Usina de Letras
Usina de Letras
266 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->orientação ética para laudos a serem usados no judiciário -- 01/03/2004 - 05:18 (Elane Tomich) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Observação:Para presevar a identidade dos clientes,nem as iniciais correspondem aos seus nomes verdadeiros e dois casos muito parecidos foram juntados em um só, para efeito de exemplificação

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Eu, Elane Tomich Buchmann, fui procurada para prestar serviços de avaliação psicológica pela senhora Maria R. B. L. na data de 1O./02/2002, que trazia seus netos M. P. B. de 7 anos nascido em 18/11/1992 e M.H. B. Lima de 4 anos nascido em 27/06/1997.

· Queixa Principal: Na primeira entrevista feita com a avó paterna a senhora M.R.B.L. relatou que o menor M.H.B.L. de 4 anos então, passando férias com o pai M.T.L, divorciado da esposa, residente na comarca de Nanuque, vinha apresentando um comportamento agressivo socialmente e sexualmente inadequado. Investigado o significado do termo “ inadequado “ este foi especificado nos termos que relatam os fatos seguintes: O menor M.H.B.L. vinha praticando atos de felação com crianças da casa, primos, amigos e outras práticas sexuais inclusive anais, diversas vezes ao dia, seguidas de mutismo e agressividade. Preocupado, o pai da criança pediu a mãe que levasse a uma psicóloga., por estar ocupado em trabalho naquele dia.

· Procedimento: Foi feita a anamnese completa da criança com todos os membros da família presentes, avó paterna, avô paterno, Derino Brasileiro de Lima e pai da criança M.B.L, levantando todo histórico de vida em sessões diferentes em três dias consecutivos. A criança também foi entrevistada na forma técnica que preserva sua dignidade e cuidados com a saúde mental atual e posterior evitando para tal pressões de perguntas diretas e usando como procedimento, técnicas de de ludoterapia.
A criança foi também submetida a uma bateria de testes completa, desde avaliação neurológica e psicomotora até os testes mais atuais de personalidade, chamados projetivos , avaliadores de emoção.
O vínculo com a psicóloga foi estabelecido de forma natural e confiante a partir da 2A. sessão.

· Resultado e hipóteses diagnósticas: Relato de molestamento sexual da criança por adulto (parente) residente na casa materna. Confirmação da criança de assistir filme pornográfico na companhia do adulto citado, na interpretação em ludoterapia. A criança descreve claramente um ato de felação entre dois bonecos, a partir disto, levanta-se a grande hipótese de abuso sexual e nos testes projetivos, especialmente HTP e CAT. O menor apresenta no momento, traços de cerceamento emocional, tendência a retraimento , sentimentos de vazio e energia reduzida, medo e insegurança e tendência a introversão.
Segundo a psicóloga D. S. Campos o “ Teste do Desenho Como Instrumento de Avaliação de Personalidade “ os traços angulosos e imprecisos aparece várias vezes nos testes do menor M.H.B.L. demonstrando:

· Angulosidade – Tendência à introversão, ao isolamento. Aparecendo em figura com reforço no contorno e negrito juntos, indica rejeição à figura humana. Trata-se de conflito grave, encontrado em casos de crianças violentadas, quando menores, etc. São problemas gravíssimos.

· Falta de simetria – Insegurança emocional.


· Simetria bilateral – Rigidez – Sistema obsessivo compulsivo de controle emocional, e que pode ser expresso por repressão e super intelectualização. Também pode indicar depressão.


PROGNÓSTICO

Estudos recentes e observações clínicas levantam a hipótese de que a criança submetida a violência, física, sexual e moral, tem possibilidades maiores de apresentar na adolescência comportamentos compulsivos, que virão diminuir a ansiedade e que vão de tiques-nervosos e pequenos furtos até outros comportamentos imprevisíveis.
A mentira também aparece com freqüência visando criar um mundo “escondido e protetor” dentro do simbolismo do pré-adolescente e do adolescente.


ENCAMINHAMENTO

Acompanhamento psicológico para a criança, orientação terapêutica familiar, pois não é a criança apenas neste momento que apresenta os problemas, mas os vínculos circundantes estabelecidos.
Evitar pressões que chamem atenção sobre os fatos relatados, perguntas e castigos, especialmente corporais.
O ambiente deve ser tranqüilo e natural, no âmbito familiar em acompanhamento também pedagógico para a criança.


OBSERVAÇÕES

Tomadas as medidas preventivas e terapêuticas necessárias, as hipóteses levantadas podem ser evitadas em sua concretização.



0XX 33 3521 3875
E-MAIL: elanetomich@globo.com
______________________________




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui