Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62268 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O SANTO VIVO BRASILEIRO -- 30/03/2008 - 20:01 (Roberto Afonso ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O SANTO VIVO BRASILEIRO

PRIMEIRO ATO

A EUFORIA


O fato aconteceu sem que ninguém percebesse.
Quando para surpresa geral da Nação Brasileira, o que era impensável começou a tomar corpo, com possibilidades de ser tornar real.
O BRASIL PODERIA FINALMENTE TER O SEU PRIMEIRO SANTO VIVO.
A pergunta que o povo brasileiro fazia, era como isso foi possível, notava-se nos templos católicos de todo o País, que durante as missas, as homilias tratavam, só deste assunto.
Os padres na sua maioria, com raras exceções, atropelavam a liturgia da missa.
Houve um caso interessante em uma pequena igreja no Ceará, que se repetiu em milhares de igrejas católicas do Brasil, onde o padre bem no momento da consagração da Eucaristia, em vez de usar as palavras "ESTE É O MEU SANGUE QUE SERÁ..." Usou estas "QUE O SANTO VIVO DESTA DÉCADA SEJA O BRASILEIRO". Ao que as pessoas que assistiam à missa, responderam do fundo de seus corações AMÉM.
Se apenas este fato tivesse ocorrido nesta missa: A liturgia foi para o espaço e sem delongas, o padre interrompeu a consagração da Eucaristia, deixando as hóstias esquecidas sobre o altar, e passou a falar do possível primeiro e talvez o único nos próximos quinhentos anos santo vivo do Brasil.
A mídia em geral só se ocupava deste assunto.
Fatos como a violência, a corrupção, as drogas, o mercado financeiro, a guerra do Iraque, o preço do petróleo que atingiu a marca de duzentos e cinquenta dólares e um centavo o barril, deixaram de ser destaque.
A mídia brasileira só focava a possibilidade de um brasileiro se tornar o santo vivo da década da Igreja Católica.
Então nessa altura dos fatos, existia um cidadão brasileiro, e que não era padre, com reais possibilidades de se tornar um SANTO DA IGREJA CATÓLICA.
E o que é melhor, um SANTO VIVO, porque santo morto é santo morto, mas já santo vivo é outra história.
Não são muitos os santos vivos da Igreja Católica. Pode-se contar nos dedos de uma mão o seu número.
E todos esses santos vivos são de países desenvolvidos. Nunca houve na história de dois mil e poucos anos da Igreja Católica, um santo vivo de país em desenvolvimento, e muito menos de país subdesenvolvido.
Certa vez, perguntou ao Papa numa coletiva concedida a jornalistas de todo o mundo, qual a chance de Uganda na África, ter um santo vivo.
O Papa foi taxativo:- NEM MORTO, QUANTO MAIS, VIVO.
Portanto não cabe aqui nenhum tipo de crítica a atuação da mídia brasileira sobre o assunto.
Por que santo brasileiro não acontece nunca. No máximo, um ou dois beatos mortos e olhe lá.
Mas a possibilidade de um santo brasileiro e ainda por cima vivo, quer concordem ou não, é um fato relevante. Merece ser manchete diária na mídia escrita, falada e televisionada. Sem falar nos livros escritos em tempo recorde desde que a notícia tornou o fato real.
O escritor Antonio Lebre não deixou por menos e, em apenas cinco dias,
escreveu um livro de quatrocentos e trinta e duas folhas sobre este abençoado brasileiro, cujo título é: AS ENTRANHAS DO SANTO BRASILEIRO EM VIDA.
Antonio Lebre em entrevista concedida a programa de entrevista na TV cujo apresentador, perguntou sobre o título do livro, porque santo em vida e não santo vivo como a imprensa tratava o santo, Antonio Lebre respondeu. -Santo vivo soa pejorativo. Algo como santo esperto etc... Estas são as armadilhas de nossa língua, pois santo vivo que dizer muita coisa. E como não quero ser eu a desrespeitar o santo brasileiro, do qual, diga-se de passagem, já sou um ardoroso devoto, e estou liderando um grupo de pessoas para adquirirem fundos para a construção da futura Capela dedicada ao santo brasileiro em vida, santo em vida para mim soa respeitoso.
O apresentador comentou. -Mas uma Capela? Lebre você não acha que o nosso santo vivo merece algo maior, como por exemplo, uma igreja? Capela eu acho, sei lá...
-Calma capela foi maneira de falar. A campanha nem começou e para você ter uma idéia, um grande número de empresários de peso, estão contribuindo com grandes somas. Por exemplo, o Pedro de Moraes, já fez uma doação de vinte milhões de reais, e olha que ele disse ser esta a primeira de uma série de doações que ele pretende fazer.
O apresentador falou espantado e admirado: - Lebre então vai dar para construir uma senhora igreja!
-Igreja não. Tenho certeza absoluta que edificaremos uma monumental catedral em prol do santo vivo, desculpe santo em vida brasileiro. Eu não ficaria surpreso se esta catedral ficasse maior e mais bela que o vaticano.
Concluímos que toda produção de informação da mídia brasileira, é em favor do brasileiro candidato a santo vivo. Porém a mídia internacional segue o caminho contrário, principalmente à argentina que não consegue digerir o possível santo vivo brasileiro.
De toda a América do Sul o único país cuja mídia está apoiando o santo vivo brasileiro é a da Venezuela. Mas na verdade, o apoio é de seu Presidente Hugo Chaves, que solidário ao Brasil, ordenou a mídia venezuelana total apoio ao santo vivo brasileiro.

O SANTO VIVO BRASILEIRO

SEGUNDO ATO

COMO TUDO COMEÇOU

A jornalista investigativa e articulista de um grande jornal, Defuntina Campa de Souza, autora de inúmeras manchetes de primeira página do jornal, emplacou mais uma:
O POSSíVEL SANTO VIVO BRASILEIRO
BRASILEIRO PASSA PARA SEMIFINAL DE SANTO VIVO
No corpo da matéria a jornalista discorria como o brasileiro passara por todas as etapas do CURSO DE SANTO VIVO da Igreja Católica conseguindo chegar à etapa semifinal que é PRA SANTO VIVO SÓ FALTA O PAPA CONFIRMAR, onde apenas duas pessoas conseguiram chegar, o brasileiro e um francês. Dos dois um seria escolhido pelo Papa o santo vivo de dois mil e sete.
Fato este que se repetiria após dez anos, ou seja, só em dois mil e dezessete um novo santo vivo seria escolhido.
Nesta longa reportagem de quatro páginas a jornalista descrevia o caminho percorrido pelo brasileiro no curso de santo vivo até chegar à etapa semifinal.
Dava detalhes da vida do quase santo, local de nascimento, nome do pai, mãe, enfim, esmiuçou a vida do futuro santo, e lógico que também em primeira mão a foto do santo vivo.
Esta reportagem foi considerada no Brasil, a reportagem do século, recebendo diversos prêmios de jornalismo.

O SANTO VIVO BRASILEIRO
TERCEIRO ATO
A NAÇÃO BRASILEIRA EM ÊXTASE

-Santo vivo!
-É o santo vivo!
-Alcancei uma graça por intercessão do santo vivo! Santo vivo, o santo vivo só faz milagres.
Era santo pra cá, santo pra lá. -Você viu a última do santo vivo? E por aí a fora.
As redes de TV do Brasil disputavam à tapa a presença do santo vivo para a sua primeira aparição na tv. Valia tudo nessa briga de gente grande.
Enquanto as redes de TV, jornais, revistas e políticos corriam atrás do santo vivo, vinte e quatro horas por dia, uma coisa curiosa e grandiosa aconteceu.
Começou em uma pequena cidade do interior do Estado de São Paulo.
Por volta das quinze horas na Matriz de São Jorge, padroeiro desta cidade, o padre acordou sobressaltado de seu sagrado cochilo da tarde, com o grande alarido defronte a Matriz produzido pela multidão que gritava palavras de ordem.
-Fora com São Jorge! Basta de santo estrangeiro.
-A matriz pro santo vivo brasileiro.
-Queremos a matriz pro santo vivo brasileiro.
-Fora com São Jorge, e viva o santo vivo brasileiro.
-Queremos o santo vivo brasileiro, como padroeiro da cidade.
-Fora com São Jorge.
No meio do povo gritando, havia um grande número de torcedores do Curingão, e pela suas fisionomias, percebia-se certa dificuldade em gritar contra São Jorge, pois o referido santo é padroeiro do Timão.
Uma repórter no meio da multidão percebendo a situação desses torcedores, perguntou a um deles, se ele não se sentia mal de estar contra o santo padroeiro do Timão. Então ele respondeu.
-Sinceramente estou triste e chateado. Mas entre São Jorge que é estrangeiro e o santo vivo brasileiro, eu fico com o santo vivo brasileiro. E os gritos dele destacaram dos demais, pois ele começou a gritar.
-QUERO O SANTO VIVO BRASILEIRO TAMBÉM PARA PADROEIRO DO TIMÃO.
O padre ainda meio sonolento e assustado com o alarido do povo, ao chegar à porta da matriz, não teve dúvida, quando percebeu o que estava ocorrendo, gritou do alto da escadaria.
-Viva o santo vivo brasileiro.
E assim foi por longos quinze minutos: o povo gritando, e o padre regendo os gritos do povo.
Até que um cidadão gritou em alto e bom som.
-Vamos tirar São Jorge da matriz. Fora com São Jorge.
As pessoas começaram a adentrar na igreja em grande número, e como a massa de pessoas era muito grande a igreja ficou totalmente lotada, e uma grande parte do povo acabou ficando do lado de fora.
O cidadão que se encontrava aos pés da imagem de São Jorge no altar mor, não teve dúvidas, retirou a imagem com cavalo e tudo do altar, e com os braços erguidos acima da cabeça, passou-a para o próximo ao seu lado e assim foi executado pelo povo.
Para quem estava a um ponto de observação afastado, a visão que se tinha era de que, a imagem de São Jorge galopava com o seu cavalo em càmera lenta sobre o povo, do altar mor à porta de saída da matriz.
Após esse galope sobre o povo em direção à rua, o São Jorge e seu cavalo se tornaram mais dois sem teto.
Depois deste inusitado fato, a onda se espalhou, como um rastilho de pólvora pelo Brasil, não tinha como contar o número de santos e santas desalojados. Na verdade, despejados de suas capelas, igrejas e catedrais. Nem santo e santa de cemitério escaparam das ações de despejo.
A mídia brasileira continuava a martelar as vinte e quatro horas do dia o povo brasileiro com um único assunto: O SANTO VIVO BRASILEIRO.
Como era de se esperar, milhares de fiéis, que haviam abandonado a religião católica, trocando-a por outras religiões, começaram a retornar aos braços da mesma, para alegria do clero católico.
Um instituto de pesquisa divulgou pesquisa que apontava o retorno de fiéis para o seio da religião católica em 99% com margem de erro de 0,000001% só para cima.
Esta pesquisa colocou uma grande Rede de TV, que caminha rumo à liderança, em um dilema: se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.
O resultado desta pesquisa em outra Rede de TV era divulgado de três em três minutos, e o apresentador nem disfarçava o sorriso de escárnio e satisfação.
Em uma conversa de boteco de alguma cidade brasileira, um cidadão depois da oitava dose de pinga saiu com esta: - Porque não o santo vivo pra Presidente?
Todos os demais no recinto gritaram em coro.
- É isso ai, o santo vivo pra Presidente.
Essa frase por incrível que pareça, não demorou nem meia hora e já era proclamada no Brasil inteiro pelo povo, tamanho era o prestígio e fama do santo vivo brasileiro.
A Nação Brasileira vivia e respirava o santo vivo brasileiro, e já estava próximo o dia em que o Papa confirmaria o santo vivo da década, que tanto poderia ser o brasileiro como o francês.
Mas o povo brasileiro tinha fé, muito embora a lembrança de 1998, Copa do Mundo de Futebol, Zidane, França 3 x BRASIL 0, preocupava já que concorrente do brasileiro era um francês.
Bem que poderia ser um cidadão de qualquer outra nacionalidade, mas logo um francês? A Copa do Mundo de 1998 que queira quer não, pesava na fé dos brasileiros.
Mas não tem um ditado que diz que Deus é brasileiro? Sei não... Sei não...
Para dar uma injeção de ànimo no povo, as redes de TV passaram a apresentar testemunhos de pessoas que haviam alcançados milagres por intercessão do santo vivo brasileiro. (igual ao que estamos acostumados a ver nas TVs) e numa destas apresentações ao vivo, mereceu destaque o testemunho de um grande e famoso político de direita, que sofria de labirintite e toda vez que tinha uma crise caia para a esquerda, o que o deixava constrangido, servindo até de gozação pelos seus pares, e que após a graça alcançada passou a cair para a direita.
A mídia procurava acalmar o povo, afirmando exaustivamente que a Copa do Mundo de Futebol de 1998, nada tinha a ver com o santo vivo brasileiro, e socando goela abaixo do povo os milagres do santo vivo brasileiro.
Até que explodiu a notícia transmitida em rede de TV e Rádio.

-SENTIMOS INFORMAR À NAÇÃO BRASILEIRA, QUE EXATAMENTE ÀS DEZESSEIS HORAS E VINTE E OITO MINUTOS, PORTANTO HÁ APENAS DOIS MINUTOS, O NOSSO QUERIDO, AMADO E VENERADO, SANTO VIVO BRASILEIRO, MORREU EM UM ACIDENTE DE TRÂNSITO NA VIA DUTRA, A CAMINHO DO RIO DE JANEIRO, AONDE IRIA SE APRESENTAR AO VIVO, EM UM PROGRAMA DE TELEVISÃO.






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui