Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->COMO SE FAZEM "MILAGRES" -- 23/03/2003 - 17:14 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COMO SE FAZEM “MILAGRES”







O curandeirismo tem sido muito bem estudado durante séculos! O curandeirismo constitui uma praga daninha de enorme repercussão social, inclusive nas nações desenvolvidas.



Comprovou o Dr. Rose, excelente parapsicólogo que, como é de praxe dos curandeiros, Mr. Edwards, o mais famoso curandeiro inglês, não cobra. É o “paciente mesmo que voluntariamente pode depositar o que julga oportuno”, precisamente após a sugestionadora sessão de “cura”.



Outros curandeiros não admitem remuneração nenhuma pela sua “imensa atividade”. O problema se resolve melhor nesses casos por convênios... Raras vezes o curandeiro é – ele próprio – um ingênuo instrumento enriquecedor de outros muitos satélites ao seu redor. Trata-se de uma enorme máquina propagandística. Os grandes curandeiros e seus propagandistas estão vinculados e exigem porcentagem da enorme rede de hotéis, empresas de viagens, laboratórios, farmácias, representantes... Não é preciso, nem conveniente, que o curandeiro cobre diretamente dos pacientes...



Exemplo de regra geral: Arigó, o mais famoso curandeiro brasileiro, não cobrava. Arigó, que se apregoava pobre, deixou ao morrer, em dinheiro, a enorme quantia de quase 1 milhão de dólares em bancos e ações, segundo consta de inventário entregue ao juiz de Direito de Congonhas (MG), prof. Sálvio Teixeira de Figueiredo. Sem contar a fortuna em gado, em fazendas...



Além disso, deve-se levar em conta que o maior hotel da cidade, o Hotel Freitas, ao lado do centro Espírita Jesus Nazareno, dirigido por Arigó, estava em nome de seu irmão Walter. Do cunhado Betinho, isto é, de sua irmã, é a Farmácia São José, localizada em frente ao centro espírita. A outra farmácia da cidade, Farmácia Brasília, também pertence à pessoa da família. Um dos irmãos de Arigó era proprietário de uma bem montada loja de “souvenirs”, lucrando grandemente com as multidões que Arigó atraía a cidade. Muitas fazendas e casas estão em nome dos irmãos e membros da família. “Os Freitas são hoje donos de um terço da área rural de Congonhas... no solo rico de minérios... Arigó possuía, ainda, duas fazendas em Conselheiro Lafaiete”.



Não se deixe explorar pelos curandeiros: são inescrupulosos e semeiam a alienação.



Os propagandistas do curandeirismo invocam analogia com os santuários católicos, Lourdes, por exemplo, ou Aparecida... É muito diferente: Nossa Senhora Aparecida não promete sensacionais e contínuas curas; ao contrário dos curandeiros, que nada podem. Ela às vezes alcança de Deus milagres verdadeiros.







Por Luiz Roberto Turatti, aluno do Centro Latino-Americano de Parapsicologia, CLAP (www.clap.org.br), dirigido pelo Prof. Dr. Padre Oscar González-Quevedo, S.J.







Esse artigo já foi publicado em:

- “Tribuna do Povo”, Araras/SP (Brasil), sábado, 19/11/1994;

- “Jornal de Parapsicologia”, Braga (Portugal), abril/1996;

- “Opinião Jornal”, Araras/SP (Brasil), sábado, 15/11/1997.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui