Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A MAGIA DOS HORÓSCOPOS -- 23/03/2003 - 17:25 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A MAGIA DOS HORÓSCOPOS







Imersos numa sociedade de consumo, cheia de contradições e problemas sem resoluções, sempre é necessário recorrer a algum tipo de ajuda que nos traga um maior conforto em nossa vida diária. Muitas vezes consultamos aqueles amigos conselheiros que sempre dizem a palavra justa ou a solução perfeita; também o psicólogo em diversas oportunidades é sujeito aos pedidos de conforto, mas, aqui no Brasil, a busca do bruxo, do jogador de búzios, da cartomante, do horóscopo, é coisa tão cotidiana e conhecida como a alta do dólar.



Acreditando de uma maneira quase absoluta que aquela pessoa que realiza nosso horóscopo sabe mais de nós que nós mesmos, nos entregamos cegamente à vontade de algumas folhas de papel, tratando de fazer tudo se encaixar da melhor maneira, como as crianças fazem. E é aí que começa o problema. Em primeiro lugar, vivemos escravos do que dizem os horóscopos e, a partir disso, descobrimos que existe uma vida diferente: a que nós mesmos podemos construir desde o horóscopo até nós. E o que significa isso? Nada mais nada menos que deixar de sermos construtores de nossa vida para sermos o que diz algumas relações astrais amalgamadas com complicados cálculos matemáticos, para fazer mais difícil nossa compreensão.



Vejamos um exemplo. A senhora Luíza, antes de realizar um negócio com a sua vizinha, foi consultar um astrólogo. Este, depois de realizar suas tarefas “científicas”, diz para a senhora Luíza: “Não é tempo de nenhum tipo de negócio. Você está passando por circunstâncias que a levarão à perda de dinheiro, espere um tempinho. É melhor não ir contra as leis astrais, pois elas possuem o controle de tudo o que acontece no universo...”



Depois destas palavras, ditas com a segurança e a firmeza de um juiz, Luíza foi embora muito contente, pois sabia que o melhor para ela era aquilo que o horóscopo dizia. Luíza não realizou o negócio e nunca pôde saber se era verdade o que a consulta lhe havia revelado. Nunca tomou consciência de que sua escolha não foi livre. Vivia a experiência mais antiga e importante de todos os tempos: a crença cega. Lamentavelmente Luíza acreditou mais no horóscopo que em sua própria capacidade.



Cristo em seu Evangelho nos dizia que a fé remove montanhas, mas, hoje em dia, podemos dizer que a crença nos horóscopos inventa futuros. Logicamente há uma grande diferença entre a fé em Deus e a crença em feitos humanos. A primeira nos permite chegar àquela vida livre que Deus nos tem preparado. Em contrapartida, a segunda nos leva a um fim dos caminhos, pelos quais nossa vida perambula sem sentido, separando sempre a sentença do horóscopo, para apaziguar nossa angústia, provocada pelo desconhecido futuro.



Dizíamos que basta acreditar fortemente em algo para que modificações profundas ocorram, desde a destruição total da vida até conseguir os melhores benefícios e oportunidades que esta mesma vida oferece. É o que ocorre com o horóscopo. Portanto, não há poder nele, mas na pessoa que nele acredita. Pelo simples fato de nele acreditar, sua mente começará a trabalhar para conseguir o que se crê, por exemplo, que “hoje será um dia propício para se apaixonar por alguém”.



Nossa mente é como um computador que executa as ordens que lhe damos. Pense que você vai ter um desgosto, condicione-se acredite nisso e verá o desgosto acontecer em algum momento do dia, por arte de magia, e você nem sequer precisa consultar o seu horóscopo do dia. Não é fácil?







Por Luiz Roberto Turatti, aluno do Centro Latino-Americano de Parapsicologia, CLAP (www.clap.org.br), dirigido pelo Prof. Dr. Padre Oscar González-Quevedo, S.J.







Esse artigo já foi publicado em:

- “Tribuna do Povo”, Araras/SP (Brasil), sábado, 9/4/1994;

- “Opinião Jornal”, Araras/SP (Brasil), sexta-feira, 10/10/1997;

- “Anais de Nossa Sra. do Sagrado Coração”, São Paulo/SP (Brasil), agosto/2000;

- “O Desafio”, São Paulo/SP (Brasil), outubro/2000;

- “Salve Maria”, Itu/SP (Brasil), janeiro/2002;

- http://agnusdei.cjb.net (Apologética), 22/1/2001;

- http://sites.uol.com.br/agnus.dei.2002/apolog.htm.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui