Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A China e o Tibete -- 12/04/2008 - 07:46 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A China e o Tibete

É impressionante como o império chinês é capaz de surpreender o resto do planeta com suas atitudes ousadas como a última que fez contra o Tibete. Em pleno século XXI, mais uma barbárie é cometida contra a cultura milenar tibetana, incluindo nesta a maior delas, a própria liberdade de expressão desse povo. O resto do planeta se acordou vagaroso demais contra essa ação hedionda. Até quando a China vai ousar com essa magnitude? Seria interessantíssimo que os atletas livres se dispusessem a realizar um grande boicote às olimpíadas de Pequim. Seria muito bom mesmo.
A liberdade na China é uma mercadoria sem qualquer valor. O governo dá e toma sem considerar o indevido. É próprio das tiranias. O mundo necessita abrir seus olhos para esse dragão que já cruzou as raias do intolerável. Boicotar a compra de produtos chineses é mandatório. Esses produtos são em quase sua totalidade produzidos por mão de obra escrava. Comprá-los é alimentar a economia chinesa e, portanto, seu regime perverso. Eles precisam aprender que a liberdade dos chineses é um bem imexível. Continuarem desse modo é atestarem que não exigem respeito do resto da humanidade.
O inferno que vivem os tibetanos é responsabilidade de todos nós. Fazermos algo em prol deles é imperioso. Não devemos tolerar essa arrogància maligna do governo comunista chinês que, como um dragão ensandecido, se arvora de dono da liberdade do seu povo. E parece uma brincadeira de mau gosto o que vemos nas ruas do Tibete. O Dalai-Lama tem demonstrado para todos que é dono de uma humildade sem par. Este líder religioso tem representado com mestria seu comportamento sacrossanto. É admirável o seu zelo pela paz e pelo amor entre os povos.
Destruir o budismo tibetano é retroceder culturalmente no tempo. A China não representa para o resto do planeta qualquer subsídio moral e religioso que justifique uma ação nefasta como a que realizou nos últimos dias contra o povo tibetano. Seu exemplo tem sido negativo demais. Um país-continente, sem possuir sequer as terras necessárias para alimentar seu povo, não pode se dar ao luxo de cometer pecados tão grandes. Exige-se do governo chinês a humildade apresentada naturalmente pelos tibetanos.
Estejamos todos atentos e operantes. A China precisa entender que não é senhora absoluta de seu povo, mas sim que representa os seus mais legítimos interesses, inclusive neles, seu bem maior, a liberdade. O governo chinês deve despir-se de sua arrogància irritante diante de todo o resto dos povos e cuidar de zelar mais pelos passos livres dos chineses. Dê o exemplo maior que na China habita também a liberdade, coisa que até hoje não nos foi mostrada. Viva o Tibete e nossos pêsames a esse governo chinês opressor!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui