Usina de Letras
Usina de Letras
262 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->A ESQUINA DA CIDADANIA -- 01/03/2004 - 04:59 (Elane Tomich) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A ESQUINA DA CIDADANIA

UM ENCONTRO INSTITUCIONAL ENTRE SAÚDE E TRABALHO, NO DER DE TEÓFILO OTONI

TIPO DE TRABALHO: RH:
PREPARAÇÃO PARA EDUCAÇÃO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS SERVIDORES, ABRANGENDO MUITAS FACETAS INSTITUCIONAIS E PESSOAIS.












Autor: Elane Tomich Buchmann
Equipe de apoio: Carlos Esteves, médico, Nádia Fernandes, enfermeira.

Introdução

O DER é uma instituição de grande porte para a cidade de Teófilo Otoni, com população média de 130 mil habitantes, cidade pólo no limite dos vales do Mucuri e Jequitinhonha, atendendo em termos de saúde, educação e mercado, pequenas cidades circundantes. Os problemas desta região são bastante conhecidos nacionalmente, por ser também pólo de grande concentração de renda e exclusão social.
A cidade tem características conservadoras, uma economia de extrativismo de pedras semi preciosas,e produção de leite. O extrativismo contribui para o empobrecimento da região, que passa neste momento por uma transição da economia baseada até então na pecuária, com uma tendência atual para uma predominância na agricultura.
Desde o início da atuação do Nif 07, sentimos o profundo desafio da necessidade de adaptações das contradições entre teoria e prática e de profundas revisões metodológicas, que configuram-se na tomada de decisões cotidianas diante de fatos novos, quando tentamos ajustar a criação de novas práticas de saúde aos pressupostos epistemológicos do programa do IPSEMG Família.
A nosso favor estava a crescente e surpreendente mudança de avaliação positiva da opinião pública, em relação ao programa iniciado num contexto de descrédito dentro da sociedade. Além disso, somávamos dois anos de experiência no IPSEMG Família, reunindo em nossa bagagem ajustes entre as especialidades da equipe e a necessidade, não apenas de somarmos conhecimentos, mas de sintetizá-los num novo conceito de saúde. Lutamos e aprendemos na base de ensaios e erros, tendo de vencer nossos próprios preconceitos e os estigmas que carregam a saúde pública na nação em geral.
Decidimos então abraçar uma instituição e tentar de forma global, dentro dos limites da nossa realidade, avaliar e trabalhar com os muitos fatores que hoje definem um conceito de saúde mais novo e abrangente.

Desenvolvimento

A nossa ação institucional foi definida pelos seguintes motivos:
1 – A Instituição do trabalho é o local onde o indivíduo passa a maior parte do seu tempo e segundo os novos conceitos de saúde da OMS destacam-se o bem estar geral, físico e psicológico, o lazer, a diminuição de stress no local de trabalho, a compreensão do produto do seu trabalho dentro da globalidade da empresa, tão importantes quanto o conceito restrito à saúde do organismo físico.
Ressaltamos que o saber-se integrante de um grupo de referência é um dos grandes motivadores do crescimento da auto-estima que nada mais é que uma identidade fortalecida em seus múltiplos aspectos, inclusive aqueles que fazem o indivíduo tomar as rédeas da sua vida, desenvolvendo em si o mais amplo conceito de cidadania: Integração entre saúde física, equilíbrio psicológico e decorrente auto-confiança em tomadas de decisões pessoais e sociais.
2 – A saúde pública não pode significar apenas uma despesa inevitável, mas um investimento bastante rentável para a nação, resultantes dos benefícios e produtividade do cidadão saudável do futuro.
3 – A comunidade de servidores do DER contém uma população grande comparada com outras instituições regionais e esse usuário do IPSEMG Família possui características bastante peculiares: São em média 184 servidores na ativa, mais de 100 aposentados, a maioria do sexo masculino, numa faixa etária entre 35 e 55 anos, sendo a maioria de padrão sócio-econômico baixo.
4 – A partir da análise qualitativa da ficha saúde, constatamos algumas demandas de emergência: Hipertensão, pouco ou quase nenhum contato com o serviço público de saúde preventiva, problemas de coluna devido ao trabalho de manutenção nas estradas rodoviárias, além de um nível aproximado de 25 % de alcoolismo, com algumas tendências à patologias comportamentais e de personalidade.

Metodologia

Diversificada, englobando vários procedimentos descritos nas ações que se seguem:
1 – Aplicação da ficha saúde;
2 – Screening e controle de hipertensão arterial;
3 – Screening de diagnóstico de diabete;
4 – Campanha de massa de vacinação, que devido a enchente de fevereiro destruiu grande parte da cidade fazendo surgir vários tipos de epidemias e ressaltando as doenças endêmicas. Foi feita uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que forneceu as vacinas, sendo a situação considerada de calamidade pública, seguimos a proposta feita pela direção do IPSEMG em Belo Horizonte. Os resultados foram muito bons, pois além dos objetivos imediatos alcançados na área de prevenção de saúde, houve o fortalecimento da credibilidade do programa IPSEMG Família. As vacinas aplicadas foram: Anti-tetânica, Dupla (d+) – Difteria e Tétano, Tríplice Viral (Rubéola, Caxumba, Sarampo), Anti-Amarílica (Febre Amarela), Influenza.
5 – Grupos operativos de sensibilização para a preparação de exames preventivos de câncer prostático, com o objetivo de reduzir o preconceito masculino relativo a este exame.
6 – Exame clínico prostático (toque retal), mais o exame laboratorial (PSA);
7 – Após análise dos resultados do exames realizados foram encaminhados aqueles considerados de risco para propedêutica e tratamento para servidoras do DER;
8 – Exames de prevenção de câncer de colo de útero e de mama nas servidoras do DER e companheiras dos funcionários.
9 – Grupo operativo ‘Qualidade de Vida’ com os aposentados daquela instituição com o objetivo de preparar a continuidade do programa iniciada com os servidores da ativa;
10 – Participação do NIF 07 nas festas de confraternização, festas natalinas e juninas, reunindo diretoria e todos os servidores da instituição. Naquelas ocasiões, foram feitas dinâmicas de grupo de facilitação de relacionamentos interpessoais.
11 – Projeto de novos grupos operativos com os objetivos acima descritos;
12 – Projeto de screening de saúde bucal, já agendado para agosto deste ano.
13 – Acolhimento psicológico.e pedagógico a todos, especialmente filhos dos servidores. Alfabetização de adulto e grupo teatral, dentro do DER
14 – Levantamento pela assistência social das relações familiares e padrão de vida das famílias dos servidores que apresentavam esta demanda, para encaminhamentos diversos.
15 – Programa de prevenção do alcoolismo em parceria com o AA que deverá agendar ainda este mês a sua primeira reunião dentro do espaço do DER.


Resultados Obtidos

Além do processo de melhoria da auto-estima, satisfação com a instituição e ações múltiplas de intervenção do NIF 07 na área psico social , os resultados resumidos na área de saúde física são o seguinte:
Foram vacinados 167 servidores contra febre amarela, d+ (Dupla adulto, Difteria mais Tétano), Dupla viral e Influenza.
Screening de Hipertensão verificado a PA de 105 servidores sendo detectados 54 casos de hipertensão ou seja, 51,4 % do total. Destes 30 (trinta), fazem uso regular de medicação com controle médico, isto é, 55 %hipertensos e 24 (vinte e quatro) ,ou seja 45 % dos hipertensos não faziam qualquer controle médico ou usavam medicação de forma irregular. Uma grande maioria não sabia que eram hipertensos.
Screening de Diabete foram atendidos 109 servidores até agora, tendo sido encontrados 5 (cinco) casos de diabete já com medicação e controle.
Resultados dos Exames Clínicos – Também foram atendidos 109 servidores, com uma constatação de próstata em nível inicial, e uma suspeita do mesmo, cujo exame foi encaminhado para o IPSEMG de Belo Horizonte.


Avaliação

Avaliamos nosso trabalho no DER de Teófilo Otoni, como o de melhor qualidade feito pela equipe. Pela integração desta, pela sua abrangência, e principalmente pelo seu caráter inovador na reciclagem dos nossos conhecimentos teóricos a partir da necessidade de criação de novas práticas, que a realidade nos impôs.
Estamos alcançando resultados bastante positivos no atendimento da saúde física e psico-social do servidor, onde de mãos dadas estiveram neste processo, saúde ambiente de trabalho, parceria do NIF 07 com a diretoria da empresa atingindo o nosso objetivo principal. União no ambiente de trabalho, crescimento da auto-estima do usuário, fortalecimento dos fatores onde a identidade de cada um encontra-se com a identidade coletiva resgatando o verdadeiro significado linguístico do conceito de cidadania.

Bibliografia

Basaglia, Franco – A Intituição Negada, RJ, Edições Graal, 1985.
Szasz, Thomas S. – Ideologia e Doença Mental, RJ, Zahar Editores, 1970.
Albigenor & Militão – S.O.S. Dinâmica de Grupo, RJ, QualityMark, 1999.
Afonso, Lúcia – Oficina de Dinâmica em Grupo, BH, Ed. C. Social, 2002.
Grupo Gestor : Apostilas e Manuais, BH, 2000.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui