Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Façam Suas Apostas -- 20/07/2005 - 11:42 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

DEU ZEBRA NA JOGADA
(Por Domingos Oliveira Medeiros)

O PT nasceu com os pés no chão. Fortes e firmes como os do avestruz. E um sonho de asas vermelhas: chegar ao cume do poder, voando alto como a águia. Fiel e amigo como o cachorro. Ético e avesso à infidelidade que rasteja no chão, traiçoeira, como a cobra.

E o PT cresceu e ficou grande como o elefante. Trabalhou muito, como o burro; e, finalmente, chegou lá.

E logo foi tirando o coelho da cartola. Promessas e mais promessas. Metáforas e aforismos. Papo de peru. Imitando, como macaco, o seu antecessor. Até a tabela do leão ficou do mesmo jeito: sem correção. E as imitações não pararam por aí.

Muitas viagens pelo mundo inteiro. Do Oriente, dos camelos, ao continente africano, dos tigres.

E começaram os sintomas da síndrome do pavão: suas lideranças ficaram vaidosas e indiferentes para com o povo que as elegeram.

Até que, numa sexta-feira treze, resolveram cantar de galo, em grande estilo, para comemorar o aniversário de fundação do partido. Mas era dia de gato preto. E eles caíram do cavalo. Vinte e quatro anos jogados na lama dos porcos. Vinte e quatro. Coincidência ou não, apareceu o bicho que faltava, o Waldomiro. O amigo urso que levou a vaca pro brejo. Deu zebra na jogada.

E o partido que era forte como um touro, virou um carneiro: manso, tímido e calado. Irreconhecível.

Não bastasse tantos males, vieram as malas. E as “malas”. E os malotes. E os Correios. E as denúncias. E as agendas. E os hábeas corpus. E os escândalos se multiplicaram. Envoltos em mentiras es estratégias mirabolantes de defesa de um partido político, até então, intocável em termos de ética e de moralidade. Carecas e cuecas foram desvendadas. Milhares e milhões de reais e de dólares.

CPIs, para desgosto de muitos, foram criadas. Exército de combatentes da corrupção entraram em campo. Polícia Federal, Corregedoria Geral da União, Tribunal de Contas, .Ministério Público, Documentos apreendidos. Notas Fiscais esquentadas, literalmente, pelo fogo conivente da queima de arquivo. Depoimentos alterados. Mentira renovada. O tiro saindo pela culatra. O presidente diz na França, para uma desconhecida jornalista, que no Brasil é comum o crime eleitoral conhecido como “Caixa Dois” . Coincidência ou mais iuma tentativa de trocar o crime de quadrilha e de sonegação fiscal, pelo crime eleitoral. Que é manso e pacífico. Afinal, nem todos são iguais perante a lei. Há os que têm fórum privilegiado. E nós, o eleitorado? E o pobre do aposentado? Que teve seu bolso garfado, pela segunda vez, para pagar o rombo da Previdência. Que continua seno fraudada pelos larápios de plantão. Pelos sonegadores e, tudo indica, pela quadrilha do Mensalão. Que ainda têm a coragem de falar em reeleição. E todos em uníssono: o presidente não sabe de nada não. Apesar de ter fundado o PT,e militado durante mais de vinte anos, com os mesmos companheiros que estão, hoje, com seus nomes estampados nas páginas dos jornais. .Mas a culpa é de, apenas, um ou dois dirigente, se tanto. Que Partido é este? Que não respeita a maioria de seus integrantes e militantes capazes e honestos? Só o tempo dirá. O Brasil como disse o nosso presidente, realmente não merecia isso.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui