Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A VERDADE SOBRE A PIROGÊNESE -- 23/03/2003 - 17:07 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






A VERDADE SOBRE A PIROGÊNESE



O fenômeno de exteriorização e transformação da energia corporal (telergia) produzindo calor até arder chama-se pirogênese, em Parapsicologia. Do grego pirós = fogo, gênesis = produção.



Todos os fenômenos parapsicológicos de efeitos físicos são realizados sempre a menos de 50 metros de distância de uma pessoa viva. A mais de 50 metros aposentam-se todos os espíritos dos mortos, demônios, exus etc. Nada a ver com eles. É fenômeno humano. É sintoma de um problema psicológico, geralmente inconsciente (psicorragia, por analogia com hemorragia).



Às vezes, para o observador não especialista pode ser difícil desvendar os motivos expressos pelo inconsciente.



Dona F.P.P., 30 anos, sofria porque o esposo “estava trocando-a pelos negócios. Ao menos deveria voltar para casa nos fins de semana”. Aquela noite, sexta-feira, começava mais um fim de semana, e o marido ausente...



Dona F. é perfeccionista. Sua casa parece uma tacinha de prata: sempre tinindo de limpa, tudo bem arrumado. Precisamente por isso sofria, porque seu único filhinho, então de 3 anos, ainda continuava molhando a cama. E o cheiro... Naquela sexta-feira, já de manhã, dona F. estava uma pilha de nervos.



A empregada pusera o colchão do menino no quintal, ao sol. Dona F. foi fazer o almoço. Fogo, óleo... “Bem que Fulvinho mereceria uma palmada no bumbum”.



Quando a empregada foi revirar o colchão, deu um grito, apavorada. Acudiu dona F. O colchão estava manchado de óleo, houve fogo no centro, onde deveria estar a mancha provocada pela enurese de Fulvinho. E o fogo deixara perfeitamente marcada a palma da mão, exatamente a forma e as medidas da mão de dona F. Colocou a mão na marca. Não manifestou medo nenhum, contrastando com o pânico da empregada.









O muro era altíssimo, ninguém poderia ter entrado e muito menos sem ser visto, porque as duas mulheres estavam na cozinha: a porta aberta e a janela dão ao pequeno quintal. As duas mulheres, diríamos, que se vigiavam mutuamente...



Logo visitas, amigos, vizinhos, curiosos: “Foi um espírito!” “É alma penada!” A empregada identificou: “É fulano de tal, que jurou acabar comigo com macumbarias”.



Alguém acudiu ao Clap. E o Clap enviou uma pesquisadora para comprovar os fatos e transmitir a explicação.



Dona F., sozinha, não compreenderia nem aceitaria nunca suas próprias ações inconscientes: irritação, como o fogo que acabava de acender. Mas não pode bater no marido. E Fulvinho? O óleo que estava usando também cheirava, mas o cheiro logo desaparecia ao fogo; por que não sumia o cheiro do colchão? Conscientemente não podia admitir o desejo de descarregar toda sua irritação com uma palmada no bumbum da criança; nunca!



E o inconsciente exteriorizou tudo: fogo, óleo e palmada... no colchão!



Conserva-se este colchão no museu do Clap.



LUIZ ROBERTO TURATTI.



________________________________________



“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui