Usina de Letras
Usina de Letras
230 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DESABAFOS E DESAFOROS -- 24/03/2003 - 19:09 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DESABAFOS E DESAFOROS

(por Domingos Oliveira Medeiros)



A Doutrina Bush é uma excrescência monstruosa. Urge varrê-la para sempre como entulho histórico imprestável à convivência harmoniosa das diferentes culturas e valores universais. Ou seja, como ação para o resgate da paz e da segurança dos povos.



"Edifício construÍdo sobre os escombros do último confronto mundial para preservar as gerações vindouras do fragelo da guerra, a ONU estremece e pode desabar" EditorIal do Correio Braziliense, "Guerra e Paz", de 21-03-2003.



Não se respeita mais o disciplinamento jurídico contido na Carta das Nações Unidas. Abre-se precedente perigoso para o anarquismo mundial, movido a bombas e aparatos bélicos de poder destruidor inimaginável. A vida humana tornou-se um mero detalhe.



A guerra (vale dizer, a invasão) dos EUA contra o Iraque é, antes de tudo, um crime contra a humanidade. O Tribunal Penal Internacional tem que ser acionado. Bush precisa prestar esclarecimentos ao mundo inteiro. Não há mais espaços para o imperialismo.



A saída é simples. Dividir as funções econômicas e sociais entre o Estado e a Iniciativa Privada. Um não pode sobrepor-se ao outro. E o homem, vale dizer, o meio ambiente, a natureza, tem que ser prioridade em todos os projetos de desenvolvimento.



Esta não é a América que desejamos. “Não abro mão da América do Norte que está no coração de todos os homens livres, capaz de criar coisas como o jazz, a boa literatura e tudo o que expressa o país de Jefferson, Franklin, Lincoln, Roosevelt, Martin Luther King; de escritores como Hemingway, Dos Passos e Steinbeck; de poetas como Withman; de músicos como Gershwin, Telonius Monk, Count Basie e todos os grandes blueseiros e jazzistas do Norte que traz gravadas na estátua da liberdade as palavras de Emma Lazarus: “Venham a mim os exaustos, os pobres, as massas confusas, ansiando por respirar a liberdade”. ((Frtitz Utzeri, JB, 23 de março).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui