogador da partida e disparou: "A moto eu vou vender e o rádio vou dar pra minha tia". E o atleticano Paulo Isidoro? Ao ser perguntado sobre o que achou do jogo foi categórico: "Eu não achei nada, mas o Éder achou uma correntinha de ouro".

Que me perdoem os atletas mencionados e os leitores, mas só posso atestar a veracidade das frases. A riqueza de fatos folclóricos no futebol e a rivalidade entre as torcidas me impendem de assegurar se os autores delas são realmente os aqui apontados.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui